Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

17 de junho de 2015

Razões porque discordo do lava pés protagonizado @hermesfernandes

Antes de qualquer coisa gostaria de ressaltar que este texto não visa atacar o Bispo Hermes Fernandes, o qual respeito. Ressalto também que a proposta deste artigo não é produzir ataques "ad hominem" a quem quer que seja, e sim à luz das Escrituras, manifestar a minha discordância quanto ao lava pés protagonizado pelo bispo da Igreja Reina.

Isto posto, penso que Hermes tenha até tido boa intenção em lavar os pés de pessoas de matizes, crenças e percepções diferentes, todavia, isso não o exime de erros crassos como:

1-) O lava pés protagonizado por Jesus foi destinado exclusivamente aos seus discípulos. Vale a pena ressaltar que Jesus não lavou os pés dos religiosos da época. Na  noite da última ceia, nosso Senhor não convocou à mesa da comunhão ninguém de toda Israel a não ser é claro, os seus discípulos.

2)  O Senhor Jesus ao lavar os pés dos discípulos o fez no intuito de que estes entendessem que entre eles não deveria existir conflitos, brigas ou discussões pela primazia "apostólica." Na última ceia nosso Senhor disse aos seus seguidores    de que assim como ele havia lavado seus  pés, eles deveriam  também lavar os pés uns aos outros. 

3-) Se Jesus achasse que a melhor forma de evangelizar e pregar o evangelho era lavar os pés dos pecadores, por que ele não o fez? Ora, como bem disse o pastor Ciro Zibordi, (leiaaqui)  o Senhor Jesus não saiu pelo mundo lavando os pés de todos os tipos de pecadores para demonstrar que os amava. Ele só lavou os pés de pessoas em uma única ocasião (Jo 13.1-15), e foram os pés dos discipulos.

4-) Pregar o evangelho é anunciar a verdade que o homem independente da nacionalidade, sexo, cor e raça é pecador, e que em virtude disso está condenado ao inferno, a não que Cristo o salve do engano dando-lhe vida Eterna. Ao lavar os pés de pessoas de fé e percepções diferentes, Hermes, relativizou a mensagem do Evangelho proclamando um cristianismo politicamente correto, bem como desprovido das verdades  como a necessidade do homem arrepender-se de seus pecados.  vale a pena ressaltar que o nosso Senhor não nos ensinou que devemos abrir mão da verdade para pregar uma mensagem suave, que agrade os pecadores. Ao lavar os pés de seus convidados o bispo da Igreja Reina em nome do "amor" omitiu verdades inquestionáveis a fé cristã.  Nosso redentor  foi claro em afirmar que a porta para a salvação é estreita (Mt 7.13,14) e que a salvação só é possível por intermédio dele, o que nos leva ao entendimento que é impossível evangelizar sem que estes pontos sejam proclamados.

5-) Ao lavar os pés de seus convidados Hermes promove um ato ecumênico. Ora, bem sei que todas as religiões devem ser respeitadas, não estou com isso fazendo apologia ao desrespeito religioso, todavia, cabe aos cristãos anunciar aos homens o Evangelho como ele é, convidando os pecadores ao arrependimento de seus pecados. Ao lavar os pés de seus convidados sem proclamar Cristo como Salvador, Hermes, fracassa na proclamação do Evangelho.

Por fim, rogo ao Senhor que abençoe o irmão Hermes trazendo sobre ele graça e sabedoria.

Renato Vargens

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .