Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

17 de setembro de 2009

Igreja Maradoniana: endeusamento humano e zombaria do evangelho


igreja-maradonianaFundada em Rosário, na Argentina, em 1998, a Igreja Maradoniana já conta com dezesseis mil seguidores no Brasil. Tudo começou na madrugada de 30 de outubro daquele ano, quando dois amigos se encontraram: o jornalista Hernan Amez e seu amigo Hector Campomar. Um olhou para o outro e disse: “Feliz Natal!”, numa alusão ao aniversário de Maradona, o maior jogador de futebol argentino — para muitos, o melhor do mundo.
Essa brincadeira escarnecedora evoluiu para uma ideia que a dupla chamou de mágica. Convidaram outro amigo e fanático por Maradona, Alejandro Verón, e juntos resolveram fundar a Igreja Maradoniana. Desde então, para esses zombeteiros, o calendário passou a ser dividido em a.M. e d.M., isto é, antes e depois de Maradona. Nesse caso, estamos hoje no ano 49 d.M.
Todos os anos, desde 1998, os seguidores de Maradona festejam o seu Natal, a 30 de outubro, e o que chamam de Páscoa, a 22 de junho, numa referência ao gol que consideram milagroso contra a Inglaterra, na Copa de 1986, quando o jogador driblou vários adversários. No mesmo jogo, o craque argentino fez um gol com a mão e respondeu aos jornalistas, após a partida, cinicamente: “Gol com a mão? Foi a mão de Deus”.
No lugar onde os maradonianos se reúnem há um altar ao seu ídolo, onde os sacerdotes, com trajes similares aos dos padres católicos, acendem velas. Além disso, há uma bola “ensanguentada”, com uma coroa de espinhos, como se vê na foto acima. Numa entrevista ao jornal Lance!, o fundador do movimento afirmou que é possível ser católico e maradoniano, pois um é o deus do coração, e o outro da razão, numa demonstração de que não está brincando quando endeusa o ex-jogador. E concluiu: “Não queremos mudá-lo, o adoramos como ele é”.
Zombando do cristianismo e idolatrando Maradona, o maradonianismo já conta com cem mil seguidores pelo mundo. Desse número, como já mencionei, mais de quinze por cento são brasileiros, entre eles alguns famosos, como: Ronaldinho Gaúcho, Deco (que atua pela Seleção de Portugal) e o ex-jogador Careca (grande amigo de Maradona). Este declarou, endeusando o atual técnico da Seleção Argentina: “Ele é mesmo um Deus. É a maneira do povo retribuir tudo o que ele já fez pela Argentina, e mostrar sua admiração. Sou um desses admiradores também” (Lance!, 4 de setembro de 2009, p.26).
Sei que, para muitos, tudo isso não passa de uma brincadeira. Mas, como diz a Palavra do Senhor, “Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7).

Related Posts:

  • CASAL DE MÓRMONS SE LIBERTA E REVELA SEGREDOS DA SEITA Eram duas horas da manhã, quando Dennis Higley, pertencente à sexta geração de Mórmons, estava se aproximando de uma descoberta que iria destruir suas ilusões de uma vida inteira. Sua esposa, Rauni, havia-lhe dito que já n… Read More
  • Afirmam ser Jesus Cristo Eles são muitos, eles são doidos e, pior, eles têm mais followers do que você no Twitter.Esses homens não “sentiram a presença” e não acham que “ele vive”, eles simplesmente SÃO Jesus. Ou pelo menos creem nisso.Aqui está … Read More
  • Apostolo Estevam e suas bençãos financeiras... (para variar..)Neste sábado (4) de dezembro, o apóstolo Estevam Hernandes ministrou sobre a oferta que abençoa o futuro durante a ceia de oficiais do mês de dezembro. Ele leu o texto que está em 2ª Crônicas 15.1-19.h Veja a seguir as bênç… Read More
  • Algumas frases do *Pastô* Adauto Lourenço 1. "Os dinossauros e os seres humanos foram contemporâneos... Nós temos provas disso". Pastor Adauto Lourenço... 2. "Existem razões para crer que os dinossauros viveram até alguns séculos atrás... O SÉCULO XX, por exemp… Read More
  • HO! HO! HO! - FELIZ NATAL ÀS SEITAS Inicialmente, quero dizer que não permito que o espírito de Natal me contagie, pois ele não é cristão, mas usa a imagem de Jesus Cristo como pano de fundo para suas vendas. É uma festa comercial, que de Cristo nã tem nada. T… Read More

1 comentários:

  1. Perbebe-se claramente que se trata dum fã-clube onde o culto a Maradona chega ao absurdo status de religião. Se a moda pegar na música gospel, é capaz de surgirem igrejas anapaulavaladonianas, alinebarrianas, regisdanesianas, e por aí vai! "Não terás outros deuses diante de mim" (Êxodo 20:3).

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .