Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

22 de abril de 2010

O ENCAPETADO RICK JOYNER - PARTE I

rick-joyner.jpgRick Joyner é um dos "superprofetas" dos últimos tempos, refletindo a derrocada do Cristianismo nominal rumo ao engodo da Nova Era (1). Um cristão, bom conhecedor da Bíblia, vai achar muito difícil que os crentes cheguem a um ponto em que já não mais precisarão da Sagrada Escritura.

Contudo, existe um crescente grupo de "mestres", que se autodenominam apóstolos e profetas autoungidos, ensinando, ostensivamente, que a Bíblia se tornou obsoleta e, portanto, já não tem aplicação nos dias de hoje. Embora tais ensinos ainda não tenham chegado a uma ordem decisiva de "livrem-se da Bíblia", as "profecias e revelações" desses "mestres" são tratadas como novas, excitantes e sumamente necessárias para os dias atuais. Esses visionários promovem também um falso evangelho, com o autoengrandecimento e construção do seu império religioso. [N.T - Eles tentam ressuscitar  numa religião moderna o que o Catolicismo Romano fez na Idade Média]. Eles chegam a dizer que, algum dia, toda a riqueza do mundo passará às mãos da igreja.

Um exemplo da falta de consideração à Bíblia é o popular autor Tommy Tenney, o qual tem um passado no Unitarismo (2) e declara, acintosamente, em seu livro bestseller -"The God Chasers" : "Um verdadeiro caçador de Deus não se contenta apenas com a verdade ultrapassada, mas precisa de uma verdade presente. Os caçadores de Deus não se contentam em estudar apenas o que Deus fez. Eles estão ansiosos para ver o que Deus está fazendo". (3). Tommy emergiu como uma das celebridades notáveis, dentro do mundo carismático, tendo sido promovido pela revista "Charisma" e pelo Reavivamento de Pensacola.

Através desses homens, a Palavra de Deus é denegrida. Tommy a caracteriza como "páginas obsoletas sobre o que Deus fez". Deste modo, a eterna e infalível  Palavra de Deus é descartada pelos novos "apóstolos". Eles gostariam que isto fosse verdade e que  a Bíblia já não tivesse importância alguma em nossos dias. Às vezes, eles falam de maneira dobre e até exaltam a Bíblia, temendo alarmar os iludidos mais conservadores que os seguem. Mas, à medida em que vão exaltando suas "profecias e revelações", eles fazem com que a Bíblia se torne desinteressante, em comparação com as mesmas.

Qualquer leitura séria da I Timóteo 4 e II Timóteo 3 vai nos mostrar que é exatamente isto que deve ser esperado, nestes últimos dias. O único reavivamento a ser esperado não é o dos superapóstolos e profetas, mas o recrudescimento da heresia, do engodo e da confusão religiosa.

Estes pensamentos de minimizar a Bíblia e enaltecer as profecias humanas do Domínio têm sua origem nas heresias do Movimento Latter Rain, o qual se originou nos anos 1940 (4). As bizarras ideias deste movimento foram rejeitadas pela maioria do pensamento pentecostal, inclusive pelas
Assembleias de Deus; porém, hoje, muitos dos que haviam denunciado tais ensinos, agora estão abraçando-os. [N. T.
- Quanto maior for a apostasia, mais cedo virá o Anticristo, junto com a Grande Tribulação, antes da qual teremos o Senhor de volta, para nos arrebatar e, em seguida aos dias da Sua ira, Ele voltará glorioso para estabelecer o Seu Reino Milenar em JERUSALÉM].

 

Um aumento dos profetas

 

Rick Joyner, fundador e Diretor Executivo da MorningStar Publications & Ministries, na Carolina do Norte (EUA), é um dos mais ferrenhos proponentes das ideias de uma geração de "superprofetas e restauradores dos tempos finais". Ele diz que sua conversão ao Cristianismo aconteceu em 1971 e que, a partir desse tempo, ele obteve a capacidade de prever, com exatidão,  os acontecimentos futuros e, ocasionalmente, olhar as pessoas e conhecer detalhes sobre as mesmas ou chamadas espirituais sobre as suas vidas. (5). Ele se associou a outros autoproclamados profetas, como Paul Cain e Mike Bickle.

Apesar de sua "chamada profética", num ministério de tempo integral, Joyner reconhece que é um cristão "superficial em sua relação com o Senhor"  e que "a falta de intimidade  com Ele o tem levado a inclinar-se mais sobre as fórmulas e procedimentos essenciais à unção, do que aos essenciais para dar vida à verdade" (6).  Esta crise de  consciência o levou a abandonar o ministério, nos anos 1980, tempo em que ele se afastou do Senhor, até 1987, quando foi chamado de volta (segundo ele!!!), pelo próprio Senhor, com a palavra de que sua comissão seria dada a outro, caso ele não voltasse, imediatamente. (7).

Mais profecias do que Escritura

Joyner não deixa dúvida alguma sobre quando e onde a "voz do Senhor" está embasada na Escritura: "É típico de nossa mente ocidental desejar uma fórmula clara de como chegar a conhecer a voz do Senhor. Achamos que deve haver pelo menos um meio óbvio, como nas Escrituras. Muitos têm tentado lutar para afastar alguém da palavra, mas esta está ali.  A  única maneira de se obedecer  a voz do Senhor é a mesma pela qual a ovelha conhece a voz do seu pastor, pelo tempo passado em Sua presença"  (8).

Joyner também desrespeita a Bíblia, ensinando que a Escritura provê doutrinas; porém, é incapaz de prover sabedoria e conselho às nossas vidas diárias. Ele diz: "As Escrituras são usadas somente para prover doutrina, enquanto a voz do Senhor serve para nos dar a direção diária, bem como a revelação da estratégica vontade do Senhor. A Bíblia não nos dirige em algumas decisões mais importantes a serem tomadas, como, por exemplo, com quem devemos casar, qual a profissão que devemos escolher, etc."  (9).

Aqui, Joyner comprova sua ignorância bíblica. As epístolas nos dão todas as recomendações e principais direções para cada um dos simples aspectos de nossas vidas. Paulo foi claro ao escrever que "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra (2 Timóteo 3:16-17). O salmista registrou também uma verdade que todo aluno da EBD tem memorizado, conforme o Salmo 119:105: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho".

Joyner desencoraja os cristãos, ao minimizar a Reforma e encorajá-los a seguir "sonhos e visões" (11). Seu conselho é inútil, quando sugere que "... Muitas teologias protestantes e reformadas não só atrapalham, mas até proíbem que o cristão escute a voz de Deus. Essas teologias são levadas à extrema interpretação do moto principal da Reforma  'Sola Scriptura', a qual significa 'Somente a Escritura'". (12). Ele continua semeando a confusão, ao admitir: "Todos nós gostaríamos de ter uma fórmula básica para interpretar os sonhos, porém não existe sequer  uma".  Nenhuma? Isto soa tão mal como o antigo epigrama que diz: "Existem apenas duas maneiras de ajudar uma mulher, mas ninguém sabe quais são elas".

Segundo ele, Deus nos ajuda quando fechamos as pessoas dentro de dilemas impossíveis e lhes oferecemos "direção", sem qualquer mapa ou carta. No final, Joyner oferece uma situação delicada.

O Wilkes Journal Patriot, que é publicado três vezes por semana, em North Wilkes, Carolina do Norte, mostrou vários artigos de Joyner, e do seu ministério MorningStar, os quais proveram um insight sobre o ambiente e as atividades místicas de Joyner. Um desses artigos revelou:

"O MornignStar já comprou mais trezentas áreas na comunidade (Pores Knob, N.C.) transferindo o seu quartel general dali para Charlotte. Joyner e família se mudaram para uma casa  próxima ao cruzamento das estrada Price  e Broyhill, nos anos 1970, e existem planos para prover habitação para 40-50 famílias se mudando para junto do MorningStar... Joyner falou dos eventos que o levaram a se mudar para a Carolina do Norte... Um homem também teve um sonho que Joyner iria encontrar a estrela maior da equipe MorningStar... Rick Skaggs. Alguma semanas depois, Rick encontrou Skaggs... Ele está na equipe do MorningStar... Joyner disse sentir que Deus o estava levando a visitar a seção Pores Knob de Moravian Falls, o que ele fez em 1985... Joyner disse que sua atenção foi chamada, quando ele soube que Moravian Falls fora um centro de publicação jornalística na virada do século, e que um dos antigos jornais era chamado MorningStar " (14)

Compartilhando os lucros

Joyner ajudou no relançamento do telejornalista Jim Baker, falido e encarcerado. A revista "Charisma" registrou: "Jim Baker afirma já estar curado quase 100% da queda em PTL e sobre o seu subsequente fim da prisão, e agora deseja restaurar outros mestres que caíram, sofreram estresse ou foram queimados. Graças a uma doação de propriedade pelos ministérios MorningStar, de Rick Joyner, Baker e sua esposa Lory Beth vão conseguir esta chance. O ministério de Joyner doou uma loja de 17.000 metros quadrados em Charlotte, Carolina do Norte, para o ministério New Covenant Fellowship, de Baker, em Maio". (15).

Fiel ao moderno movimento profético, Joyner afirma que é dirigido por visões e revelações, bem como pelo próprio Jesus. Na introdução do seu livro "The Harvest"  (A Colheita), ele conta aos leitores: "Algumas das revelações vieram como 'visões abertas'. Essas visões eram visíveis e externas, como se eu as estivesse assistindo numa tela de cinema. Outras eram visões calmas e gentis, como se estivessem abertos os 'olhos do coração'. Agora, eu tenho sonhos e visões frequentes, repletos de simbolismo, exigindo interpretação, como a maioria das visões da Bíblia, porém não daquela maneira; muitos dos detalhes que vocês vão ler neste livro eu vi, de fato, em visões... Algumas das compreensões compartilhadas neste livro vieram de literais conversas com o Senhor. Não as recebi audivelmente, porém eram mais íntimas e reais do que tudo que eu havia antes conhecido". (16). Apesar disso, ironicamente, Joyner adverte sobre "O espírito mago". Ele identifica os magos como uma forma primitiva dos falsos profetas, os quais tentam se infiltrar no Corpo de Cristo. Em geral, eles têm uma aparência limpa e profissional, estabelecendo muitas vezes sua credibilidade e dando informações "proféticas", as quais eles conhecem, naturalmente (17). Joyner não é, assim tão naturalmente, um profeta, tanto que  a seguinte declaração foi feita ao natural: Nos passados anos 1990, Joyner saiu da linha, quando afirmou que "O Senhor começou finalmente a falar"  sobre o assunto. Conforme Joyner, Deus supostamente teria revelado que  "as maiores dificuldades virão do pânico gerado pela situação" e o Senhor lhe disse para observar o que os problemas do U2K vão causar no mundo natural, como reflexo dos problemas  que temos no Corpo de Cristo. (18).

Assim, conforme a revelação de Joyner, a igreja não teria problemas, desde que a U2K não fosse um evento.   Será que Deus Se enganou ou Joyner estava apenas pretendendo e especulando "ao natural"? No site da organização de Joyner, o MorningStar Bulletin  é apresentado como "uma publicação devotada à distribuição de palavras de estratégia profética, de sonhos e visões, os quais tenham programas críticos de data" (19). Muitos destes não passam de sermõezinhos transformados em palavras "proféticas".

A natureza vaga e generalizada das revelações de Joyner limita-se a uma porção de sua palavra "profética" para o Novo Zelo que se levantará na igreja da Nova Zelândia, em 1991: "Seu novo zelo é profético  - um novo zelo se levantará na igreja da Nova Zelândia. Este zelo para o Senhor e Seus propósitos vai ajudar a trazer a convicção mundial de Cristo sobre o seu espírito laodiceiano de mornidão... Seu zelo será um novo zelo". E vai por aí... (20).
Joyner oferece o gasto e falso clichê predominante entre os superstars carismáticos, como Benny Hinn e outros. Quando sua ignorância teológica ameaça aparecer, ou então suas profecias falham, ele diz a seu respeito: "Muito embora eu não tenha podido frequentar uma faculdade de jornalismo e nem um seminário bíblico, de qualquer forma, eu jamais trocaria a minha educação pela de nenhum outro. Como Paulo, eu posso dizer que eu não a recebi de homem algum"  (21). A Escritura previu estes autodeclarados  profetas e nos advertiu contra as suas falsidades. (Zacarias 13:4-5; Mateus 24:4-5). Entrementes, Joyner conserva para ele uma porta de fundos, quando sugere que "Os profetas do Novo Testamento são diferentes dos profetas do Velho Testamento, pois não são infalíveis como aqueles, estando sujeitos a cometer erros".  [N.T.
Eles imaginam Paulo cometendo erros em suas profecias sobre os últimos tempos, ao nos admoestar sobre estes trambiqueiros do evangelho!]. Joyner continua: "A verdade é que tudo é relativo, visto como depende da pessoa achar que o profeta está ou não está errado. Afinal, este é um caso de suposição subjetiva"  (22).

Joyner e seus confrades do moderno Movimento de Profetas criaram a mentira de que os profetas do Novo Testamento podem estar certos, às vezes, e errados, outras vezes. Aplicando a 1 Coríntios 14:29-b, "... e os outros julguem", eles afirmam que a mensagem precisa ser examinada e avaliada, dela retirando o que é bom e desprezando o resto. Isso mostra uma tremenda falta de compreensão do texto de Paulo sobre como devemos discernir entre os verdadeiros e os falsos profetas.

O professor de Novo Testamento, Thomas Edgar, afirma que não existem declarações diretas no NT que possam embasar o conceito de profeta falível e que a 1 Coríntios 14:29 diz: "Não está clara, em qualquer caso, como nesta [passagem] a indicação de que os profetas do NT sejam inferiores aos do VT, visto como toda a congregação de Israel também foi comandada a testar os seus  profetas (Deuteronômio 18:22)... A palavra "diakrino" não indica que exista tanto o bom como o mau profeta para ser examinado. Ela é sempre usada num contexto como este a fazer o julgamento entre duas pessoas, isto é, determinar quem está certo e quem está errado. A declaração de Cartum de que 'discernir' se refere à exata profecia, poderia significar que toda profecia seria verdadeira ou falsa. Não significaria examinar a boa e a má, considerando as partes boas como vindas de Deus e o profeta como verdadeiro. Isto contraria a prática bíblica...Ela não implica em que haja a má profecia no NT ou que o profeta verdadeiro possa entregar falsas profecias"  (23).

Mesmo assim, quando alguém toma a liberdade de julgar o profeta e sua mensagem, é logo taxado de "fariseu", ou coisa pior, como sendo "religioso" ou tendo parte com Jezabel.

Steve Cannon (1927 - 2009) mostra um tema recorrente nos escritos de Rick Joyner, um conceito chamado de "Os dois ministérios" (24). "Joyner descreve o segundo dos dois ministérios como 'buscadores de faltas', afirmando que esta é uma força destrutiva... Esta doutrina... é criada com o objetivo de intimidar qualquer pessoa que possa criticar e a pensar que, agindo desse modo, está operando sob o espírito de Satanás."

Joyner emprega também, incorretamente, a instrução de Jesus para confrontar um irmão que tenha pecado contra o outro (Mateus 18:15-17), afim de liquidar a possibilidade de alguém vir a questionar sua errônea doutrina (25). Seu uso de Mateus 18 (sempre fora do contexto) é uma tática que o PFO (conforme o Urban Dictionary) tem usado para os jornais, em vez de  ter sua doutrina exposta publicamente, o que não está, de fato, desejando que aconteça. Trata-se, evidentemente, de uma cortina de fumaça. Esses homens se escondem por trás de uma legião de "assistentes". O PFO usou exatamente esta tática, quando tentamos entrar em contato com Joyner, em 1999. Em Janeiro de 1999, o diretor do PFO, Steve Cannon, telefonou ao MorningStar Ministries, tentando uma entrevista com Rick Joyner. A chamada foi feita através de James Arquit, um dos assistentes de Joyner. Arquit ficou sabendo do objetivo da entrevista e logo informou que Joyner estava fora da cidade, naquele momento; que ele era um homem muito ocupado e que a melhor maneira de garantir uma entrevista seria enviar uma requisição por escrito. Isso foi feito pelo PFO, em 07/01/1999 (27) e duas semanas depois, o PFO deu um telefonema. Um ano e meio depois, quando este artigo foi publicado, ainda não havíamos recebido resposta alguma à nossa solicitação. [N.T. - Imaginem Jesus dizendo ao centurião que ele enviasse uma requisição por escrito para que o seu servo fosse curado e, somente depois da ressurreição é que Jesus fosse atender ao pedido do centurião, conforme Lucas 7:2-10].

 

Doutrinas diametralmente opostas

 

Embora a doutrina de Joyner siga um determinado modelo, observamos que, em muitos lugares, seus escritos e livros contradizem e minam a mesma. O que se pode imaginar é que sua declaração doutrinária seja apenas uma espessa cortina na janela e um subterfúgio, ou, quem sabe, uma prova de sua lealdade a um movimento [Reconstrucionismo] que prega a supremacia da igreja no mundo, afastando-se totalmente do estável e ortodoxo fundamento bíblico. Ele se comporta como um garotinho tocando notas musicais erradas junto com as notas certas. Sua trombeta está desafinada, dando "sonido incerto" (1 Coríntios 14:7-8). Se ele vivesse na era do Velho Testamento já teria sido apedrejado como falso profeta (Deuteronômio 13:1-5; 1:20-22).

 

Joyner promove, desbragadamente, suas

errôneas doutrinas, da seguinte maneira:

 

"Num breve futuro, a igreja não estará olhando com inveja, retroativamente, para a igreja primitiva, visto como, mesmo com grandes explosões daquele tempo, todos nós estaremos dizendo: 'guardamos o melhor vinho para este final'. Os tempos mais gloriosos de nossa história estão chegando agora. Os que haviam sonhado que um dia poderiam falar com Pedro e Paulo ficarão surpresos ao descobrir que todos eles estavam esperando para falarmos com eles. Todos vocês foram escolhidos para ver a colheita, o fruto das sementes que eles plantaram."  (28).

Joyner é tão ousado que chega a declarar que "as nações serão dominadas pelos apóstolos recém nomeados e que os milagres excederão até mesmo as mais espetaculares maravilhas bíblicas, levando todas as nações a reconhecerem Jesus... As aparições de anjos serão tão comuns que deixarão de ser relatadas como eventos importantes. O próprio Senhor vai aparecer nos concílios dos apóstolos e anciãos, a fim de lhes dar as diretrizes."  (29) [N.T. - Só se for o "outro Jesus"!] Hank Hanegraaf comenta as doutrinas de Joyner e lhe concedeu a estátua de "Líder do Falso Reavivamento". (30)

 

Atração pela Restauração

 

Joyner vive obcecado, principalmente, por duas atrações: a "Restauração Profética"  e a "Restauração Apostólica". Ele as explica assim:

"Uma nova onda de ministérios está para ser liberada com extraordinários dons proféticos. Outra, com o dom da revelação, os quais têm sido marginalizados em virtude da controvérsia ou de outros problemas, mas estão em vias de voltar, rapidamente... O ministério profético que inaugurou a era da igreja, no final será elevado, a fim de completá-lo. O Senhor está restaurando a autoridade apostólica à igreja e logo esta se tornará a maior ênfase. Haverá quase uma abertura geral à mesma, quando homens, com uma verdadeira autoridade apostólica e com um verdadeiro estilo de vida apostólico, assumirem a liderança". (31). [N.T. - Vai ser megalomaníaco assim nas Olimpíadas da China!]

Conspicuamente ausentes da agenda de Joyner estão os ensinos bíblicos sobre este assunto.  Não existe uma única Escritura que possa respaldar esta ilusão autosserviente. Paulo deixa claro (em Efésios 2:20) que a igreja foi edificada  "sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas [antigos], de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina". Ela é descrita como o "edifício de Deus" (1 Coríntios 3:9-10). Um edifício, especialmente a igreja do Senhor, não precisa de qualquer outro fundamento. Não existe Escritura alguma que possa respaldar esta megalomania imaginária de Joyner e seus confrades.

Joyner confirma que o seu livro  "A Prophetic Vision For The 21st Century"  foi o resultado final tanto de escutar o Senhor como de receber Suas visões e revelações. (32). Ele declara que o Senhor lhe disse: "Tenho permitido que você anteveja um pouco do futuro"  (33). [N.T. - Mas que "jesuszinho" camarada, hem?]

Em seguida, Joyner, sem tomar fôlego,  faz outra declaração: "No final da visão do meu livro "The Call" (A Chamada), eu vi, por um momento,  a glória de todas as eras"  (34).

Suas ideias da revelação contínua e da profecia apresentam uma chocante semelhança com a "revelação contínua" dos mórmons, conforme a definição dos jornalistas Richard e Joan Ostling: "A autoridade religiosa, no Mormonismo, inclui o conceito de revelação contínua, através do presidente em exercício da igreja, o qual ostenta os títulos de vidente, profeta e revelador. A doutrina mais antiga pode evoluir; contudo, um profeta anterior, mesmo tendo sido superado, não esteve errado." (35). [N.T. – Por causa de alguns cristãos dominionistas, visionários e fanáticos, os quais acreditam num mundo totalmente isento de pecado, com uma igreja perfeita e santa  predominando em toda parte, já existe em Amarillo, Texas,  um exército liquidando os pecadores e os locais de embriaguez e prostituição, segundo uma notícia recebida via Internet. Trata-se do exército de guerrilheiros do "pastor" David Grisham, o qual trabalha como segurança em uma fábrica de armas nucleares, e é o líder do Exército de Deus, o  "Repent Amarillo"].

 

Hermenêutica de Beisebol

 

Mesmo assim, Joyner não recebe suas mensagens diretamente, mas através de sinais e significações místicos, em todo tipo de coisas e lugares estranhos. Ele até imagina receber uma mensagem profética  num jogo de beisebol. Ele ensina despudoradamente:

"Na primavera de 1995, Bob Jones [N.T. - o falso profeta], meu amigo, contou a muitos de nós que o time de beisebol Atlanta Braves iria vencer o time World Series naquele ano, como uma mensagem para o povo americano. Esta profecia se cumpriu e continua sendo uma mensagem... Também é significativo que tenha sido David Justice quem acertou aquela bola. Ele é negro e espero que os jovens Davis negros se levantem para matar os Golias espirituais, que têm intimidado e detido os exércitos de Deus na América... Na primavera de 1996, Bob Jones recebeu uma palavra de que os Braves não iriam vencer novamente o World Series, naquele ano, e que isto seria uma mensagem. Quando me ofereceram bilhetes da World Series, para o Quinto Jogo de 1996, em Atlanta, eu sabia que o Senhor iria mostrar algo importante. E não fui decepcionado!"  (36).

          Não vamos continuar mostrando tanta tolice. Vocês podem imaginar Paulo antecipando uma predição espiritual sobre os vencedores nos jogos da Grécia? Será que ele se assentava durante os jogos corintianos, a fim de receber e discernir a verdade e a vontade de Deus, conforme esses magos ridículos estão fazendo, indagando qual a significação que um evento poderia ter? Joyner perverte completamente a profecia bíblica. A exclusiva mensagem para a América e para o mundo inteiro é reconhecer Jesus Cristo como o nosso grande Deus e Salvador, e a Escritura como Sua Palavra final... E não alguém que tenha vencido um jogo de beisebol.

 

Uma Guerra nada Civil

 

Um dos temas principais veiculado na apologética  "Newsletter Vanguard"  é a Guerra Civil. Em outro artigo intitulado "Rick Joyner, um Cristão Gnóstico", o autor Noel Richardson anula um dos temas principais de Joyner, escrevendo: "Sua obsessão é a 'Grande Guerra Civil Cristã', a futura guerra civil espiritual, a qual será travada entre o partido Azul e o Cinzento. Em seus sonhos e visões, o azul sempre representa a mente celestial, enquanto o cinzento representa os que vivem conforme o poder da mente mundana - conhecida como massa cinzenta. Este será um conflito entre os que talvez sejam cristãos genuínos, mas que vivem conforme suas mentes naturais e sabedoria humana, e aqueles que seguem o Espírito Santo". (The MorningStar Bulletin, maio 1996, p. 2) (37).

Os prognósticos de Joyner sobre uma próxima guerra civil cristã são muito variados. A publicação mais difundida sobre esta guerra aparece em seus livros "A Prophetic Vision for the 12st Century"  e "The Final Quest". (38).

O Jornal CNN resumiu sua intenção deste modo:

"As violentas imagens adotadas por Joyner parecem ser dirigidas, não contra os liberais na igreja, como deveríamos supor, mas contra os que não aceitam suas visões e profecias - os que se embasam exclusivamente na Palavra de Deus escrita" (39).  Desse modo, a barricada de Joyner não está erguida contra os que pregam heresias e falsos ensinos, mas contra os crentes bíblicos, que discordam de suas visões e revelações. Além do mais, em suas "colheitas" e "passeios pela montanha sagrada", Joyner "aprendeu"  e ensina que os demônios dirigem e governam os cristãos que pensam, raciocinam e discernem conforme a verdade bíblica (40). [N.T. Aqui em Terê, os "profetas" seguidores de Joyner, cujas igrejas até levam nomes como "Ceifa"  "Colheita", etc.,  iriam profetizar que Ronaldinho não irá mais a um bordel com garotos de programa e que ele vai ganhar, junto com o outro Ronaldo, o próximo jogo de futebol.]

Antigas heresias em novas embalagens

 

Os conceitos de Joyner não são apenas ideias reembaladas do famigerado movimento Latter Rain, mas têm raízes mais profundas. Embora o Movimento dos Apóstolos e Profetas seja considerado novo, na realidade ele é apenas um ressurgimento das heresias do Gnosticismo da época do Apóstolo Paulo, que ameaçavam a igreja primitiva. [N.T. - Satanás é bastante esperto para colocar uma cortina de fumaça sobre suas investidas contra a Palavra de Deus: "É assim que Deus disse?" (Gênesis 3:1). Para esses conspícuos "profetas" modernos, Deus se arrependeu de muita coisa que ditou na Palavra Dele e agora precisa restaurar alguns pontos da mesma. Por isso existe entre eles outro movimento - o da "Verdade Atual Restaurada"]. Paulo confrontou os homens (2 Coríntios 11) que se vangloriavam de ser superapóstolos. Frederick Dave Brunnev explica a situação, conforme ele acredita que Paulo a descreve na 2 Coríntios 11:5-15:

"Pela primeira vez, nesta carta, Paulo nomeia os novos evangelistas em Corinto: 'Porque penso que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos'. (verso 5). Eles se consideravam super-homens religiosos, mais elevados espiritualmente do que Paulo (e os outros), tanto na mensagem como no estilo de vida.  Segundo eles, Paulo fazia cristãos nominais e eles, no Espírito (falta algo nesta frase). Paulo exaltava um Messias crucificado [que mau gosto!], enquanto eles entregavam o "evangelho pleno" [ou "quadrangular"]. Eles consideravam Paulo e os outros como patéticos. Porém, o seu autodomínio não perdurou muito tempo" (41).

Brunnev prossegue: "Finalmente, Paulo explode contra os que o consideravam mundano, por imaginar que Deus agia nele quando estava fraco, tornando-o forte (2 Coríntios 12:9), sabendo que os que tentavam superá-lo não eram apenas superapóstolos, mas pseudo apóstolos. Eles eram desonestos em todas as suas doutrinas e práticas, disfarçando-se como apóstolos de Cristo". (2 Coríntios 11:13). (42).

Esses pseudo apóstolos pisoteavam e desconsideravam a Palavra de Deus, prometendo não apenas novas revelações como o domínio sobre o mundo não salvo, o que não passava de uma utopia. Eles afirmavam ser superiores a Paulo e aos profetas bíblicos.

No Concílio Apostólico de Anciãos e Profetas do atual Movimento, o qual aconteceu em 30/11/1999, doze profecias foram apresentadas, algumas tão confusas como as dos psíquicos da TV, ou dos tablóides de supermercados, referindo-se às enchentes e terremotos.  Presentes ao tal concílio estiveram: C. Peter Wagner, Cindy Jacobs, Dutch Sheets, Tommy Tenney, Mike Bickle e Jim Goll (outros membros não presentes, mas no concílio, eram Paul Cain, James Ryle, John e Paula Sanford, Bill Hammond (ou Hamon) e Gwen Shaw).

Um registro submetido pelo membro do concílio - Jim Goll - incluía: "Este mover de  Deus será tão poderoso que a igreja vai se reunir em estádios para adorar, tanto as igrejas de determinada região como algumas igrejas locais, as quais vão crescer de tal maneira que encherão estádios para os seus cultos de adoração e celebração... O Reino do Governo de Deus (sic) será estabelecido através da autoridade apostólica e profética nas cidades e nações... Veremos tremendas transferências de riquezas para o reino de Deus, através do ministério dos apóstolos de mercado, dos que têm unção apostólica para os negócios e outras áreas da sociedade". Quanta megalomania religiosa!  [N. T. - Ah! Então foi aqui que R. Paul Stevens se inspirou para escrever a sua "Espiritualidade de Mercado"?]  (43). Sem dúvida, estas são enganosas ilusões alimentadas por um visionário da fé cristã.

Não há dúvida alguma de que Joyner se alinha ao crescente coro dos que atacam e tentam destruir  a autoridade bíblica, desejando, inutilmente,  colocar-se acima da Palavra de Deus. Sua agenda parece ser esta: "Livrem-se da Escritura e da autoridade bíblica, pois algo novo e mais concreto chegou até nós." Eles fazem isto exaltando suas autoproclamadas "profecias" como o meio de  o cristão encontrar mais certamente a  verdade e a direção  para os dias de hoje.  Mesmo conseguindo andar algumas vezes conforme as Escrituras, isto parece ser apenas uma gratificação à sua agenda mais ampla.

A visão por Joyner declarada é a de que precisamos da revelação direta e da profecia, "a fim de podermos realizar a comissão dos últimos dias, na igreja"  (44). A igreja considerou a Escritura suficiente por 2.000 anos (2 Timóteo 3:16-17); porém, agora, ela já não se adequa à doutrina e prática, conforme esta nova mensagem. Temos agora uma nova "visão profética para o século 21"  mais atualizada e imediata, segundo Joyner, por ele entregue.

Para que se cansar lendo a Bíblia, quando temos homens com uma linha de condução direta para o céu? [N.T. – Antes, era o Vaticano quem possuía, com exclusividade,  esta empresa "aérea", através da confissão, da comunhão da hóstia e das indulgências. Agora, os "apóstolos e  profetas" da nova geração estão lhe fazendo enorme concorrência"]. (Mamie, na verdade, não é concorrência. Esses lobos estão é prestando um favor a Roma, divulgando o falso evangelho e trabalhando em prol da ICAR, oxente!!!)

Joyner reitera sua voz profética, em 1999, ao afirmar o que Ele fazia anteriormente:

"Tenho experimentado um considerável número de profecias em minha própria vida. Após minha conversão, em 1971, tenho conseguido, vez por outra, a habilidade de prever, com exatidão,  certos eventos futuros, mas não em sentido geral.  Posso também olhar as pessoas e conhecer detalhes a seu respeito, como os problemas que estão enfrentando ou as vocações espirituais em suas vidas" (45).

Aqui, Joyner se expressa, de verdade,  como um adivinho de jardim, o qual lê  folhas de chá, ou como um dos psíquicos em evidência. Em 1994, ele ofereceu mais um exemplo de suas profecias de "suposições": "Este grande movimento de oração vai resultar em avanços tão extraordinários para a igreja e para a libertação do mundo, que maior e mais poderosa vontade virá sobre a igreja, através da oração"... Até mesmo as escolas públicas nos Estados Unidos vão pedir que sejam feitas orações em suas salas de aula". (46). À moldura de tempo indefinido, acrescenta-se a aura do seu prognóstico.

Durante um hiato de tempo, as manhãs proféticas de Joyner diminuíram; porém, ele comunicou aos leitores a volta dessas revelações:

"Ora, depois de sete anos sem revelação alguma, tive uma experiência profética de três dias, na qual senti que o Senhor tentava me erguer em tudo que eu havia falhado. ... A partir de então, tenho recebido outras visões e revelações, as quais foram publicadas em meus livros 'The Final Quest' e 'The Call'... Mais que de repente, passei a conhecer mais detalhes sobre os eventos futuros, como se estes jorrassem de dentro de mim. Em tudo isso, tenho tentado determinar o chamado de Deus em minha vida e o Seu propósito para a Sua igreja"  (47).

Como é triste ver um líder cristão determinar  o chamado de Deus e o Seu propósito para a Sua igreja, fora da Sagrada Escritura. Tudo que Joyner declara poderia resultar de uma noite de insônia, de uma imaginação fértil; ou de Satanás ou espíritos enganadores, de fugas emocionais, de drogas, alucinações ou simplesmente de decepções. As emoções e experiências humanas nunca podem ser determinantes da verdade, visto como a Palavra de Deus é a única verdade. (João 8:32; 17:17; lemos em Romanos 10:17: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus".) [N.T. - Será que as alucinações religiosas de Joyner conseguem produzir alguma fé legítima?]

"The higher Life of Rick Joyner Chasing the Delusion of Power and Dominion". By G. Richard Fisher - Parte ITraduzida por Mary Schultze, em 29/03/2010 - www.maryschultze.com

Bibliografia:

1.Peter Glover, "Rick Joyner: Prophet of the New Christianity," CRN Journal, Issue 7, Winter 1999/2000, pg. 28.
2. Oneness theology is a heretical view of God, also called modalism or Sabellianism. This doctrine teaches that the Father, Son and Holy Spirit are not three distinct persons but rather only modes or manifestation of the one God. See further, "The Oneness Doctrine: Full Gospel or Fool Gospel?", The Quarterly Journal, Vol. 9, No. 3, pp. 1, 9-11.
3. Tommy Tenney, The God Chasers. Shippensburg, Pa.: Destiny Image, 1998, Introduction, italics in original.
4. See further, "The Latter Rain Movement — Showering Heresy on the Church for Nearly Fifty Years," The Quarterly Journal, Vol. 15, No. 2, pp. 4, 10-12.
5. Rick Joyner, The Harvest. New Kensington, Pa.: Whitaker House, 1989, pg. 7.
6. Ibid., pg. 8.
7. Ibid., pp. 8-9.
8. Rick Joyner, A Prophetic Vision for the 21st Century. Nashville: Nelson Publishers, 1999, pg. 75.
9. Ibid., pg. 79.
10. For a biblically based understanding of guidance in our daily lives, see Garry Friesen, Decision Making and the Will of God (Multnomah Publishers); James C. Petty, Step by Step (Presbyterian and Reformed Publishers); and Jay E. Adams, The Christian's Guide to Guidance (Timeless Texts). These books are all available through Personal Freedom Outreach (Saint Louis).
11. A Prophetic Vision for the 21st Century, op. cit., pg. 86.
12. Ibid., pg. 80.
13. Ibid., pg. 88.
14. Jule Hubbard, "Researchers Challenge Ministry Leaders," Wilkes Journal Patriot, Feb. 2, 1998, pg. 2.
15. Billy Bruce, "Jim Bakker Returns to Charlotte to Launch Ministry," Charisma, August 1999, pg. 17.
16. The Harvest, op. cit., pp. 9-10.
17. A Prophetic Vision for the 21st Century, op. cit., pp. 242-243.
18. Ibid., pp. 49, 52.
19. See web page:
http://www.morningstarministries.org/mspb.htm.
20. Rick Joyner, "A Word for New Zealand," reprinted from the MorningStar Journal on the web site of the New Zealand Revival Bulletin,
http://crash.ihug.co.nz/~revival/word.html.
21. A Prophetic Vision for the 21st Century, op. cit., pg. 73.
22. Ibid., pp. 140-141.
23. Thomas R. Edgar, Satisfied by the Promise of the Spirit. Grand Rapids, Mich.: Kregal Resources, 1996, pp. 80-81.
24. Joyner's "The Two Ministries" concept is found in several of his publications including The Harvest (pp. 207-209), A Prophetic Vision for the 21st Century (pp. 38-46) and on his ministry's web site.
25. See, for example, Rick Joyner, "The Two Ministries," MorningStar Journal, Vol. 1, No. 1.
26. See "Revisiting Public Criticism," The Quarterly Journal, Vol. 18, No. 1, pp. 2, 21-22.
27. Letter on file.
28. The Harvest, op. cit., pg. 26.
29. Ibid., pg. 33.
30. See Hank Hanegraaff, Counterfeit Revival. Dallas: Word Publishing, 1997, esp. pg. 128.
31. Rick Joyner, Mobilizing the Army of God. New Kensington, Pa.: Whitaker House, 1994, pp. 214-215.
32. A Prophetic Vision for the 21st Century, op. cit., pg. 10.
33. Ibid., pg. 9.
34. Ibid., pg. 15.
35. Richard and Joan Ostling, Mormon America. San Francisco: Harper San Francisco, 1999, pg. 72.
36. A Prophetic Vision for the 21st Century, op. cit., pp. 34-36.
37. Neil Richardson, "Rick Joyner: Christian Gnostic," Vanguard, September 1998, pg. 20.
38. A Prophetic Vision for the 21st Century, op. cit., pp. 178-191. Rick Joyner, The Final Quest. New Kensington, Pa.: Whitaker House, 1996, pp. 22-25.
39. "Rick Joyner: Prophet of the New Christianity," op. cit., pg. 29.
40. The Final Quest, op. cit., pp. 17-21.
41. Frederick Dale Bruner, A Theology of the Holy Spirit. Grand Rapids, Mich.: William B. Eerdmans Publisher, 1970, pg. 309.
42. Ibid.
43. Jim Goll, "Entering The New Millennium." Available from the End Time Prophetic Vision web site,
http://www.do-you-love-me.org/wsomers/enewmill.html.
44. A Prophetic Vision for the 21st Century, op. cit., pg. 3.
45. Ibid.
46. Mobilizing the Army of God, op. cit., pg. 211.
47. A Prophetic

Recebi da autora Mary Schultze via e-mail!

6 comentários:

  1. Leiam os escritos de Rick Joyner e pesquisem sobre sua vida e ministério, diretamente nas fontes geradas por ele, sem ter suas mentes "teleguiadas" por outras pessoas ou outros sites, e tirem suas próprias conclusões. Usem esse princípio para qualquer acusação ou difamação de um irmão em Cristo.

    ResponderExcluir
  2. MAIS IMPORTANTE DO QUE SER BÍBLICO É TER AMOR À VERDADE

    ResponderExcluir
  3. meu amigo, você claramente está com o discernimento muito, muito fora de sintonia, está abordando servos do Senhor no espírito totalmente errado. não tem idéia do engano e de como presume que o irmão rick e tenney ensinam enganos, enquanto na verdade são servos do Senhor e ensinam a palavra, ao menos o irmão rick, obras de quem leio mais. cuidado para não falecer como um fariseu e ser julgado como pedra de engano no fim. leia mais do irmão joyner, em português, www.portoesdacidade.blogspot.com. não há problema algum em abordar atualidades e procurar entender o reino de Deus no que está acontecendo no mundo, e crer que o reino virá. ele também prega o juízo final, a prestação de contas e a importância das Escrituras e da salvação em JESUS. a Bíblia precisa ganhar vida em você meu irmão, tua interpretação da letra está errada.

    ResponderExcluir
  4. Quem é Rick Joyner? Não faço a menor idéia. O que é o "Movimento Latter Rain"? Não sei. Quem são os outros pastores citados neste texto? Me desculpe, mas apenas nomes sem nenhum significado. O que recebi do Senhor é que Ele está levantando uma nova geração de profetas humildes e desconhecidos. Uma geração que contrasta com aquilo que queima no coração da geração moderna de evangelistas por vocação, ou seja, ser conhecido, reconhecido e ser amigo de pessoas “bem relacionadas” no meio “gospel”. Uma geração santa. Uma geração de servos de Cristo.

    Estes profetas serão responsáveis por cumprir as ordens do Senhor e silenciar as vozes mentirosas do meio da Igreja: “É preciso fazer com que eles parem de falar, pois estão atrapalhando famílias inteiras por ensinarem o que não devem, com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro" (Tito 1.11 - NTLH).

    Não tenha medo de ser um profeta de Deus. Mova-se em Deus profeticamente. O profeta está relacionado não somente aos acontecimentos futuros, mas também a revelação das coisas ocultas em geral. Ele deve interpretar o presente em analogia ao passado e dar orientações de Deus para garantir o futuro. Pois o futuro está condicionado ao alinhar, ao submeter de nossas vontades com as de Deus. Eliy Barbosa - http://eliybarbosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não existe profeto nenhum na atualidade, existe sim, Jesus cristo através do espírito Santo falando aos seus servos que o adoram em espírito e em verdade. Jesus disse: "O maior dentre vós será vosso servo"
    "E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado"(Mateus 22.11-12).
    Muitos se intulam profetas, para que profeta? se temos Jesus, espírito santo e Deus? deus fala através de sua palavra, leiam a bíblia, peçam discernimente para o espírito santo e não caem nas mentiras de profetas nenhum: Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes.
    Romanos 16:17-18

    Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
    2 Pedro 2:1

    Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
    1 João 4:1

    ResponderExcluir
  6. O profetismo do antigo testamento não tem nada a ver com o dom profético do novo testamento. O último profeta foi João Batista. O dom profético como ministério se caracteriza pela revelação da palavra, ou seja, "ministração da palavra".

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .