Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

24 de janeiro de 2013

Carnaval, a festa da carne!



Eu não diria que o carnaval é uma festa idólatra, pois o carnaval difere de região para região. E são poucas as ocorrências em que o carnaval tem relação a algum ídolo ou algo do gênero.
Mas, há quem diga que carnaval significa “festa da carne”. Se é verdade isso, eu não sei. Pode ser que epistemologicamente falando, esse não seja o real significado da palavra carnaval. Até já ouvi dizer que a origem da palavra é egípcia e teoricamente significa "carrus navalis" e se trata de um carro cheio de oferendas para a deusa Isis. Mas não encontrei a fonte dessa afirmação e achei melhor não confiar. 
Na prática, podemos afirmar que o carnaval, na maioria das vezes, tem sido uma verdadeira festa da carne. Infelizmente.
O que era para ser apenas uma festa popular, tornou-se uma grande e esfarrapada desculpa para a libertinagem.
Não creio que esse seja um lugar saudável para um cristão.

Não sou contra nenhuma manifestação popular cultural, mas sou contra toda e qualquer forma de perversão. Pode ser que em outros tempos o carnaval tenha sido uma bela festa e pode ser que em algum lugar do mundo, ainda seja apenas isso, uma bela festa! Mas já não posso mais dizer isso dos carnavais paulista e carioca, por exemplo.

Ainda há beleza, ainda há arte, ainda há samba, mas misturado à tudo isso, também há a praticidade de se retirar o tapa sexo para que desejos carnais sejam imediatamente saciados. É uma pena, mas é assim e sendo assim, o melhor é não participarmos do que tem a aparência do mal.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .