"Como um homem promete aquilo que não pode cumprir ? O tempo é de Deus, e ele dá quando quiser. Deus cura quando quiser, levanta quando quiser. Não precisa enganar ninguém, fazendo promessas mirabolantes".
Jeferson Queiroz
Já recebi varios conselhos para não fazer o que faço. Ficar calado e parar de escrever os podres que rodeiam os verdadeiros fiéis. Porém, continuo. Se nós não abrirmos as nossas bocas e pregar a verdadeira palavra, quem vai fazer ?
Se não ajudar-mos os fracos e abrir-lhes os olhos para que discirnão o bom pastor e o lobo, como vão saber ?
Existem leigos nas igrejas , doentes, paraliticos, gente simples e desempregada. Aproveitar a situação delas para ganhar dinheiro é ridiculo. Aproveitar-se da angustia e depressão para pedir oferta prometendo o que não vão cumprir é ser ridiculo em dobro.
Com isso, já recebi conselhos de pessoas dizendo "amigo, deixe isso pra lá, "deus" naquele dia vai tratar com esses lobos vestidos de pastores".
Concordo. Sei que isso vai acontecer. Mas enquanto não acontece, também não é certo que suguem a vida de gente simples. Não admito que nós pregadores do evangelho fique quieto a ver nosso próximo sendo enganado.
Recentemente um aluno de uma escola de teologia visitou meu blog e me mandou a seguinte mensagem:
“Jeferson, meu professor advertiu-me que você vem escrevendo muitas “besteiras” contra pastores e evangelistas e que eu devo afastar-me de sua perniciosa influência. O que você tem a me dizer ? É verdade”?
Confesso que minha índole filho de nordestinos “cabra da peste” fez meu sangue ferver. Tive vontade de jogar os escrúpulos às favas e responder ao noviço: “garoto, você acabou de acessar um blog com alguns textos que escrevi nos últimos quatro ou cinco meses. Por que você não se dá ao trabalho de ler e tirar por você mesmo algumas conclusões sobre mim?”. Essa foi a resposta que tive vontade de enviar de volta, mas não fiz.
Imaginei que ele ficaria magoado demais e apaguei sua mensagem. Não respondi nada, mas pensei: “Realmente não parece ser justo que haja tanto empecilho para a genialidade e que seja tão fácil a imbecilidade”.
Ainda ontém resolvi ouvir um desses programas de radio evangélico, e o radialista precionava dizendo: "Eu tenho uma unção especial, nada pode acontecer comigo porque sou ungido de "deus", quem colaborar com (certa quantia), vou orar e "deus" vai lhe dar em dobro, eu mesmo vou fazer a oração."
Logo em ... dois minutos,
eu enviei uma mensagem para o e-mail daquele programa e pedi para o pastor o seguinte : "pastor, sou Jeferson Queiroz, moro em Mauá-SP, por gentileza, poderia usar esses seus poderes e sua unção. Levante as mão sobre os morros do Rio de Janeiro e acabe com o trafico de drogas que vem tirando a vida dos jovens e crianças, estenda suas mãos ungidas e cure todos os doentes do hospital do cancêr, tire as crianças da rua, empregue os desempregados, por favor, amém!".
Viu só.
Pensar não é difícil. Pode ser perigoso, mas não é complicado; pode ser trabalhoso, mas não é proibido.
Como um homem promete aquilo que não pode cumprir ? O tempo é de Deus, e ele dá quando quiser. Deus cura quando quiser, levanta quando quiser. Não precisa enganar ninguém, fazendo promessas mirabolantes.
Eu prefiro correr o risco de me expor à ameaças do que ser encabrestado por um rádioevangelista obtuso e enganador. É muito mais digno ter opinião própria do que repetir preconceitos alheios.
Oras, temos pouco tempo para falar do amor de Cristo e de suas intenções. Jesus está voltando e quase ninguém sabe. Porque ? Ao invés de pregarmos a palavra e apreveitar-mos o pouco tempo, preferimos vender ervas medicinais que curam e aumentam a potencia sexual, preferimos vender biblias fantasticas e CD's de pregação com temas satisfatórios e prontos para só abançoar financeiramente.
A religião tenta preservar-se criando “Guantánamos” onde joga aqueles que ela considera terroristas. Lá mofam os “Galileus” que ousaram afirmar suas constatações científicas; lá apodrecem os “Huss” que não se conformaram com as viseiras farisaicas que lhes foram dadas; lá morrem os “Martin Luther Kings” que não se curvaram ao status quo.
A religião de certezas não tolera que a espiritualidade conviva com incertezas. O fariseu precisa criar sistemas lógicos para que suas opiniões perdurem inabaláveis. Ele apedreja todos os que se expuserem a outras verdades. E quem tiver a petulância de pedir explicações será exilado.
A postura da elite eclesiástica é: rotule-se como apóstata todo o que olhar por cima das nossas cercas para ver se há alguma vida fora do nosso estreito corredor dogmático.
O religioso não defende o livre pensar, pelo contrário, busca criar ojeriza aos “rebeldes” para que ninguém nunca reflita no que eles afirmam.
Contudo, nem todos valorizam a liberdade, alguns preferem marchar como bois para o matadouro; outros, cabisbaixos, adoram obedecer sem questionar.
Há momentos que tenho uma vontade louca de gritar: “Pense, amigo. Por favor, pense!". Tenho o ímpeto de ajoelhar-me diante de algumas pessoas e implorar: “Meu irmão, leia mais a biblía. Tente adquirir a maior riqueza que alguém pode possuir: bom senso”.
Ainda sou jovem, mas sou o sufuciente a confessar que fico nervoso quando estou perto de gente que se deixou massificar pelo ambiente religioso. Não suporto mais conversar com pessoas que se contentam em repetir jargões e não têm ânimo de raciocinar no que acabaram de dizer.
Torna-se cada dia mais impossível ler mensagens iguais à que recebi do jovem seminarista e torna-se cada dia pior tentar assistir ou ouvir um bom programa que fale do amor de Deus; ainda precisarei de muita paciência.
Que Deus me ajude!
Torna-se cada dia mais impossível ler mensagens iguais à que recebi do jovem seminarista e torna-se cada dia pior tentar assistir ou ouvir um bom programa que fale do amor de Deus; ainda precisarei de muita paciência.
Que Deus me ajude!
God always is praised.
0 comentários:
Postar um comentário
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.
(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.
“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .