Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

26 de outubro de 2010

JESUS ESTÁ VOLTANDO



 (“Estamos vivendo em tempos emprestados”)

        Muita gente acredita que nada pode ser conhecido a respeito do tempo da volta do Senhor, porque Jesus disse que voltará “como um ladrão de noite”. (Mateus 24:42-44, com ênfase nos versos 42-43).
Contudo, Paulo esclarece, na 1 Tessalonicenses 5:1-6, que a declaração de Jesus não se aplica aos crentes: “Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios”. (versos 4-6). É claro que Paulo está se referindo à unção que habita nos verdadeiros crentes (os realmente nascidos de novo), a qual nos ilumina através do estudo da Escritura Sagrada, a fim de que possamos conhecer a volta do Senhor. “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis”. [N.T. - Aqui não se trata da unção barata pregada nas igrejas “avivadas” e neopentecostais, mas da legítima unção que todo crente recebe, quando se converte ao Senhor”].
Atitude Divina - É verdade que Deus se sente obrigado, pelo Seu caráter justo, a admoestar o mundo sobre a iminente volta de Cristo, em grande ira, para “julgar e pelejar com justiça” (Apocalipse 19:11) e Deus jamais derrama a Sua ira sem uma prévia admoestação. “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. (2 Pedro 3:9). Desse modo, Ele sempre admoesta, antes de derramar a Sua ira. Ele admoestou o mundo através de Noé, durante 120 anos. Ele admoestou a respeito de Sodoma e Gomorra, tendo usado Abraão. Ele enviou Jonas para admoestar a cidade pagã de Nínive, tendo enviado também Naum, 150 anos mais tarde.
        Do mesmo modo, Ele está admoestando o mundo de hoje sobre o regresso do Seu Filho, convocando todos os homens ao arrependimento.  Para os incrédulos, Sua mensagem pode ser assim resumida: “Fujam da ira divina, a qual se aproxima, refugiando-se nos braços de Jesus Cristo”. Jesus veio a primeira vez como uma expressão do amor de Deus, a fim de morrer pela humanidade pecadora. Mas, quando Ele voltar, há de ser para vingança e derramamento da ira divina sobre todos os que rejeitaram o Seu amor e graça.
     O iminente retorno de Jesus traz também uma mensagem para os crentes. Os cristãos mornos e os carnais estão sendo convocados a dedicar as suas vidas à santificação: “Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” (Romanos 13:12-14). 
O Método Divino da Admoestação - Deus está alertando os crentes sobre o iminente regresso do Seu Filho, através dos chamados “sinais dos tempos”. Existem cerca de 500 profecias que tratam da Segunda Vinda do Messias. No Novo Testamento, um em cada 25 versos trata da volta de Cristo. De fato, existem tantos sinais que é difícil captar todos eles. A melhor maneira de fazer isso é colocá-los em duas categorias.
1) - Os sinais da natureza - Somos ensinados a observar os terremotos, a fome, a peste e os sinais nos céus.  (Mateus 24:7 e Lucas 21:11).
        Esta é a categoria de sinais menos respeitada, pelo seguinte: muitas pessoas simplesmente dão de ombros e dizem: “Ora, sempre houve calamidades naturais; então, qual é a novidade?”. Mas, observem que Jesus disse que estes sinais seriam “o princípio das dores”  (Mateus 24:8), ou seja, eles aumentariam em frequência e intensidade, à medida em que Sua volta se aproxima,  o que, realmente, tem acontecido nos últimos anos, quando os terremotos têm se tornado mais intensos e mais frequentes.
        Outro motivo pelo qual os cristãos de hoje dão pouca atenção aos sinais em pauta é que eles são racionalistas, ao ponto de não crerem no sobrenatural, achando, portanto, difícil acreditar que Deus fale ao mundo através dos sinais da natureza. Mas, a Bíblia ensina isto do princípio ao fim.
        Deus tratou com o pecado do mundo através de um grande  dilúvio, nos dias de Noé (Gênesis 6). Ele convocou a nação de Judá ao arrependimento, usando uma terrível invasão de locustas (Joel 1). Do mesmo modo, Ele  convocou a nação de Israel a se arrepender, enviando seca, tempestades de vento, ferrugem, locustas, fome e pestilência. (Amós 4:6-10). O profeta Ageu chamou a atenção do povo para uma seca, como evidência de que Deus estava convocado a nação a colocar suas prioridades no que era realmente importante (Ageu 1:10-11).
        O Novo Testamento principia com uma estrela nos céus, anunciando o nascimento do Messias (Mateus 2:2). No dia em que Jesus foi crucificado, houve três horas de trevas e um terremoto. (Mateus 27:47-51). [N.T.: Ali, o pecado estava sendo julgado nEle e haverá mais densas trevas quando os pecados dos homens forem julgados sem a Sua misericórdia]. O terremoto nesse dia será o maior de toda a história, quando os montes cairão e todas as ilhas fugirão. (Apocalipse 16:17-21).
        Deus sempre tem falado através dos sinais da natureza e continua fazendo isso. Deveríamos dar mais atenção a estes sinais.
2) - O sinais da sociedade - Jesus disse que a sociedade vai se tornar inacreditavelmente caótica e imoral, à medida em que o dia de Sua volta se aproxima. Ele disse que a sociedade vai se tornar tão maligna, como nos dias de Noé (Mateus 24:12, 37-39).
        Paulo descreve um quadro sombrio da sociedade, na 2 Timóteo 3:1-5. Esta será caracterizada por três tipos de amor: o amor ao ego (humanismo); o amor ao dinheiro (materialismo) e o amor ao prazer (hedonismo). Em seguida, ele mostra que o resultado desse estilo de vida será o que os filósofos chamam “niilismo”, ou seja, uma sociedade beirando a degradação (Romanos 1:28), quando os homens chamarão o bem mal e o mal, bem. (Isaías 5:20), numa completa inversão de valores.
        Estamos vendo essas profecias se cumprirem diante dos nossos olhos [N.T.: - cada vez que ligamos a TV e ficamos sabendo dos acontecimentos mundiais]. A sociedade ocidental imergiu num lodaçal de ilegalidade, imoralidade e desespero. O pior é que estamos exportando [os americanos] o nosso niilismo  para o mundo inteiro, através do cinema e da TV.
3) - Os sinais espirituais - Eles podem ser positivos e negativos e devemos observá-los. Os negativos incluem os falsos cristos (Mateus 24:5, 11,24), que têm aparecido [N.T.: como Moon, por exemploe as seitas falsas que eles estão fundando por aí. Quem não estiver firmemente ancorado na Bíblia vai cair facilmente no engodo religioso atual]; o deslanche do satanismo (1 Timóteo 4:1) e a perseguição aos cristãos bíblicos. (Mateus 24:9).
Os sinais negativos - começaram a surgir em meados do século 19 [N.T.: graças à Teoria da Evolução], quando algumas seitas “cristãs” começaram a se formar. Primeiro, foram os mórmons, depois as TJs e muitas outras seitas foram surgindo no Ocidente, inclusive as que se baseiam no Espiritismo e na Confissão Positiva, como a Ciência Cristã. Essas novas seitas têm pregado, incessantemente, que o homem é um Deus, levando os seus membros ao caminho da perdição, conforme a tentação que Satanás fez a Eva, no paraíso (Gênesis 3:4-5).
        A apostasia religiosa começou de fato no início do ano de 1920, quando a Alta Crítica começou a dominar a Europa, minando a autoridade da Sagrada Escritura, ensinando que a Bíblia não é a revelação de Deus ao homem, mas o homem buscando Deus. Durante os anos 1960, o Satanismo explodiu nos Estados Unidos e, desde então, tem sido exportado dali para o mundo inteiro, através do cinema e da TV. Os americanos sentem coceiras nos ouvidos, escutando e experimentando tudo que se relaciona ao ocultismo, como a astrologia, numerologia, leitura em cristais, meditação transcendental e canalização.[N.T.: Livros como “O Segredo” e “Conversando com Deus” têm influenciado os americanos, transformando-se em bestsellers nos Estados Unidos e em todos os países onde são traduzidos. A quantidade de livros desse gênero é enorme e, assim, a humanidade está sendo preparada para receber o Anticristo, com os seus sinais e maravilhas].
        A sociedade tem se secularizado, colocando o Cristianismo verdadeiro sob constantes ataques. Os valores judaico-cristãos, que foram o fundamento da civilização ocidental, estão sendo ridicularizados e, quando os defendemos, somos considerados fundamentalistas e intolerantes pela mídia. [N.T.: Quem defende Israel contra os árabes, por conhecer a Bíblia, é chamado de ignorante].
Os sinais positivos - incluem a pregação do Evangelho no mundo inteiro (Mateus 24:14), com o derramamento do Espírito nos corações, a fim de que haja uma compreensão das profecias, que foram “seladas” até os tempos do fim. Através da moderna tecnologia, o Evangelho tem corrido pelo mundo e a Bíblia tem sido traduzida na maioria das línguas modernas.
        Em 1948, o Estado de Israel foi fundado e a compreensão maior da profecia bíblica começou com a edição de livros como “A Agonia do Planeta Terra”, de Hal Lindsay, revelando muitas profecias antes desconhecidas (Daniel 12:2,9). Curioso é que este livro se tornou um bestseller mundial, vindo logo depois da Bíblia, durante os dez anos seguintes à sua publicação.
4) - Os sinais da tecnologia - O Livro de Daniel diz que haverá uma explosão do conhecimento tecnológico nos tempos do fim e muitas profecias bíblicas só podem ser entendidas à luz da tecnologia. Vejamos estes exemplos: a) Como poderia o mundo inteiro ver as duas testemunhas estiradas nas ruas de Jerusalém (Apocalipse 11:8-9) sem a existência da tecnologia do satélite usada na TV moderna? b) -Como poderia o falso profeta construir uma imagem do Anticristo parecendo estar vivo (Apocalipse 13:15) senão pela ciência robótica?  Como poderia o Anticristo exigir que todos os habitantes da Terra usem a marca de besta, a fim de poder comprar ou vender (versos 16-17), se não existissem os computadores e os raios laser?
       Jesus disse que a Grande Tribulação será tão terrível que toda a vida na Terra seria destruída, se aqueles dias não fossem abreviados (Mateus 24:21-22). Como poderia acontecer tamanha destruição sem as armas nucleares, com “Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas”?  (Lucas 21:26). Isto soa como a devastação causada pela bomba atômica.
5) - Os sinais da política mundial -  A Bíblia avisa que haverá um determinado modelo político, com um novo mapa geopolítico mundial, nos tempos do fim. O foco de tudo será no restabelecimento  do Estado de Israel (Zacarias 12:2-3). Este será ameaçado por uma nação inimiga “das partes remotas da terra” - Gogue e Magogue (Ezequiel 38:2-6), ou seja, a Rússia moderna. Outra nação que ameaçará o Oriente com um exército de 200 milhões de cavalaria é a China (Apocalipse 9:13-16 e 16:12:13). A terceira fonte de perigo contra Israel é a coligação das nações árabes, suas vizinhas. Esses povos inimigos de Israel vivem ambicionando a terra fértil e por isso intimidam os judeus (Ezequiel 35:10; 36:2).
        Outro peão da política mundial, nos tempos do fim, será a coligação das nações européias (União Européia), formando uma confederação na área do antigo Império Romano (Daniel 2:41-44; Daniel 7:7,23-24; Apocalipse 17:12-19). Desta confederação, sairá o Anticristo, a fim de governar o mundo (Daniel 7:8).
        Outros sinais políticos internacionais incluem guerras e rumores de guerras (Mateus 24:6), guerras civis (Mateus 24:7) e terrorismo internacional, generalizando a ilegalidade (Mateus 24:12).
6) - Os sinais de Israel - Estes são prolíficos e muito importantes. Um dos mais repetidos no Velho Testamento é que os judeus serão trazidos dos “quatro cantos da terra”, nos tempos do fim. (Isaías 11:10-12). Para isso, foi fundado em 1948, o Estado de Israel (Isaías 66:7-8). A Bíblia prevê, logo após os judeus votarem à sua terra, um reflorescimento da mesma (Isaías 35). O deserto florescerá e o povo exclamará: “E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden: e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas” (Ezequiel 36:35).
       Outro milagre dos tempos do fim será o reavivamento da língua hebraica (Sofonias 3:9). Os judeus que foram dispersos no Ano 70, deixaram de falar sua língua materna. Os que se fixaram na Europa desenvolveram uma língua chamada Yidish, uma combinação do Hebraico com o Alemão. Os que se fixaram na bacia do Mediterrâneo criaram uma língua chamada Ladino, uma combinação do Hebraico com o Espanhol.
        Muitos sinais significativos já se cumpriram no século 20. A nação judaica foi restabelecida, a língua hebraica revivida, a terra voltou a ser cultivada, os judeus estão de volta a Jerusalém e Israel se tornou o ponto focal da política mundial, com Jerusalém se tornando “um cálice de tontear”. Em Lucas 21:28, lemos: “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima”.
Os sinais mais importantes - nos dias de hoje, são os que se referem a Israel, pois Deus elegeu, através de toda a Escritura, esta nação como o relógio profético dos tempos do fim. Sempre que o Senhor está revelando um acontecimento importante para o futuro, Ele aponta o povo judeu e o Estado judaico como sendo os ponteiros do relógio divino.
        Em Daniel 9, encontramos as profecias das “setenta semanas”. Ele nos manda observar o decreto autorizando a reconstrução de Jerusalém. Em seguida, Ele diz que o Messias virá para o povo judeu,  na 69ª. Semana de anos (483 anos), após a edição do decreto.
        Existem ainda dois eventos importantes que  se relacionam à volta de Jesus, na história judaica, desde 1948. Eles estabelecem exatamente o período em que estamos vivendo, como sendo o tempo da volta do Senhor.
O Estado de Israel - O primeiro se refere ao restabelecimento do Estado de Israel, o qual aconteceu em 14/05/1948.  Sem Israel não haveria uma nação judaica para a volta do Senhor. Ele fala deste acontecimento futuro na parábola da figueira (Mateus 24:32-35). No dia anterior, Ele havia amaldiçoado a figueira estéril, fazendo-a secar (Mateus 21:28-29). Esta foi uma profecia simbólica de que Deus iria derramar a Sua ira sobre o povo judeu, pela sua sequidão espiritual e rejeição ao Seu Filho.
        No dia seguinte, Ele disse aos discípulos que observassem como a figueira iria florescer novamente, ou seja, haveria o renascimento do estado de Israel. Ele disse que quando a figueira reflorescesse, Ele estaria às portas do céu, pronto para o Seu regresso (Mateus 24:33) Aqui, Ele acrescentou uma observação significativa: “Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam” (verso 34).  Qual é esta geração? A geração da figueira reflorescida é exatamente a nossa... Portanto, vigiemos, pois Jesus está voltando!
Jerusalém - O segundo evento profetizado por Jesus, no mesmo discurso,  está em Lucas 21:24: “E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem”. A primeira parte desta profecia se cumpriu no ano 70, quarenta anos após Jesus tê-la feito, quando os romanos, liderados por Tito, conquistaram Jerusalém e dispersaram os judeus entre as nações. Desde então, Jerusalém permaneceu sob a ocupação dos gentios, até que foi reconquistada pelos judeus, na famosa Guerra dos Seis Dias. [N.T.: Até hoje o mundo não explica como numa guerra onde havia mil árabes para um judeu, estes saíram vencedores. Só mesmo pelo poder de Deus, pois a Bíblia havia profetizado isto e “A Escritura não pode ser anulada”]Esta é mais uma prova decisiva de que estamos vivendo nos tempos finais, ou seja, que a era dos gentios está chegando ao fim.
Uma chamada à Ação - Não há como escapar à conclusão de que estamos vivendo em tempos emprestados. Os sinais do fim da era dos gentios estão aí, clamando pela nossa atenção!!!

“Jesus is Coming” - Dr. Ronald Reagan.
Traduzido e adaptado por Mary Schultze, em 25/10/2010.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .