Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

19 de fevereiro de 2011

A KJV e o Cristianismo Robusto


        A Bíblia Sagrada foi dada ao homem como o límpido espelho onde sua alma pode ser refletida e avaliada. É impossível conhecer as doutrinas perfeitas, avaliar corretamente as verdades ensinadas aos homens, ou conhecer a própria alma, conforme a vontade de Deus, sem ter à mão este precioso LIVRO. Qualquer rasura neste espelho distorce a imagem de Deus e do homem. Quanto mais rasuras nesse espelho, mais distorção na imagem e mais confusão na aquisição do conhecimento da vontade de Deus para a alma humana.
Os autógrafos Infalíveis - É claro que Deus jamais pretendeu que Sua Palavra fosse menos que infalível e pura, de modo que o homem pudesse estar diante dEle sem qualquer dúvida ou confusão. O Espírito Santo inspirou aos escritores do LIVRO uma perfeita e infalível revelação. Até mesmo os criadores das novas versões e os neoevangélicos que as promovem argumentam em favor dos inerrantes autógrafos originais. De fato, seria perigoso questionar a perfeita ação soberana do Espírito Santo, ao entregar uma mensagem clara  e perfeita aos Seus servos. Na 2 Pedro 1:20-21, lemos: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. Deus é tão perfeito que jamais poderia agir de outro modo.
        O argumento começa neste ponto: será que Deus preservou a Sua Palavra, de modo que tenhamos hoje um espelho infalível ou devemos acreditar numa imagem refletida com distorção?  Será que os cristãos do Século 21 estão se lançando a um mar de ondas turbulentas, cada uma delas refletindo uma variação diferente do que as Sagradas Escrituras nos ensinam? O que Deus pretendeu ensinar nas Escrituras com referência ao futuro de um infalível texto original?
        Vejamos o que a Bíblia declara a respeito do seu próprio futuro. Ela mostra uma abundância de promessas de que Deus iria preservar a Sua Palavra para todas as gerações. Nosso Deus e Pai não se dobra diante de pessoa alguma, ou seja, diante das gerações, através das muitas nações e dispensações. As admoestações contra a corrupção das Escrituras são um claro lembrete de que Ele pretende preservar e proteger a Verdade. Visto como o Espírito Santo age sobre  e através da Verdade Sagrada, e visto como não existe, absolutamente, qualquer outro método, a Palavra de Deus precisava ser preservada, para que todo o Seu Reino não sofresse um colapso. Já no início, a Santa Palavra de Deus declara: “... E havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz.”(Gênesis 1:2b-3). Nem uma só molécula  do movimento atmosférico teria ocorrido, antes que Deus falasse. Foram as “palavras” de Deus agindo dentro do fluxo do Espírito Santo, que afastaram as trevas e mudaram todo o universo que hoje ocupamos. As puras “palavras” de Deus jamais perderam um mínimo do seu poder. Somente quando são distorcidas é que elas deixam de desafiar e afastar as trevas.
        O salmista Davi proclama esta verdade em sua revelação dada por Deus: “As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes. Tu os guardarás, SENHOR; desta geração os livrarás para sempre” (Salmos 12:6-7). Por divina e infalível inspiração, David declara que “As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.”
        Os diretores  executivos das versões NIV e NASB, além de outros promotores destas versões, costumam dizer que o verso 7 não se refere às Escrituras, mas ao povo mencionado nos versos anteriores. Essas pessoas estão em desespero, tentando destruir a verdade destes versos, visto como eles neutralizam todos os argumentos em favor das versões distorcidas. Não é difícil julgar esta ação dos editores modernos como autoserviente e errônea.
        Jeremias, o profeta flamejante, foi por Deus admoestado com referência à sua responsabilidade de falar toda a verdade: “Assim diz o SENHOR: Põe-te no átrio da casa do SENHOR e dize a todas as cidades de Judá, que vêm adorar na casa do SENHOR, todas as palavras que te mandei que lhes dissesses; não omitas nenhuma palavra” (Jeremias 26:2). Observem a  admoestação feita a Jeremias: “Não omitas nenhuma palavra”, significando que as palavras têm consequências, visto como se originam do seu Criador. Qualquer palavra que seja removida ou alterada, omitida ou acrescentada, pode mudar o significado ou silenciar a mensagem bíblica. Quem criou as línguas não foi um homem, mas Deus! Ele ensinou a Adão e Eva uma língua para se comunicarem, no Jardim. Ele acrescentou as muitas línguas na Babel, a fim de confundir os planos ímpios dos seus edificadores.
        As palavras são tão valiosas para Deus que Ele chamou o Seu Filho de “O Verbo de Deus” (verbum, verbi= palavra). Quando Ele ordenou: ”não omitas nenhuma palavra”, estava estabelecendo, para sempre, que a  verdade final provém exclusivamente de Deus e não deve ser corrompida pelos homens.  Jesus Cristo, a Palavra Encarnada, declarou, enfaticamente,  que o Velho Testamento que Ele segurava nas mãos era absolutamente perfeito nos mínimos detalhes, e que nenhum “jota” ou “til” deveria ser removido, até que se cumprisse toda a Lei. Esta é uma promessa infalível. Vejamos o que Ele diz em Mateus 5:17-18: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”. Não se pode separar a “Palavra Viva’  da “Palavra Escrita”. Do mesmo modo como Jesus foi “o verbo feito carne” (João 1:14),  Ele foi em relação a Deus o Pai:  “O resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hebreus 1:3); e a Palavra Escrita é a perfeita expressão de Sua revelação. Mudar as palavras das Sagradas Escrituras é um erro tão grande como cuspir na face de Cristo ou coroar Sua cabeça de espinhos. Cada vez que um tradutor trata relaxadamente a Palavra de Deus, ele está pregando novos cravos nas mãos e pés de Jesus. Os arrogantes críticos textuais do nosso tempo estão crucificando-O novamente e conduzindo-O à vergonha pública.
        A última admoestação das Escrituras aos que iriam alterar as palavras eternas que Deus inspirou a homens santos, por Ele escolhidos, não foi ali colocada acidentalmente: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro” (Apocalipse 22:18-19). [N.T. - Os  mórmons dizem que esta admoestação se refere exclusivamente ao Livro do Apocalipse, o que lhes dá ensejo de alterarem as Escrituras].
Veja isto:
Algo muito significante é que a Bíblia contém três advertências solenes contra qualquer tentativa de acrescentar (ou diminuir) palavras ao livro inspirado de Deus e esta significação é grandemente acentuada pelo fato de que a primeira de tais advertências foi escrita pelo primeiro de todos os escritores da Bíblia, enquanto que a terceira foi escrita pelo último dos escritores:
MOISÉS – que teve visão, dada pelo Espírito, do passado desconhecido, escreveu a primeira: Dt 4:2; 12:32;
SALOMÃO – o homem mais sábio que já viveu, escreveu a segunda: Pv 30:6; Ec 3:14;
JOÃO – para quem foi dada tão maravilhosa revelação do futuro, escreveu a terceira: Ap 22:18-19.      
Parafrasear as Escrituras é acarretar problemas - Os problemas das novas versões acontecem nos muitos exemplos de paráfrase. Seus criadores não apenas seguem os textos gregos corrompidos em várias partes, como costumam parafrasear grande parte do texto, contrariando a KJV (Versão Autorizada do Rei Tiago). A NVI admitiu que parafrasear foi um problema em sua versão. “No prefácio da NVI, o Comitê das Traduções Bíblicas declara que algumas vezes foi preciso modificar a estrutura da sentença, a fim de “permanecerem fiéis” [coisa que não aconteceu] ao pensamento dos autores bíblicos e produzirem uma tradução realmente exata [coisa que também não aconteceu]. Contudo, desde a sua publicação, uma porção de observadores tem criticado a aproximação menos literal da NVI, apontando para “intrusões interpretacionais” forçadas ao texto. Mas, mesmo que os tradutores da NVI estivessem falando a verdade, eles seriam culpados de mudar algumas coisas no texto” (The NIV, the Making of a Contemporary Translation, “When Literal is Not Accurate,” Herbert M. Wolf, p. 128.).
As palavras acima são uma declaração “verbatum”. O Dr. D. A. Wait, um grande amigo, erudito na Bíblia,  documentou 6.653 exemplos de paráfrases no texto da NVI. Seus tradutores chamam isso de “Equivalência Dinâmica”. Em vez de simplesmente traduzir o texto, palavra por palavra, eles costumam usar uma aproximação móvel, quando decidem por todos os leitores, onde uma ou várias palavras estariam mais de acordo com o pensamento deles.
Vamos dar um exemplo: Eles mudaram a palavra “Master” (Mestre) por “Teacher’ (Professor) nada menos de 48 vezes, referindo-se ao Senhor Jesus Cristo. Cada vez que o Senhor é chamado “Master”, eles traduziram por “Teacher”, achando que esta palavra seria mais adequada à nossa geração.
Nunca devemos aceitar as mentiras pregadas contra a KJV - O desesperado esforço dos homens que promovem as novas versões tem conduzido à propagação de falsos rumores. Um destes rumores diz respeito ao próprio Rei Tiago. Alguns têm repetido a mentira de que ele era um homossexual. Foi um golpe sujo dos seus inimigos, a fim de destruir a sua reputação. A Igreja Católica o odiava porque ele separou a Inglaterra do jugo papal. Este ódio aumentou, quando veio a tradução autorizada de ótima qualidade para o povo inglês[N.T. - O Dr. William Grady registra no capítulo 13 do seu livro “Final Authority”, sob o título “Enter the Jesuits”, um atentado contra o Parlamento, visando eliminar o Rei Tiago, numa sessão do Parlamento]. A radical Ordem Jesuíta foi criada dentro da ICAR exatamente para destruir o Protestantismo, inclusive o Rei Tiago e a KJV.  O Rei da Inglaterra foi vítima de uma conspiração visando assassiná-lo, enquanto a mentira sobre a sua homossexualidade foi criada depois que ele faleceu, quando o rei já não podia se defender. Ora, mesmo que o Rei Tiago fosse culpado de homossexualismo, ele nada teve a ver com as traduções das Escrituras. Os homens que trabalharam como tradutores eram mil vezes superiores aos tradutores de hoje, todos eles escolhidos meticulosamente. Quase todos os confrades universitários de hoje estão mancomunados com o Liberalismo. Enquanto isso, os homens escolhidos para traduzir a KJV eram eruditos por excelência. Vejamos o perfil de alguns deles:
A igreja de Jesus Cristo ficará eternamente em débito com o time seguinte de eruditos cheios do Espírito Santo, pela entrega do Velho Livro Preto:
Dr. Lancelot Andrews, dean of Westminster (Westminster)
Dr. John Overall, dean of St Paul´s (Westminster)
Dr. Hadrian de Saravia, cânon of Canterbury (Westminster)
Dr. Richard Clark, fellow of Christ´s Coll., Camb (Westminster)
Dr. John Layfield, fellow of Trin. Coll., Camb. (Westminster)
Dr. Robert Teigh, archdeacon of Middlesex (Westminster)
Mr. Francis Burleight, Pemb. Hall, Camb., D.D. (Westminster)
Mr. Geoffrey King, fellow of King´s Coll., Camb. (Westminster)
Mr. Thompson, Clare Hall, Camb (Westminster)
Mr. William Bedwell, St John´s Coll., Camb. (Westminster)
Mr. Edward Lively, fellow of Trin. Coll. (Cambridge)
Mr. John Richardson, aftrwds master of Trin. Coll. (Cambridge)
Mr. Laurence Chatterton, master of Emm. College (Cambridge)
Mr. Francis Dillingham, fellow of Christ´s Coll. (Cambridge)
Mr. Thomas Harrison, vice-master of Trin. Coll. (Cambridge)
Mr. Roger Andrewes, afterwards master of Jesus Coll. Cambridge)
Mr. Robert Spalding, fellow of St John´s (Cambridge)
Mr. Andrew Byng, fellow of St Peter´s Coll. (Cambridge)
Dr. John Harding, pres. of Magd. Coll. (Oxford)
Dr. John Reynolds, pres. of Corpus Christi Coll. (Oxford)
Dr. Thomas Holland, afterwards rector of Ex. Coll. (Oxford)
Dr. Richard Kilbye, rector of Lincoln Coll. (Oxford)
Dr. Miles Smith, Brasenose Coll. (Oxford)
Dr. Richard Brett, fellow of New Coll. (Oxford)
Mr. Richard Fairclough, fellow of New Coll.  (Oxford)
Dr. John Duport, master of Jesus Coll. (Cambridge)
Dr. William Branthwait, master of Caius Coll. (Cambridge)
Dr. Jeremiah Radcliffe, fellow of Trin. Coll. (Cambridge)                   
Dr. Samuel Ward, afterwards master of Sid. Coll.(Cambridge)
Mr. Andrew Downes, fellow of St John´s Coll. (Cambridge)
Mr. John Bois, fellow of St. John´s Coll. (Cambridge)
Mr. Robert Ward, fellow of King´s Coll. (Cambridge)
Dr. Thomas Ravis, dean of Christ Church (Oxford)
Dr. George Abbot, dean Winchester (Oxford) 
Dr. Richard Eedes, dean Worcester (Oxford)
Dr. Giles Thompson, dean of Windsor (Oxford)
Mr. (Sir Henry) Saville, provost of Eton (Oxford)
Dr. John Perin, fellow of St John´s Coll.        (Oxford)
Dr. Ravens, [fellow of St John´s Coll.(Oxford)
Dr. John Harmer, fellow of New Coll. (Oxford)
Dr. William Barlow, dean of Chester (Westminster)
Dr. William Hutchinson, archdeacon of St Albans (Westminster)
Dr. John Spencer, pres. of Corp. Chr. Coll. Ox. (Westminster)
Dr. Roger Fenton, fellow of Pemb. Hall, Camb. (Westminster)
Mr. Michael Rabbett, Trin. Coll. ,Camb. Westminster)
Mr. Thomas Sanderson, Balliol Coll., Oxford, D.D. (Westminster)
Mr. William Dakins, fellow of Trin.Coll., Camb. (Westminster).
         Estes homens foram os melhores que o Rei da Inglaterra poderia conseguir. Eles eclipsariam totalmente os organizadores dos textos modernos em matéria de cultura e santidade de vida.
Âncora da Vida Humana - A alma do homem não tem preço. Ela não é apenas incalculável no valor, como também é eterna, e a Bíblia é a âncora da alma humana, mantendo-a segura em terra firme, enquanto as traduções modernas são como areia movediça; portanto, os que nelas confiam acabam perecendo no desastre espiritual. As traduções novas têm o seu próprio “copyright”, o qual, por lei, permite que o autor mude o conteúdo do texto, em cada nova versão. O resultado é um pântano de  ideias e palavras.
        Nossa alma imortal foi criada por Deus e não pode estar garantida, a não ser quando firmada na perfeita e exclusiva âncora da revelação divina. Por isso, é extremamente perigoso confiar em versões distorcidas. Se elas, pelo menos, concordassem, ainda poderiam merecer alguma confiança. Mas, quando gastam milhões de dólares para conseguir aceitação dos leitores, com anúncios duvidosos, quem lhes der crédito estará apenas comprovando que é um tolo, por acreditar em suas mentiras.
        Todos os fatos estão a favor da KJV, na qual jamais foi detectado erro algum. Nenhum viajante fatigado perdeu a direção, após ter preenchido o seu coração com as sagradas palavras da KJV.
Fome por um despertamento do Espírito Santo - O mundo cristão deve estar cansado da insulsa religião que tem sido pregada em nossos púlpitos. Todos têm sede de um Cristianismo Robusto, o qual nos leva a cair de joelhos, buscando a ousadia do Espírito Santo. Nossa consagração ao Senhor Jesus Cristo deve alcançar um nível de devoção, que nos mova do mundano para o celestial. Precisamos abandonar os esquemas da escravidão social, a fim de nos tornarmos instrumentos totalmente usados pelo nosso Deus Soberano.
        Conforme explicou um erudito do passado: “A criatura nada pode oferecer a Deus o que dEle não tenha recebido. É de absoluta necessidade ter uma natureza divina e piedosa, tanto no nascer como no viver, rendendo-se a uma constante adoração ao Senhor. Qualquer coisa menos que  isto é apenas uma abominável adoração carnal, tentando apresentar a Deus o que provém da carne. Alguma coisa pode refletir a luz sem que antes não a tenha recebido? Nem pode um ser criado ter afeições elevadas, antes que a natureza divina nele habite” Jesus Cristo disse: “E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada”.  (João 8:29). Não importa quanta religião você afirme ter, quantos versos da Bíblia tenha memorizado, quanta atividade exerça na igreja em que está engajado. Se não tiver uma comunhão com Cristo, você continuará agindo como um pagão. Leia o que aconteceu a Nicodemos, que era um líder da igreja judaica. (João 3:1-12). Muitos membros de igrejas não lêem a Bíblia, não vivem uma vida correta diante de Deus e da comunidade e ficam sempre esperando que milagres aconteçam em suas vidas.
O Cristianismo é, antes de tudo, um estilo de vida diferente daquele que o mundo oferece. Enquanto o cristão não experimentar uma transformação que dispense o conselho de um líder religioso ou de um psicólogo “cristão”, desligando-se totalmente do sistema da autoajuda, ele estará apenas praticando uma religião. Tem gente que afirma acreditar “num poder maior”, ou “no cara lá de cima”, mudando temporariamente suas emoções, mas isto não passa de pensamento positivo, do qual, aliás, as igrejas estão cheias.
A Bíblia não é um livro de ufanismo, mas de humilhação diante da perfeição absoluta de Deus, comparada à nossa miséria espiritual. O Espírito Santo habita no salvo para fazê-lo amar a Palavra Santa, convencendo-o do pecado, da justiça, do juízo e da necessidade de crescer na graça e no conhecimento de Cristo. Muitos pregadores que hoje ocupam os púlpitos das igrejas deveriam ser chamados “líderes do encorajamento” em vez de “homens de Deus”.

Do ordinário para o extraordinário - Enquanto não mudarmos do ordinário para o extraordinário em matéria de comportamento, não poderemos influenciar a família, os amigos e os vizinhos. Não adianta pregar o Evangelho sem viver o Evangelho. Precisamos nos comparar com os cristãos do Livro de Atos, os quais viveram um Cristianismo Robusto. Vamos ler Atos 3:1-9: E PEDRO e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus”.

        Vemos aqui os apóstolos agindo conforme haviam aprendido do Senhor. Eles haviam passado três anos em Sua presença, em absoluta dependência de Sua vontade; por isso, agiam em Seu Nome e  conforme a Sua vontade. Eles não estavam agindo conforme a chamada “Palavra da Fé”, decretando as coisas em o Nome de Cristo, ou pelo seu próprio poder de decretar. Ninguém pode agir contra os ensinos das Sagradas Escrituras, porque elas não podem ser anuladas. Conforme Paulo ensina em Gálatas 2:21, “não aniquilemos a graça de Deus”. A geração atual de crentes vive apelando ao poder do Espírito Santo, mas não age conforme os ensinos dEle, ou seja, o que Ele mesmo ensinou. Se os membros das igrejas praticassem de fato um Cristianismo Robusto, cidades inteiras seriam levadas a Cristo.
Descansando no Controle do Espírito Santo - É tempo de abandonar o Cristianismo imposto por organizações humanas. Estas levaram a igreja do Senhor a um ponto crítico, desde a virada do Século 20, com as novas versões e um frouxo estilo de vida. Paulo diz em Romanos 8:14: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”. Infelizmente, porém, os cristãos de hoje preferem ser guiados pelos terapeutas, pela TV e pela mídia em geral. Paulo diz ainda: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. (Romanos 14:17). Mas, os pregadores nunca pregam contra a gula, o consumismo e a inadimplência. Qualquer atividade espiritual que não esteja sob o controle do Espírito Santo jamais vai resultar no ganho de almas para Deus. Os pregadores modernos podem construir clubes sociais e religiosos, mas não chegam a construir o Reino de Deus na Terra.
Todo o resultado de uma pregação embasada nas novas versões da Bíblia pode ser apenas uma confusão causada pela falha humana. Quando os cristãos cessarem seus arroubos nos cultos, voltando-se para uma discreta adoração ao Senhor, sem gritarias, danças, coreografias e palmas, muitas almas serão atraídas à graça, pois o Espírito Santo não é de confusão. Não basta que uma pessoa levante a mão, atendendo ao apelo do pregador. Ela deve estar consciente de ser um pecador perdido, sem qualquer chance de salvação, a não ser que se renda a Cristo, confessando os seus pecados, e arrependendo-se destes, para entrar numa nova vida com Cristo. Porque “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

Joseph Chambers, William Grady/Mary Schultze, 15/02/2011.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .