Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

19 de abril de 2010

PENITÊNCIA AOS CRISTÃOS

Papa Bento XVI pede que cristãos reconheça erros cometidos
 

     Em um sermão nesta quinta-feira, 15, o papa Bento 16 afirmou que é preciso que os cristãos façam penitência em meio aos ataques que a Igreja Católica tem enfrentado em todo o mundo. Apesar de o pontífice não ter se referido de forma direta aos casos de abusos sexuais cometidos por religiosos contra crianças, o sermão representou a primeira vez que ele se referiu às críticas à atitude negligente da mais alta hierarquia da Igreja Católica perante as denúncias sobre padres pedófilos. 

     Por causa da indignação provocada pela revelação de inúmeros casos de padres pedófilos na Igreja, o pontífice pediu aos cristãos que façam penitência e reconheçam os erros cometidos.

     "Nós cristãos nos últimos tempos temos evitado a palavra penitência, que parecia dura, mas agora, sob os ataques do mundo, que nos falam dos nossos pecados, vemos que poder fazer penitência é uma graça, vemos como é necessário fazer penitência", afirmou o papa durante uma cerimônia na Capela Paulina, no Vaticano.

     "Abrir-se ao perdão, preparar-se ao perdão, e se deixar transformar. A dor da penitência, isto é, da purificação e da transformação, essa dor é graça, porque é renovação, obra da Misericórdia divina."

     A inesperada homilia foi feita ante os membros da Comissão Bíblica e foi em boa parte improvisada. Bento 16 havia evitado falar dos escândalos durante a semana passada na Santa Sé.

     O pronunciamento foi interpretado como uma espécie de mea culpa do papa, explicou à AFP o vaticanista Bruno Bartoloni. "Não é uma declaração solene, mas uma espécie de mea culpa. O papa disse que sente profundamente toda essa tormenta, no coração", acrescentou.

      Ditaduras

     O papa falou sobre penitência ao refletir sobre a primazia da obediência a Deus, que concedeu a Pedro a liberdade de se opor ao Sinédrio, a corte suprema judia, que tinha a missão de administrar a justiça aplicando a Torá, a Lei de Moisés.

     "É preciso obedecer a Deus e não aos homens. A obediência a Deus dá a Pedro a liberdade de se opor à suprema instituição religiosa. Nos tempos modernos, teorizou-se a liberação do homem, inclusive da obediência a Deus, o homem seria livre, autônomo e nada mais. Mas isso é uma mentira, que a chamada autonomia não libera o homem", disse Bento 16.

     Na homilia o papa disse que, as "ditaduras nazista e marxista", que não podiam aceitar um Deus sobre o poder ideológico, não existem mais, mas há outras formas de ditaduras.

     "Hoje, graças a Deus, não vivemos em ditaduras, mas existem formas mais sutis de ditaduras, um conformismo que leva a agir como agem todos e pode ser uma verdadeira ditadura", afirmou.

       Sob pressão

     Bento 16 chegou a ser acuado pela imprensa alemã de ter acobertado um padre pedófilo quando era arcebispo de Munique. Também sofreu denúncias da imprensa americana de que teria se recusado a punir um padre acusado de abusos quando era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, antes de ser eleito pontífice, em 2005.

     As declarações do papa ocorrem três dias depois de o Vaticano ter publicado em seu site um guia de normas a serem seguidas em casos de acusações de abuso sexual contra sacerdotes.

     Embora as regras não sejam novas, a divulgação do texto reflete a determinação da Igreja Católica Romana de rebater as críticas de que sua reação aos escândalos de abusos sexuais vem sendo burocrática, sigilosa e defensiva.
 

Related Posts:

  • Desafiando GigantesEntrevistaCópias em DVD de "Desafiando Gigantes" já são vendidas em mais de 50 países e 14 línguas. Mais de 6.500 igrejas já utilizaram o filme como forma de evangelismo.Nunca desista. Nunca volte atrás. Nunca perca a fé. Ess… Read More
  • Você sabia?O estilo e a forma da música gospel (Corinhos evangélicos) surgiu no final do século XIX. Ira Sankey, considerado o pai da música gospel, um cantor e compositor de renome que galgou a fama ao lado do missionário D. L Moody. S… Read More
  • UMA VIDA SEM SENTIDO?“Não vejo por que continuar vivendo; que sentido a vida tem? Por isso, coloco fim à minha vida.” Assim se despediu um jovem estudante antes de se matar.É desesperador perguntar pelo sentido da vida e não encontrar resposta. P… Read More
  • "Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo." João 21.17 "Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo." João 21.17Jesus também ajuda os desqualificados, quer dizer, aqueles que se sentem jogados no caminho da morte. Pedro foi um destes desqualificados. Ele havia… Read More
  • Dan Brown, o ‘advogado’ da Maçonaria Confira as palavras de Dan Brown ao Fantástico. Escritor é considerado uma afronta a fé cristã Um dos 'melhores' contadores de história do mundo dedica seu novo livro a uma religião secreta rodeada de polêmicas. O Fantás… Read More

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .