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"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

15 de setembro de 2009

Estudo sobre Levítico

LEVÍTICO 1, Vers. 1-9

Vamos fazer uma revisão a fim de obter uma visão ampla dos passos que demos de um livro ao outro. Tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Gn - Os começos, as origens, a semente no jardim.

Rm - A verdade fundamental do Cristianismo. Como Deus pode receber pecadores e ainda assim permanecer santo e verdadeiro.

Êx - A saída. A Redenção pelo sangue de um cordeiro. Libertação do poder do Egito através da água do Mar Vermelho.

At - A saída. Os crentes foram separados deste mundo pelo sangue de Cristo. O poder de Satanás contra nós foi destruído (a menos que o Senhor o permita).

Lv - No deserto, Deus disse a Moisés para construir para Ele um tabernáculo onde Deus poderia ser adorado. Ele dá instruções sobre sacrifícios, ofertas, festas e, em geral, a adoração dada a Deus pelos sacerdotes. A adoração a Deus é o primeiro motivo de sermos salvos. Os oito primeiros capítulos nos falam de diferentes sacrifícios de animais. Cada oferenda é uma figura individual da obra de Cristo na cruz (exceto a oferta de manjares).

Capítulo 1 A oferta queimada. É uma figura da cruz de Cristo, como vista por Deus. Não de Cristo morrendo por nossos pecados. Ele se entregou completamente a Deus como sacrifício - Jo 13:31-32. O animal era completamente queimado (exceto a pele 7:3). É chamado de "oferta de aroma suave". A morte de Cristo para Deus foi a delícia de Deus Pai - Fp 2:9-10.

Lv 1:3,10,14 Três diferentes tipos de animais ou pássaros podiam ser oferecidos, dependendo da riqueza da pessoa que desejava trazer a oferta. Ele não era forçado a trazê-la. Nos dias do Antigo Testamento entre os Israelitas, quanto mais fiel era um homem, mais rico ele se tornava. (Quanto mais fiel e obediente um crente é à Palavra de Deus, mais ele a compreende. Não podemos entender as escrituras por nossa inteligência - 1 Co 1:21. É só através da consciência e do coração). Rm 10:10; 2 Co 4:6.

Lv 1:1 Nada era deixado para o sacerdote decidir. Era um caso de obediência. Todo crente hoje é um sacerdote - 1 Pd 2:5. Portanto este livro é uma instrução, fisicamente para eles, espiritualmente para nós. Possamos desejar aprender os significados.

Lv 1:3-9 A primeira seção nos fala de uma pessoa que trouxe um animal grande para a oferta queimada. Uma ilustração do crente hoje que entende bem que Cristo veio morrer para Deus em primeiro lugar. Ele entende que Deus agora encontra todo o seu prazer neste Homem... Jesus. Ele pode ser um crente velho, que cresceu neste conhecimento. Este é um aspecto da morte de Cristo. Na verdade, trata-se do aspecto de Deus. Não como aquele que levou o pecado aqui, mas que morreu para a glória de Deus. Há ricas recompensas para você se chegar a entender o que significa a oferta queimada.

Lv 1:4 Deus aceita esta oferta e transfere Sua aceitação do animal para a pessoa que a oferece. O que significa para nós é que Cristo foi aceito como Homem no céu. Somos aceitos nEle - Ef 1:6.

LEVÍTICO 1, Vers. 10-17

Lv 1:10-13 Uma figura de alguém que pode entender um pouco menos de Cristo como a oferta queimada. Repare um belo ponto... as mesmas palavras são ditas acerca desta oferta como foi da primeira. Compare o vers. 9 com o vers. 13. O que importa é o quanto estamos desfrutando do sacrifício de Cristo entregando-se a Si mesmo a Deus, não o quanto o entendemos. Deus fica igualmente grato com as três ofertas.

Lv 1:14-17 Uma pessoa que talvez tenha chegado recentemente ao conhecimento do Senhor como Salvador, entendendo muito pouco dos profundos significados do que Cristo é para Deus; todavia é feliz em conhecer mesmo que um pouco deste significado. Repare mais uma vez que Deus Se apraz até quando entendemos apenas um pouco desta grande verdade. O mesmo que nos versículos 9 e 13.

LEVÍTICO 2

Lv 2:1-3 A oferta de alimento ou "manjares" é bem diferente. Era uma oferta de comida. - geralmente de flor de farinha. Para Cristo ser um sacrifício perfeito para Deus, Ele precisou viver uma vida perfeita e sem pecado. A flor de farinha é uma figura da vida pura e uniforme de nosso bendito Senhor. O sacerdote podia tomar um punhado da farinha, derramar azeite e incenso sobre ela, e então queimá-la sobre o altar. O azeite é uma figura do Espírito Santo. O incenso, uma figura das graças, da bondade de Cristo. O Senhor Jesus "Se ofereceu a Si mesmo imaculado ("sem mancha") a Deus". Hb 9:14.

Lv 2:4-10 Uma variedade de tipo de ofertas de alimentos assados de diferentes maneiras. Cada um pode ser um aspecto diferente da vida do Senhor enquanto estava na terra. O forno pode ser uma figura dos sofrimentos intensos que Ele suportou no oculto (no forno).

Lv 2:5 Em uma frigideira. Aberta para todos poderem ver. Qualquer um que quisesse olhar poderia ter visto o bendito Senhor indo pelo país, sofrendo toda a oposição, insultos, dores entre seu povo.

Lv 2:6 Não importaria com que nível de detalhes viéssemos a olhar para a vida de Jesus nunca iríamos poder encontrar uma falta. Este bolo era quebrado em pequenos pedaços.

Lv 2:7 Na frigideira (caldeirão ou panela para cozinhar). Veja Hb 12:3. Como qualquer outro grande sofredor, Ele foi considerado pelo homem como se fosse um pecador (igual a qualquer outra pessoa) - Jo 9:24-25.

Lv 2:11 Algo que é bom esclarecer. Nenhuma oferenda aqui mencionada poderia conter qualquer fermento. O fermento é geralmente uma figura do mal (pecado). O mel é uma figura da belas coisas ou qualidades naturais das pessoas. As pessoas costumam dizer que se agirem com doçura ou bondade para com outros, isto se torna uma oferta a Deus. Aqui aprendemos que nenhum mel devia ser incluído. As coisas bonitas da vida não podem ser oferecidas a Deus como um sacrifício.

Lv 2:12-16 As primícias eram os primeiros frutos da estação que eram colhidos. Cristo é as Primícias da nova criação (Adão foi da primeira criação). 1 Co 15:23. Oferecemos Cristo a Deus, e Deus Pai fica contente quando o fazemos. É isto que é adoração.

LEVÍTICO 3

A oferta pacífica. A terceira e última das ofertas voluntárias. Trata-se de uma figura do gozo que Cristo sentiu ao ir para a cruz para a glória de Deus. Jo 17:4. E o gozo que todos os crentes podem compartilhar uns com os outros e com Deus da perfeita obra consumada na cruz. (O gozo do filho pródigo é um exemplo da oferta pacífica). As pessoas não precisavam trazer isso. Porém agradavam a Deus ao trazê-lo. Todas as três são chamadas de ofertas de "doce aroma". Doce para Deus porque elas O faziam pensar em Seu amado Filho que viria à terra (mais de mil anos depois). A oferta pacífica era diferente, uma vez que apenas parte dela era para ser queimada sobre o altar. Ela podia ser chamada de "oferta de comunhão", pois muitas pessoas participavam comendo dela. Deus tinha a Sua parte... a gordura, uma figura da excelência interior de Cristo - vers. 16. Aprenderemos mais do capítulo 7. Encontramos três grupos, vers. 1-5; 6-11 e 12-17. Três diferentes animais para o sacrifício, representando diferentes classes de crentes hoje que se regozijam em graus variados de comunhão com outros crentes e com Deus, nos gloriosos resultados da morte de Cristo sobre a cruz. Alguns crentes regozijam grandemente - você pode ver em seus rostos - são como o primeiro grupo. Alguns crentes compreendem menos disso. São como o segundo grupo. E menos ainda o terceiro grupo. Muitas pessoas pensam que Cristo morreu apenas por nossos pecados. Os capítulos 1, 2 e 3 nos têm mostrado que Deus foi honrado e glorificado e satisfeito com a morte de Seu Filho amado.

LEVÍTICO 4

A oferta pelo pecado. É bem similar à oferta pela transgressão que vem depois. São uma figura do aspecto da morte de Cristo que é mais facilmente compreendida pelas pessoas... Sua morte por pecadores. O sacrifício pelo pecado atende nossa necessidade - 1 Pd 2:24, 2 Co 5:21. Deus não pode simplesmente perdoar pecados. Eles precisam ter sido pagos. Quando aceitamos o Senhor Jesus como nosso Salvador, recebemos perdão de pecados, mas Ele pagou a pena - morte - por nós - Ef. 1:7. Você entende a diferença entre os três primeiros capítulos e este? Em sua seqüência no tempo, as ofertas pelo pecado e pela transgressão vêm primeiro pois precisamos estar salvos primeiro, mas o que concerne a Deus (as três primeiras ofertas) vem primeiro em grau de importância do ponto de vista de Deus. Primeiro Deus deve ser honrado.

Lv 4:2 Repare também a diferença, em como esta oferta deve ser feita. Repare que estes eram pecados de ignorância. Não havia sacrifícios para pecados deliberados. Um pensamento sério - Hb 10:26. Uma pessoa que se denomina Cristão deve prestar mais atenção se estiver deliberadamente se envolvendo com o pecado sem ter sua consciência afetada. Ele (ou ela) não poderia ter qualquer segurança de ser realmente um crente. Mais uma vez o capítulo é dividido em seções.

Lv 4:3-12 Tratava-se de uma séria ofensa se o sumo sacerdote pecasse. Neste caso, e no próximo (toda a congregação), se o sangue do sacrifício não fosse introduzido no santo lugar e colocado sobre o altar do incenso, a comunhão de toda a congregação com Deus seria interrompida. Quanto mais perto uma pessoa anda com Deus, mais sério é quando peca. Deus o tem como responsável - Lc 12:48.

Lv 4:13-21 As mesmas coisas deveriam ser feitas se toda a congregação descobrisse a existência de culpa por um determinado pecado.

Lv 4:22-35 Nestes dois casos envolvendo alguém menos importante, o sangue não era introduzido no tabernáculo, mas era colocado sobre as pontas de bronze do altar que estava fora. Aquele era o lugar para a pessoa encontrar-se com Deus individualmente. Portanto, neste capítulo, aprendemos que quanto mais verdade conhecemos, mais culpados somos pelo pecado que praticamos.

LEVÍTICO 5

Lv 5:1-13 Leia 1 Co 15:3. Cristo é Aquele que é nossa oferta pela transgressão. Aqui temos um diferente tipo de pecado. Por exemplo, quando você está trabalhando com um grupo de pessoas cuja conversa é imoral. Você é contaminado por isso, mesmo se não estiver participando com eles. No vers. 2 lemos de se tocar um corpo morto. Trata-se de uma figura de nos tornarmos impuros pelo contato com o mundo do qual Deus diz que é imundo. Tg 4:4 e 1 Jo 2:15-17.

Lv 5:14-19 Se um erro tiver sido cometido, seja para Deus ou para uma pessoa, então Deus e aquela pessoa deve ser ressarcido pelo erro. Ao fazer isto, uma oferta pela transgressão deve ser dada ao Senhor. É bom que nós entendamos isto, pois às vezes pensamos que se fizemos algo de errado para alguém, tudo o que é preciso é resolver a questão com a pessoa pelo mal feito e só. Mas às vezes nos esquecemos que esta má atitude nos tirou da comunhão com Deus. Devemos nos reconciliar com Ele também.

LEVÍTICO 6, Vers. 1-13

Lv 6:1-7 O assunto de ontem continua. Além de restaurar o dano causado a um vizinho era preciso acrescentar um quinto disso. Se aquelas pessoas deviam ser cuidadosas, quão mais cuidadosos devemos nós crentes ser! 2 Pd 3:11, 1 Pd 1:15.

Lv 6:8-13 Voltamos agora à oferta queimada. Estas "leis" descrevem como a oferta devia ser feita. Nesta oferta todo o sacrifício era queimado. Uma figura de Cristo entregando-Se completamente a Deus. Há dois pontos principais, (1) o fogo nunca devia se extinguir. Deus nunca Se esquece da obra que Cristo fez na cruz, mesmo se o Seu povo venha a dormir e a se esquecer do fogo que está aceso. (2) As cinzas sempre são um lembrete de que o fogo esteve ali. O fogo do juízo (castigo) caiu sobre nosso bendito Senhor Jesus, não deixando nada além de cinzas - a recordação de Sua morte.

LEVÍTICO 6, Vers. 14:30

Lv 6:14-23 A lei da oferta de Manjares. Um punhado de flor de farinha devia ser tomado pelo sacerdote das mãos do ofertante. Azeite (uma figura do poder do Espírito Santo) e incenso (uma figura das graças de nosso Senhor Jesus Cristo) eram colocados sobre a farinha e tudo era queimado no altar.

Lv 6:16-18 A parte que restasse era para o sacerdote (Aarão) e seus filhos. Cristo é nosso Sumo Sacerdote, e somos como os filhos de Aarão. Naqueles dias existia uma diferença entre os sacerdotes e o povo. Hoje, todo crente no Senhor Jesus é um sacerdote (1 Pd 2:5 e 9). Não há lugar para alguém se colocar entre os crentes e Deus, como por exemplo um ministro hoje. Isso é uma negação da verdade do Cristianismo. A Bíblia deixa bem claro - 1 Tm 2:5. Rabino, sacerdote ou ministro são coisas que os homens criaram. Trata-se de uma mistura das religiões Judaica e Cristã. E você não pode misturar as duas. O próprio Senhor estava ensinando isto em Mt 9:16-17. Deus dá um dom para cada pessoa, raramente dá dois dons, mas ministros devem possuir todos os dons (Ef 4:11).

Lv 6:24-30 Quanto cuidadosos os sacerdotes precisavam ser! Será que entendemos o quão cuidadosos devemos ser acerca das pequenas coisas que fazemos? O sacerdote tinha que comer esta oferta pelo pecado. Isto fala a nós crentes de um ponto muito importante... que quando outros crentes pecam, deveríamos ficar tão preocupados por eles como se nós mesmo tivéssemos pecado.

LEVÍTICO 7, Vers. 1-18

Lv 7:1-10 Algumas instruções interessantes acerca das ofertas do pecado e transgressão.

Lv 7:2 Repare a primeira parte... fazer algo a outro pode não ser considerado por nós como algo muito sério, mas aqui vemos que o sacrifício necessário para isto era morto no mesmo lugar da oferta queimada. Isto nos dá uma idéia da seriedade disso aos olhos de Deus. Então o sangue tinha que ser colocado no mesmo lugar!

Lv 7:3-5 Toda a gordura devia ser oferecida a Deus. A gordura... a parte interna, a parte não vista. A beleza, a amabilidade de Cristo tem valor para Deus.

Lv 7:7 Então o sacerdote que oferecia devia ficar com o que sobrasse. Cristo é o Sacerdote que fez a expiação. Foi Sua alegria oferecer-Se a Deus.

Lv 7:11-34 As leis da oferta Pacífica. Lembre-se de que trata-se de uma das ofertas de aroma suave... o prazer de Deus pela morte de Seu Filho e Seu compartilhar desse prazer conosco. Assim temos muito que refere-se ao Senhor, parte do sacrifício que ficava com o sacerdote, e o ofertante comendo o restante junto com seus amigos que estavam limpos.

Lv 7:12-18 O sacrifício devia ser comido no mesmo dia, em circunstâncias normais; ou no caso de uma oferta voluntária, devia ser comido no dia seguinte, mas não mais tarde. Aprendemos disso que o comer do sacrifício não deve ser separado do oferecer sobre o altar. Deus não nos permitirá separar a comunhão com Ele da obra na cruz.

No momento em que o poder do Espírito se vai, o poder da carne entra em ação.

LEVÍTICO 7, Vers. 19-38

Lv 7-19 "Qualquer que estiver limpo comerá dela". Naqueles dias uma pessoa era impura, por exemplo, se tivesse tocado um corpo morto. Para nós crentes isto seria uma figura de nossa amizade com pessoas mundanas (a pessoa não salva está morta) Ef 2:1-3. A comunhão com os incrédulos suja um crente - 2 Co 6:14. Mas não é para nos isolarmos deles. Em nosso versículo, a pessoa poderia comer do sacrifício com seus amigos que estivessem limpos. É fácil perceber que importa com quem temos comunhão.

Lv 7:22-27 A gordura e o sangue não deviam ser comidos. Eram somente para Deus.

Lv 7:30-34 O peito do sacrifício era para Aarão e seus filhos. O peito - uma figura do amor de Cristo. O ombro direito era para o sacerdote que tinha feito a oferta. O ombro - uma figura da força de Cristo. Amor e poder estão combinados nEle. Ele teve o Seu gozo em entregar-Se a Deus. Isto encerra o assunto das ofertas. Juntando tudo representam a perfeita, porém variada, obra de Cristo na cruz. O tempo que você gastar pensando sobre estas ofertas será ricamente recompensado. Deus não gastaria sete capítulos se o assunto não fosse importante. Nossos pecados fizeram a cruz algo necessário.

Contribuição Ed Zímerer

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