Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

7 de setembro de 2009

Porque esculaxar nossos pastores e lideres ?


Hoje recebi uma das melhores mensagens na minha caixa de e-mail. Bastou eu dizer no meu Blog que detesto a época de eleição e tenho suspeitas de pastores e lideres que se elegem.

 “Jeferson, você me dá nojo, você esculaxa nossos pastores e lideres e não permite nosso crescimento teológico. Aonde você quer chegar com isso ? ”.

Se tiver o minimo de coragem e bom senso vai perceber que não esculaxo e ver onde quero chegar: 

O Governo quer eleger o próximo presidente (ou próxima) e não pisca duas vezes antes de vender-se ao diabo. Os evangélicos querem povoar o céu e para isso precisam de dinheiro, muito dinheiro. Urge construir megas catedrais, comprar redes de televisão, jatinhos e helicópteros. Não seria possível estabelecer o reino de Deus sem montar filial em Miami. Para valer o discurso esfarrapado da “unção” divina, é preciso mostrar produtividade.

Ninguém se elege no Brasil sem beijar a mão nojenta de caudilhos que se emporcalharam na corrupção. A grana que financia megalomanias evangélicas não cai do céu, como o maná dos tempos de Moisés. Então, que os escrúpulos vão às favas!

A roda tem que girar, e para isso igrejas desputam a tapa o horário nobre. É o vale tudo tupiniquim que fez Rui Barbosa afirmar que “de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.


Responda, antes que se multipliquem os conselhos piedosos do tipo “não se deve desistir”, “a esperança é a última que morre”, “Deus está no controle”, “isso é só para os que crêem” , “blábláblá”. 
Quantos ladrões de colarinho branco foram presos nos últimos vinte anos? Quantas denúncias de corrupção acabaram arquivadas na Câmara dos Deputados e no Senado?  Quantas igrejas se esvaziaram depois que seus líderes foram sentenciados por crime? 

“Denuncismo”, grita o Presidente com a língua (e o rabo) presa.

“Satanás”, vocifera o pastor engravatado de cima do púlpito.

Não, não sou pessimista, apenas realista. Se conseguirem repatriar o dinheiro da merenda escolar depositado no Paraíso Fiscal, voltará apenas uma fração. Se provarem que houve extorsão e lavagem de dinheiro na igreja-empresa, nada acontecerá com o apóstolo ou bispo. O presidente manterá seus altíssimos índices de popularidade. A igreja vai convocar uma vigília de oração para amarrar o diabo, que será um sucesso.

Prefiro ainda ser chamado de nojento a deixar de pregar e verdade. E por falar em nojento, gosto mais dos textos do meu coordenador do curso de História do que do televangelista de voz aveludada que promete o que não pode cumprir:

Professor Paulo Assunção: “ Só haverá milagres quando o povo aprender a dissernir qual a sultil diferença entre servir a Deus e ganhar dinheiro dentro do Templo  que é Santo”.

Related Posts:

  • “Digo: você está curado, em nome de Jesus” “Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: O Reino de Deus está próximo de vocês.” (Lucas 10:9) Nesse pequeno versiculo, numa exegese simples, consigo extrair a seguinte lição: Está escrito: “Curem os doentes que ali… Read More
  • Demônio que nada, pura frescura. Como assim ? Concordo com meu coordenador do curso de História em dizer – “ Não se ora nem jejua mais antes de escolher um lider, para muitos basta ele ter cabelo espetado e pinta de playboy”. Nesse ultimo Domingo, um jovem me procu… Read More
  • A fé que faz chorar e sofrer Por favor, não insistam comigo. Não serei compreensivo. Estou enfurecido. De nada me valerão argumentos de que esses bobos evangélicos podem ser escuma fétida, mas que pregam uma mensagem libertadora de p… Read More
  • Não quero ser igual a jesus, nunca !   Sabia que a grande maioria dos pregadores de hoje não querem ser iguais a Jesus ? e que viver igual a Jesus não está em suas mensagens, principalmente aquelas mensagens satisfatórias (escolhida, falsa, preparada) … Read More
  • Abraço de Deus "quero um abraço." Quando o coração está dilacerado pela injustiça, quando a alma está cheia de curativos para disfarçar as lesões afetivas, gostaríamos que alguém nos confortasse. Quando dispomos de amores por pe… Read More

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .