Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

15 de abril de 2010

É pecado julgar? O senso crítico e a Fé.

 
Existe um discurso politicamente correto que flui honrosamente da boca daqueles que geralmente odeiam a confrontação: "Vou à igreja, assisto o 'meu' culto, volto pra casa e não falo mal da vida de ninguém. Acho que se cada um cuidasse de sua própria vida e deixasse esse negócio de criticar o que é dito na igreja, nós teríamos uma igreja bem melhor." Gente assim, dificilmente tem um senso crítico a respeito de sua fé. Não sabe porque crê. Não sabe no que crê. Contenta-se com uma fé cega, surda e muda. Afinal, dizem os tais, ai daquele que tocar nos ungidos do Senhor. Esquecem-se porém, que, diferente do Antigo Testamento, todos fomos ungidos na Nova Aliança: "Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento (...). Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês (...)" I Jo. 2.20,27

Estamos testemunhando um tempo histórico, onde os crentes seguem à risca tudo aquilo que lhes é dito a partir de um púlpito, sem titubear (claro, desde que isso não conflite com todas as bênçãos que Ele tem guardado em sua cartola mágica). Não sei o que é pior, vender aos crentes a bênção em forma de amuletos dos mais esdrúxulos comprá-la! Será que ainda existem crentes que não entenderam que o que Jesus condenou foi o julgamento hipócrita, e não o julgar em si (Mt. 7.1-6)? Será que nunca estaremos prontos para tirar o cisco do olho de nosso irmão? Será que Jesus não foi o suficientemente claro ao dizer que depois de tirarmos a viga de nossos olhos estaríamos aptos para exercer o julgamento? Ouso propor uma resposta:

"O descaso do povo para com a Palavra continuará sustentando muitas mentiras, heresias

e agressões à alma."

Ah... que falta fazem os bereanos! O livro de Atos não poupa elogios quando diz que eles "eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo." (At. 17.11). Jesus disse: "Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos!" (Jo. 7.24). Disse também: "Por que vocês não julgam por si mesmos o que é justo?" (Lc. 12.57). O Apóstolo Paulo também não deixou margem para dúvidas quando disse: "Estou falando a pessoas sensatas; julguem vocês mesmos o que estou dizendo." (I Co. 10.15).

Há ainda aqueles mais pacificadores que, mansamente, nos lembram: "...ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom!" (I Te. 5.21). O problema nesse caso é, como diria meu professor Franco Júnior : "O que é bom?". Afinal, como já disse aqui, o ruim não é receber e-mails criticando meus posicionamentos, o ruim é receber respostas baseadas na achologia. E convenhamos: esse é o parâmetro utilizado pela maioria dos crentes hoje em dia. Não! Mil vezes não! A Bíblia é o nosso referencial.

E mais: não me importa quantos milhões de CDs vendeu o camarada que inventou a fábula de um Zaqueu que consegue chamar a atenção de Jesus - a Bíblia não diz isso. Não me importa o brilho reluzente do troféu da moça que quer te colocar no palco e humilhar os seus irmãos, a Bíblia não diz que será assim. Também pouco me importa se hoje é 9/9/2009 ou 10/10/2010, a sua bênção não custa R$ 900,00, nem custará R$ 10.000,00 no ano que vem, a Bíblia não respalda isso. Por fim, não me importa quem "profetizou", nenhuma arca vai proteger a minha casa, mesmo com anjinho e tudo. A Bíblia diz que "...se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda." (Sl. 127.1)

Que Deus levante mais bereanos. Gente que duvida, que critica, que denuncia. Gente que pinta a cara, mas não é palhaço! Homens e mulheres que não tenham medo da verdade, custe o que custar. Só assim a igreja evangélica brasileira voltará ao caminho da verdade, afinal, para esse, não há atalhos. Deus nos guarde dos lobos!
 
 
 Autor: L. Rogério
Autor do livro "Adoração para Anônimos" (Editora Reflexão), L. Rogério tem ministrado nas áreas de adoração, apologética, liderança, família, entre outras. Seu ministério consiste em encorajar a igreja a um relacionamento íntimo e autêntico com Deus. Casado com Dany Miranda, que faz parte ativamente de seu ministério, já ministrou em diversas igrejas no Brasil e nos Estados Unidos. É fundador do projeto "Escola de Adoração" em SP que reúne todos os anos diversos músicos, cantores e palestrantes comprometidos com o Reino.
 
 
Postou: Wagner Lemos que faz das palavras do autor as dele! O que vale é o que está na bliblia.
Espero que com esse artigos os "analfabetos biblicos" parem de me mandar e-mails usando versiculos isolados totalmente fora do contexto. E que ainda acha que vou responder!
 
Que Deus levante Bereianos..... E tire a venda dos olhos de muitos...

Related Posts:

  • Xiiiiiii Isso é macumba. Cristo só poderá quebrá-la depois de 07anos.Foi exatamente isso que uma irmã em Cristo ouviu de uma pastora de uma igreja neopentecostal. Ao procurar ajuda em virtude de um problema conjugal, ela foi desencorajada por sua líder espiritual a não continuar insistindo na … Read More
  • A conversão de Lutero Ainda que, como monge, eu levasse uma vida irrepreensível, sentia que era um pecador perante Deus, e tinha uma consciência extremamente perturbada. Não podia acreditar que Deus era aplacado com as satisfações que eu lhe dava… Read More
  • A pedidos: Convites para o novo orkut Recebi inumeros e-mails me pedindo um convite para o novo orkut. Acabei de receber um e me cadastrei, nos próximos dias está disponivel o convite para convidar novos amigos. O google tem uma limitação, mais depois… Read More
  • Julgar?“Ungido”, capciosa palavra que vez por outra se ouve, no sentido de se afirmar sobre um denominadopastor ou profeta ou apóstolo; tentam uma auto exaltação, como “ungidos de Deus”; e em geral, para expressa… Read More
  • SAIA FORA DA TEORIA DA PROSPERIDADE  SAIA FORA DA TEORIA DA PROSPERIDADEO número de evangélicos tem aumentado muito no Brasil, porém o número de adoradores do senhor tem diminuído. O fato é que muitas igrejas já entenderam a forma de atrair a atenção dos … Read More

2 comentários:

  1. Engraçado, até agora ninguém apareceu por aqui para atacar o autor do texto e lançar profetadas conta ele... Bem, se a maioria do povo que ler este texto for de pessoas que ainda não tiveram um encontro real com Cristo Jesus e que estão prestes a entregar suas vidas a Ele, amém! Tenho certeza de que o texto será usado por Deus para a transformação de muitas dessas vidas.

    ResponderExcluir
  2. As sinagogas modernas, como as antigas, não tem espaço para bereanos. Obrigado Senhor pelos montes.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .