"A maior prova de que Deus nos chamou, é a vontade de desistir. Não desista, você é escolhido (a) dele".
Jeferson Queiroz
Cedo aprendi que minha vida não teria blindagens; que minha caminhada seria difícil, íngreme, esburacada. Ainda na infância, vi meu pai fugir com outra mulher e minha mãe definhar aos poucos, cuidando de mim com quatros anos e minhas duas irmãs gêmeas de 1 mês.
No começo da fase adulta enterrei minha primeira filha que só viveu dois dias. Sentei calado diante do tribunal militar que julgou meu pai, vi minha irmã morrer nos meus braços de câncer e meu melhor amigo dar o ultimo soluço num grave acidente de carro provocado por um jovem de vinte anos embriagado, eu com as pernas presa nas ferragens pude apenas segurar nas pontas de seus dedos e dizer em rápidas palavras o quanto eu o amava e que sua amizade foi a melhor. Viver é uma aventura perigosa, eu sabia.
No mundo religioso não foi diferente, Na adolescência fui zombado e taxado de fanático, levei o primeiro pontapé, quando me expulsaram da Igreja devido a minha experiência pentecostal e sede de conhecer Deus. Depois que aportei nas Assembléias de Deus e ministérios que levam o nome de "igreja evangélica pentecostal" sofri antipatias e preconceitos por questionar as inúmeras proibições quanto a usos e costumes.
Cansei de ver minha mãe sair pedindo comida na rua de porta em porta e a igreja nunca foi lhe fazer uma visita ou mandar uma cesta básica que fosse. Chorei quando vi minha mãe ouvir de um pastor que ela não pode ficar na igreja se não é dizimista e que ele pouco se importa com os problemas dela. Realmente o pastor não tem culpa.
Que culpa tenho eu de ter nascido em uma família pobre ? Que culpa tenho eu se minha mãe só estudou até a 2º série primaria ? Que culpa tenho eu de ter nascido em uma família de nordestinos ? Que culpa tenho eu de ter tido um pai que nunca me deu um presente no dia das crianças ?
Três meses antes do meu casamento minha esposa foi seqüestrada, e levaram todo o dinheiro que passamos quatro anos juntando para comprar nossa casa. Trabalhei 5 anos numa empresa que faliu e que só depositou 4 meses do meu fundo de garantia. Não suportei ver a frieza como se noticiou o descaso de doentes nos corredores dos hospitais onde foi uma luta para conseguir uma vaguinha no corredor para colocar minha avó de 95 anos. Aos 25 anos parecia que tudo ia bem quando uma unidade do resgate encosta na frente da minha casa com minha esposa toda suja de sangue porque passou mal na rua e caiu dentro de um bueiro porque não tinha 1 real para um simples cachorro-quente.
Mesmo assim, não reclamo da sorte. Reconheço que outros sofreram muito mais do que eu. Nunca me indispus com Deus, porque o Soberano jamais prometeu a vida como um mar de almirante. Aliás, nossa jornada existencial mais se parece uma pororoca. Insisto, viver não é para aventureiros. Viver de verdade é pra quem tem intimidade com Deus.
Vez por outra, penso em desaparecer, sumir do mapa. Chegar ao aeroporto, pegar o primeiro vôo para o destino mais longe e, depois, seguir de ônibus até um vilarejo no alto de uma montanha. E lá, começar tudo de novo. Com certeza, meus acusadores perguntam com um sorriso mal disfarçado: "E por que ainda não fez"?
Sabe por quê ?
Porque até hoje o meu celular toca as 03h 30min da manhã com uma mãe desesperada com o filho que ainda não chegou. AS 03h40min toca novamente com um pai pedindo oração porque o filho está se debatendo e espumando pela boca.
Sabe porque não sumi ainda ?
Porque recebi um e-mail de um amigo que pede oração pelo pai que está num campo de refugiados no Congo.
Tem muito mais. Não vi todas as pessoas que quero, fiz poucas amizades, ainda quero brincar de bola com uma criança que recebeu um novo órgão.
Não sumi porque preciso varrer, lavar, engomar, podar e minha alma. Ainda não escrevi o meu melhor poema, ainda não arrumei a bagunça das minhas reflexões, ainda não apreendi a profundidade da obra de Bach, ainda não vi meus amigos de infância na igreja, ainda não li toda a obra de Shakespeare e nem ensinei minha filha a andar de bicicleta.
Não sumi Porque não consigo ficar sem chorar pelo lamento da criança presa ao trabalho escravo no Ceará. Porque não me conformo com as cruzes anônimas diante das covas rasas no Capão Redondo em São Paulo. Porque muita mentira me rodeia. Porque acumulo angústia e não durmo direito. Porque longe, eu me sentiria um traste. Porque não posso me omitir da arena da vida.
Porque não me conformo com as penitenciárias que pretendem passar como casas de recuperação para adolescentes.
Porque enquanto um menino for torturado, minha história se enrasca. Como fugir, se as florestas da Amazônia ardem? Como sumir, se meninas se prostituem nas estradas federais ? Porque eu carregaria no peito o olhar do ancião que hoje tentou vender balas no sinal de trânsito. Para onde ir ?
Porque ainda não consegui responder ao dever humano. Caso me encapsule, crio calos. Caso me proteja, anestesio a alma.
Sou complacente demais para tentar evadir, covarde demais para não querer ficar, cínico demais para não me re-significar. Como escapar para longe, se vivo confortável, com pouco suor na camisa? Porque a perplexidade dos náufragos e a impotência dos enfermeiros de asilo de doido, ainda não me levaram ao choro.
Porque eu tenho certeza que o cuco de qualquer relógio me lembraria que evitei olhar para a minha tibieza. Porque sem me angustiar, eu vegetaria. Porque sem as insônia, eu não passaria de um arquivo empoeirado. Porque sem me contorcer com o martelar injusto dos tribunais, eu me condenaria ao inferno.
Sim, já pensei em desistir, mas aos trancos e barrancos vou perseverar.
Ninguém se iluda, viver pode ser cruel, e essa percepção dói como uma agulhada. A gente sofre porque a dor do mundo não cabe no peito. Flagro-me gritando como minha mamãe quando a angústia lhe apertava: "Deus, até quando ?".
É muito mais cômodo esperar que a fortuna esteja de tocaia em alguma esquina. Quem ainda não fantasiou topar com a lâmpada do Aladim ? As religiões estão lotadas de gente que aguarda "uma grande bênção" que possa resolver todos os seus problemas.
Mortes e doenças, com felizes exceções, só chegam tardiamente. Talvez seja essa a razão porque a vasta maioria das pessoas não sabe lidar com os grandes dramas. Pouquíssimos se preparam para o "Dia Mau".
Não quero paralisar minha vida na expectativa de coisas ruins, não sou um pessimista mórbido, pois sei que nem tudo é tragédia.
Desejo também celebrar as mínimas alegrias da vida. Gosto de dormir cansado, de sonhar voando, de acordar tarde nos feriados, de correr na chuva, de comer chocolate, de comprar quebra-queixo em feira livre, de contar a história de Davi e Golias para as crianças da igreja, de derramar lágrimas pelo atleta que canta o hino nacional.
Sem pender para os extremos do otimismo ou do pessimismo, encaro a realidade crua da vida. Antecipo a dor da velhice, prevejo a perpetuidade cínica dos políticos e protesto contra a decadência comercial da religião. Mas não quero morrer tão cedo.
Decididamente, eu jamais me converteria à neurolingüística. Não alimento a alma de ilusões e não acredito que a maldade humana seja pontual - ela é sistêmica.
Nessa constante incoerência, sofro, danço, oro com angústia e teimo em pregar sobre a esperançam, mesmo sendo chingado e humilhado. Há momentos em que proponho que a humanidade assuma as rédeas da história, em outros, me humilho diante da Onipotente mão de Deus, pedindo que Ele tudo faça.
Sim, sou um poço de contradições e uma crise ambulante. Contudo, mesmo claudicante, peço que Deus me ajude a ser íntegro. Ainda triste. Espera ai, triste ? tristeza ? O que é tristeza ?
Tristeza ? é um pai no corredor do hospital pediátrico; uma filha com síndrome e paralitica; uma fila no começo do expediente da mina de carvão; um vestido de noiva na liquidação do brechó; um lamento de uma mãe nos escombros de um terremoto, um pai com um cabo de enchada procurando o filho nos restos que sobrou do furacão que passou.
Contudo, só o angustiado se re-inventa; só o inquieto arroja; Portanto, bem-aventurado o que luta; o que vive dependurado na palha da esperança; o que se inspira no olhar do Cordeiro.
Viva da melhor maneira possível.
Sempre andando corretamente de cabeça erguida, e não de cabeça baixa olhando pro chão.
Não esqueça que todos nós somos iguais aos olhos de Deus.
Erros todos cometem e temos a chance de poder concertar esse erro.
Ninguém é perfeito temos defeitos e também qualidades, e sempre temos que confiar em Deus e nas nossas decisões...
Procurar não julgar as pessoas, não agredir com palavras que as machucam... revidar não é a melhor solução e sim o caminho para o sofrimento.
Dignidade e caráter são exemplo de que todos deveriam ter, mas ninguém é perfeito.
Deus fez de você sua imagem, ele acredita em você ele sabe que você é capaz...
Acredite em você mesmo, a Bíblia diz que nos fins dos tempos apareceria falsos profetas e o amor de muitos esfriaria, a guerra e o sofrimento humano iriam aumentar.
Não posso saber tudo da vida, mas sei o que é, dificuldades, as lagrimas, as barreiras, muitos debocham, fazem piadas.
Siga em frente, se cair levante, levante quantas vezes for necessário ...
Vai doer, você vai chorar ! Desabafe, chore, grite, clame, ore. Cinta fraqueza, vontade de parar, é normal eu também cinto isso sempre. Mas não desista.
A maior prova de que Deus nos escolheu é a vontade de desistir.
Siga a sua felicidade corra atrás dela as horas passam, os dias passam e a gente envelhece.
Então não desanime, vá em busca do seu ideal ... Você é especial para Deus.
e ele quer que você seja feliz ... Muito feliz.
Jeferson
24 de agosto de 2009
Deus, você ainda está ai ?
Related Posts:
O que eu tenho em comum com o Super-ManEssa vai para os pregadores da famigerada teologia da prosperidade. Eles dizem que o crente não pode ficar enfermo, passar por algum tipo de dificuldade financeira ou até mesmo sofrer privações (para eles tudo isso é sinal de… Read More
Quem Deve Crescer? Quem Deve Diminuir?"É necessário que ele cresça e que eu diminua" (João 3:30).Eu sinto muito prazer, tu sabes, Senhor, em servi-lo comvisível fervor. Tu sabes como eu falo com empolgação em umclube de mulheres. Conheces meu entusiasmo quando pa… Read More
Deus, você ainda está ai ?"A maior prova de que Deus nos chamou, é a vontade de desistir. Não desista, você é escolhido (a) dele". Jeferson Queiroz Cedo aprendi que minha vida … Read More
Este Mundo: Parque de Diversões ou Campo de Batalha?Este Mundo: Parque de Diversões ou Campo de Batalha?As coisas não são para nós apenas aquilo que são, mas aquilo que julgamos que sejam. O que vale dizer que nossa atitude em re¬lação a elas em análise final, é mais important… Read More
CRENTE CHUCHU?“Vós sois o sal da terra. Mas se o sal for insípido, com que se há de salgar?” MT. 5.13.Creio que foi na revista Mensagem da Cruz que tinha como editor o inesquecível T. Hegre que tive a oportunidade de ler um excelente artig… Read More
0 comentários:
Postar um comentário
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.
(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.
“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .