Quais são as áreas de conflito no relacionamento com seu cônjuge? Tubo de creme dental apertado incorretamente? Toalha no chão do banheiro? Tanque do carro vazio? Caixa de leite vazia na geladeira? Fôrma de gelo vazia? Coisas mínimas, como uma pequena faísca, podem ser a cauda de um grande incêncdio. Mas não é verdade que eventualmente todos nós nos envolvemos numa guerra por algo tão tolo e tão mesquinho?
O fato é que basta estar casado para alguém se dar conta de que todos têm algumas coisas que os enervam. Pois são exatamente essas coisas que têm o potencial de atrair conflitos para dentro do casamento. Parece tolice criar casos diante de coisas aparentemente tão insignificantes. Contudo são exatamente elas que invariavelmente abrem espaço para os conflitos.
À luz da realidade acima, quero encorajá-lo a considerar dez itens que poderão fazer uma grande diferença no seu relacionamento conjugal:
1. Não permita que coisas pequenas que provocam irritação em você se acumulem, a ponto de você explodir.
2. Se seu cônjuge não quer falar sobre um determinado assunto, tente marcar um horário – que não ultrapasse as 24 horas seguintes – para conversar especificamente sobre ele.
3. Saiba com clareza qual é realmente a questão e mantenha-se centrado no assunto.
4. Mantenha o assunto apenas entre vocês dois. Não envolva terceiros, como sogros ou o melhor amigo, ou amiga.
5. Não aplique golpes baixos.
6. Não traga à tona histórias do passado.
7. Observe sua linguagem.Certos termo – ainda que não ofensivos – podem causar feridas quando usados em tom sarcástico.
8. Ouçam um ao outro com o máximo de atenção. Isso inclui a linguagem do corpo. Olhem-se mutuamente, enquanto conversam.
9. Não se culpem nem se acusem – a si mesmos ou ao outro.
10. Esteja disposto tanto a pedir perdão como a perdoar.
“O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”
Romanos 12:9-10
Fonte: Gotas de Encorajamento – Nélio DaSilva
0 comentários:
Postar um comentário
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.
(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.
“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .