Ester 1
O nome de Deus não é mencionado nenhuma vez no livro! Deveria este livro estar na Bíblia? Mas espere até você lê-lo! Você encontrará a invisível mão de Deus em cada página, mas será preciso lê-lo cuidadosamente. É tudo verdade, pode ter certeza. Fala de uma época na história dos Judeus quando eles estavam cativos na Babilônia e cerca de 80 anos após a época de Daniel. Lembre-se, eles eram cativos (veja cap. 2, vers. 6) por terem se voltado à adoração de ídolos, razão pela qual Deus Se esconde. Mas Ele nos diz o que estava fazendo por eles por trás dos bastidores. Que Deus misericordioso. Podemos ficar a indagar por que este homem e Ester, sua jovem sobrinha, terem ficado naquele país distante, quando muitos Judeus tinham retornado a Jerusalém (Iremos ler deles em Esdras e Neemias). Eles certamente moravam em um lugar onde Deus não era conhecido.
Ester 1-2
Et 1:1-9 Que tremenda festa foi aquela. Mas bem típica daqueles dias de prosperidade. Deus permitiu que os Gentios crescessem em grande poder e riquezas.
Et 1:10-22 Como resultado da recusa da rainha em obedecer seu marido, ela perdeu sua coroa. Lembre-se de que esta história aconteceu em uma terra pagã.
Et 2:1-4 O rei está prestes a tomar outra esposa.
Et 2:5-7 Aqui somos apresentados a Mordecai e a Ester (o nome dela significa "Ficarei escondida"), que ele havia criado como sua filha. Ambos faziam parte dos cativos Judeus. Repare que Ester havia se conservado pura, ela era uma virgem.
Et 2:15 Ela não confiava em coisa alguma que fosse de sua própria escolha, mas deixava tudo nas mãos de Deus.
Et 2:20 Ela era submissa às instruções de Mordecai.
Et 2:21-23 Observe estes versículos e a história desse complô, pois ela forma uma parte muito importante da história que se seguirá. Que interessante é ver a maneira como Deus trabalha "atrás dos bastidores" dirigindo as coisas para a bênção do Seu povo.
Ester 3
Et 3:1-6 Hamã é exaltado com grande poder por Assuero. Ele tem grande prazer ao ver todos se curvando diante dele -- mas Mordecai, o Judeu, não se curvará. Embora o nome de Deus não seja mencionado neste livro de Ester, podemos ver que a Palavra de Deus era conhecida e obedecida. Os dez mandamentos (Êxodo 20:5) estavam sendo seguidos aqui, por mais que isso custasse. O crente obedece as leis de seu país. Mas quando essas leis entram em conflito com o que a Palavra de Deus diz, então ele obedece a Palavra.
Et 3:7-15 Hamã fica tão irado com isso, que ao invés de tentar se livrar de Mordecai, ele decide se livrar de todos os Judeus em todo o reino.
Et 3:8 Interessante este versículo. Os escritores modernos hoje afirmam que a Bíblia é só uma coleção de escritos de diversos povos. Repare no que diz este versículo, que nega completamente isso.
Et 3:15 Exatamente como o mundo de hoje. Senta-se para beber mas não sabe o que virá. Hamã pensava estar no controle -- mas espere só para ver!
Et 4:1-3 Mordecai está obviamente angustiado, e por um bom motivo; ele ama sua nação. Ele estava fazendo algo de muita coragem ao ir ao próprio portão do palácio vestido de saco, e chorar amargamente.
Et 4:4-8 A rainha Ester ouve falar de como Mordecai está vestido e de seu choro, e ela compartilha de sua dor. A princípio Ester tem medo, mas ela é lembrada de que sua própria vida também será tirada junto com a de todos os outros Judeus. Ela é também lembrada de que só chegou a ocupar o lugar de rainha para esse desafio especial. Repare mais uma vez seu desejo de se sujeitar ao conselho de seu primo. Ao ler este capítulo, repare nas sete coisas do primeiro versículo: (1) rasgou seus vestidos, (2) vestiu-se de saco, (3) clamou, (4) luto, (5) jejum, (6) choro e (7) lamentação. Veremos um contraste com essas coisas quando a história se desdobrar mais.
Ester 5
Os três dias de jejum haviam terminado, e Ester entra no palácio, nos aposentos do rei. Para sua alegria, ele estende o cetro e ela pode fazer seu pedido. Ela não conta logo de uma vez qual era sua intenção.
Et 5:9-14 Hamã chegou ao ponto mais alto da honra, e está muito orgulhoso disso. Mas Mordecai ainda assim não se curvará a ele. Hamã vai para casa e se gaba a todos os seus amigos de sua riqueza e honra, e termina falando de sua ira contra Mordecai. Até aqui tudo esteve contra os Judeus, e a favor de seus inimigos. Mas Deus tem o Seu olhar sobre o Seu povo e Ele ainda os amava, apesar de terem perdido todos os direitos de serem chamados de Seu povo, por causa de sua desobediência.
Et 5:13 Não importa quão bem as coisas vão para o incrédulo, nunca há uma alegria completa, como vemos aqui.
Et 5:14 Será que teríamos a coragem de Ester? Que mulher corajosa! Ela mostrou que Deus estava com ela?
Ester 6
Era muito mais do que um caso comum de uma noite sem dormir. Deus manteve o rei acordado.
Et 6:2-3 O rei pede a alguém para ler o diário de seu reino. Nele estava a história que vimos no final do capítulo 2. E foi visto que nenhuma recompensa de honra havia sido dada a Mordecai por ter salvo a vida do rei. Você enxerga a mão de Deus nesta grande história? Quem teria colocado o pensamento na cabeça do rei, de ler o antigo diário?
Et 6:4-11 Hamã é humilhado, e o odiado Mordecai é exaltado. É verdade hoje que em muitos países os Judeus têm sido odiados e perseguidos e mortos; poderia parecer que Deus não tem reparado nisso. Mas virá o dia quando Ele Se voltará outra vez para o Seu povo terreno (após termos sido levados para o céu).
Ester 7
Et 7:3-5 O rei ainda não sabe que Ester é uma Judia, e pergunta surpreso quem é que estaria ameaçando sua vida.
Et 7:6 Ela acusa Hamã. A rápida vingança cai sobre aquele homem arrogante, ardiloso e culpado. Tenhamos em mente, ao lermos esta história, que o Senhor está por detrás de tudo o que acontece (Provérbios 21, vers. 1; e Sl 73:19).
Ester 8
Os Judeus não apenas foram poupados da pena de morte que havia sido proclamada, mas foi escrito um novo decreto, dando aos Judeus liberdade para matar "quaisquer que viessem contra eles".
Et 8:15 Que mudança maravilhosa! Nada de vestidos de sacos e lágrimas, mas vestes reais e regozijo. E tudo isso veio sem depender de esforços dos Judeus, mas pela fiel mão do Senhor trabalhando por eles. Repare no contraste entre as últimas palavras de 3:15 e as últimas palavras deste versículo!
Et 8:16-17 Podemos compreender sua alegria, pois num dia eles estavam sob a sentença de morte, e no dia seguinte haviam sido libertados dela. Repare também que "muitos dos povos da terra se fizeram judeus". Que bom seria se muitas pessoas se voltassem para o Senhor hoje, e O recebessem como seu Salvador, tornando-se Cristãos.
Tínhamos apontado sete coisas tristes no capítulo 4:1. Aqui vemos o contraste; (1) luz, (2) gratidão, (3) alegria, (4) honra, (5) uma festa, (6) um bom dia, (7) descanso (9:17). Que perfeita descrição do incrédulo que se torna crente.
Ester 9
Et 9:1-11 O dia da vingança havia chegado, mas não caiu, como planejado, sobre os judeus, mas sobre seus inimigos. Até os dez filhos de Hamã são condenados à morte (lembre-se do que leu em Zacarias 12:8,9 sobre o futuro de Israel). As tribulações e problemas deste pobre mundo não serão resolvidas pelo evangelho, nem pelos esforços das pessoas, mas pelos juízos de Deus.
Et 9:30 Será que nossas cartas levam sempre "palavras de paz e verdade"? Deveriam.
Ester 10
Uma descrição da glória e honra de Mordecai. Sua história começa como um desconhecido Judeu, cativo na terra de um orgulhoso rei Gentio. Deus prometeu bênção para sua amada nação, os Judeus. E Ele cumprirá Sua promessa, apesar de já ter havido épocas quando eles foram mais odiados e perseguidos que qualquer outra raça. E ainda haverá épocas quando eles passarão por terrível tribulação. Mas no final brilharão em sua própria terra, abençoados pela própria fidelidade de Deus. Assim termina nossa história de Ester. Você já aprendeu seu significado em relação ao futuro de Israel? Tenha cuidado para não confundir esta história com o Cristianismo (não nos vingamos de nossos inimigos). Mas trata-se de uma figura do que irá acontecer com os inimigos de Israel no futuro. Deus irá usar Israel para castigar seus inimigos, que os odiaram e perseguiram. (Gaste um minuto para ler Zacarias 12:8-9 para ver isso).
Colaboração: Prof. Ed Zímerer
24 de agosto de 2009
Home »
Velho Testamento
» Livro de Ester (Literatura e Contexto)
Livro de Ester (Literatura e Contexto)
Related Posts:
Estudo sobre Genesis 3GÊNESIS 3 Uma das passagens mais tristes em toda a Palavra de Deus... a queda do homem, sua separação do Deus santo que o criou e o amou. Então vem o anúncio daquilo que Deus iria graciosamente prover num futuro distante, p… Read More
Estudo sobre EsdrasESDRAS 1 Cinco livros, embora nem todos estejam juntos na ordem dos Livros da Bíblia, nos falam de uma única época. Todos eles apontam para a época logo antes do Senhor Jesus vir ao mundo. Esdras, Neemias, Ageu, Zacarias e … Read More
Livro de Ester (Literatura e Contexto)Ester 1 O nome de Deus não é mencionado nenhuma vez no livro! Deveria este livro estar na Bíblia? Mas espere até você lê-lo! Você encontrará a invisível mão de Deus em cada página, mas será preciso lê-lo cuidadosamente. É t… Read More
Estudo sobre LevíticoLEVÍTICO 1, Vers. 1-9 Vamos fazer uma revisão a fim de obter uma visão ampla dos passos que demos de um livro ao outro. Tanto no Antigo como no Novo Testamento. Gn - Os começos, as origens, a semente no jardim. Rm - A verd… Read More
Ageu e ZacariasAGEU AGEU 1 Quando alguns Judeus voltaram a Jerusalém para estar onde o Senhor queria que todo o Israel estivesse. Ageu nos fala das coisas que o Senhor viu nos corações dessas mesmas pessoas nessa mesma época. Interessant… Read More
0 comentários:
Postar um comentário
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.
(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.
“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .