Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

2 de agosto de 2012

“Mesmo sem entender” Thalles Roberto, Livrai-o do Mal, Amém!




 




Quando escrevi Uma breve crítica sobre a música de Thalles Roberto elencando postos negativos e positivos de seu sucesso recente e prevendo algumas possibilidades futuras, lembro que fui taxado por muitos de perseguidor do cara e até de hostilizador de música evangélica. Se fui mal interpretado e não edifiquei, não era essa a minha intenção. E definitivamente agora também não é.
Eu até hoje ainda escuto algumas canções de Thalles. É uma boa música. Assim como ouço qualquer tipo de música evangélica e/ou secular que considere boa aos meus ouvidos. Portanto, espero que diante das minhas proposições a seguir não confundamos nariz de porco com tomada de energia. Combinados?
Fazendo jus a questão, naquele texto deixei clara a singularidade de Thalles, o carisma de sua pessoa, a espontaneidade, o testemunho, e a sua notável musicalidade. Mas lembro que registrei no final a seguinte frase: “Oro para que ele não aprenda os maus costumes dos seus parceiros do mundo gospel, (e) não se perca em suas convicções…”. Na verdade, eu estava (e continuo) levando em consideração algo para além da música e do sucesso: a importância da cosmovisão.
Thalles Roberto sendo ungido pastor com direito a benção do Bispo Estevam Hernandes.No início da “febre” de Thalles imaginei que este ficaria apenas com sua contribuição musical, compondo, e saindo pelo mundo a fora edificando vidas. Mas não. Não foi só isso! Sabe aquela bomba atômica com seus três metros de comprimento? Era Thalles antes de explodir. Mas agora o cara já bombou e assim como Hiroshima foi inundada, o ‘Brasil gospel’ parece estar a cantar “Deus da minha vida, fica comigo”!
Nos bastidores da fama costuma-se falar: “hoje o momento é de A ou B”, porém, não há dúvidas de que hoje o momento é dele, só dele. Thalles estourou nas rádios, invadiu os cultos das mais variadas igrejas tendo suas canções na ponta da língua dos fiéis, empestou sua agenda de shows, começou a lotar as casas de eventos das principais cidades do Brasil e a voar para as suas turnês pelo exterior, inclusive Japão. Com suas máximas “Sejam cheios do Espírito Santo”, “Eu sou dos 3” e até com novos clichês como “Dança com Jesus”, “Abraça o Espírito Santo”, somados ao seu visual Black Power e muita emoção em palco, Thalles foi construindo a sua cara, sua marca.
Não sei quanto custa atualmente uma “ministração” (como chamam os mais otimistas) dele, apenas sei que quando esteve em João Pessoa-PB fazendo um show com outro cantor famoso, o ingresso ficou em torno dos 50,00 Reais, inteira, e 25,00 Reais, estudante. Certamente ao lotar um clube com 5 mil “adoradores’ deve levantar numa só noite algo perto de 200.000,00, o suficiente pra pagar as passagens aéreas, os músicos, fazer a feira do mês e ainda ofertar na causa missionária – não estou certo?
Thalles foi prosseguindo… E eu cantando um trecho bem legal de sua canção: “mesmo sem entender, mesmo sem entender…”. Sem entender realmente fiquei ao vê-lo sendo ungido pastor. Mas, logo me recordei de que é uma tendência dos cantores do gospel. Infelizmente, na maioria desses casos, ao que noto, tornam-se “pastores” sem preparo teológico, infectados por pregações cheias de clichês, teologia esquisita e sem vocação alguma para cuidar de ovelhas – em boa parte dos ministérios são “astros-pastores” cheios de drama interior por se sentirem idolatrados por fãs e não saberem lidar com um “ministério estranho” recheado de “fugas” em shows pelas portas dos fundos, assédios de paparazzi, e uma constante sensação de imagem mercadológica em si. Em muitas destas situações, no lugar de lágrimas no púlpito o que eles mais se acostumaram é com suor em camarim no fim de cada apresentação.
“Mesmo sem entender”, o que mais me chamou atenção recentemente em Thalles foi perceber sua constante “ministração” em eventos de forte vertente neopentecostal. Desta feita, o que mais temia advir quanto a sua cosmovisão, infelizmente parece estar ocorrendo. Isto porque do contrário ao que Cristo fazia nas sinagogas combatendo aos falsos ensinos, ou o apóstolo Paulo no areópago grego, Thalles parece apenas se conformar com a divulgação de seu trabalho, mesmo que inserido em eventos “proféticos”e/ou “apostólicos”, de forma omissa me levando a crer que comunga pacificamente com o teor teológico quase sempre herético dos eventos que participa.
Admito que seu envolvimento em episódios liderados por R.R. Soares, Estevam Hernandes, Renê Terra Nova, a turma do G12, dentre outros, me induzem a entendê-lo hoje como um contribuidor de entretenimento gospel, cooperador de líderes heréticos, ou algo do tipo. Agora, se ele está sendo mal orientado, o que tenho a fazer é orar a Deus pra que não se perca neste ninho pernicioso, antes, o mais rápido, repense os seus conceitos, mude de lugar e principalmente de amizade – pois as más companhias corrompem os bons costumes *1 Cor 15:33) [Além dos links espalhados no texto, confira estes dois vídeos abaixo]
Thalles em evento com Renê Terra Nova e em evento da Igreja Renascer







 Contudo, quem sou eu pra julgar e dizer que o seu ministério é duvidoso, que suas músicas não edificam, que ele não está bem intencionado, que não há sinceridade em seu coração? Meu pastor sempre diz, “nem tudo que dá certo é certo”. Sendo assim, tenho ciência de que a perspectiva que ponho neste post não impede que pessoas sejam atraídas ou comovidas pelo seu trabalho (Se Deus usou uma jumenta, claro que usa quem quer).
Por fim, confesso que é com o coração apertado que termino esse texto, mesmo continuando “sem entender” qual é a do Thalles Roberto.
Mas, antes que alguém me acuse de tocar no ungido do Senhor ou dizer que em mim há falta de amor, prometo que vou orar a Deus dizendo: “Deus, livrai o Thalles Roberto do mal. Amém”.

Fonte:http://www.artedechocar.com/2012/08/mesmo-sem-entender-thalles-roberto-livrai-o-do-mal-amem/#.UBo-CYrVtvo.twitter

4 comentários:

  1. A igreja da qual faço parte atualmente também entrou na "febre" de Thalles Roberto. Temo que isso se torne fanatismo. Mesmo com vários de meus amigos e até parentes mergulhados nessa "thallesmania", fiz questão de compartilhar este texto nas redes sociais. Afinal, não podemos deixar as verdades bíblicas de lado só para agradarmos aqueles que estão ao nosso redor.
    Ronivaldo, se me dá licença, eu gostaria de republicar este artigo em meu blog, com a devida citação da fonte. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. interessante seu ponto de vista! Me abriu os olhos pra muita coisa.
    Gostei do post, parabens!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente tudo indica que o rapaz se deixou corromper pelo deus Mamon, assim como esses líderes que foram citados.

    Luís

    ResponderExcluir
  4. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
    Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
    Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

    Mateus 6:22-24

    Não julgueis, para que não sejais julgados.
    Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
    E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
    Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
    Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

    Mateus 7:1-5

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .