Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

13 de março de 2013

Fumaça preta indica que Igreja segue sem papa; cardeais votam de novo à tarde


A chaminé da Capela Sistina voltou a emitir fumaça preta às 11h39 desta quarta-feira (7h39 em Brasília) - indicativo de que a Igreja Católica continua sem papa. Os 115 cardeais que estão isolados no interior da capela realizaram a segunda ou terceira votação do conclave nesta manhã, mas não chegaram a um consenso.
Outras duas votações estão marcadas para esta tarde, depois que os cardeais voltarem do almoço na Casa Santa Marta. Se ninguém obter 77 votos (dois terços) - ou seja, não se chegar a um consenso em relação ao nome do pontífice - os cardeais retomam os trabalhos na quinta-feira (14).
AP
Fumaça preta sai da chaminé na Capela Sistina enquanto cardeais votavam pelo segundo dia do conclave para eleger o papa

A chaminé na Praça São Pedro serve como um indicativo para os fiéis - se a fumaça sai preta, significa que os cardeais não escolheram um novo papa e a votação deve prosseguir. Se sai branca, quer dizer que um novo papa foi eleito. Para ser eleito pontífice, o cardeal necessita de uma maioria de dois terços.
Os cardeais votaram duas vezes nesta manhã de quarta-feira na Capela Sistina, após a primeira votação inconclusiva nesta terça-feira do conclave para eleger o sucessor de Bento 16 , que surpreendeu os católicos do mundo no mês passado ao se tornar o primeiro papa em 600 anos arenunciar 
O conclave foi marcado depois que o Bento 16 deixou oficialmente o cargo no mês passado, provocando tumulto na Igreja e expondo a divisão profunda entre os cardeais - aqueles que querem um papa que purifique a burocracia disfuncional do Vaticano e aqueles que preferem um pastor que possa inspirar os católicos em um tempo de crescente secularização.
Antes de seguirem para a Capela Sistina nesta quarta, os cardeais participaram de uma missa pela manhã na Capela Paulina, no Palácio Apostólico do Vaticano. Peregrinos e turistas começaram a chegar no início da manhã à praça de São Pedro, com a esperança de ter um vislumbre da história assistindo fumaça sair da chaminé da Capela Sistina.
O conclave anterior, de 2005, durou dois dias e levou três rodadas de votação para eleger Joseph Ratzinger como novo papa. Acredita-se, entretanto, que este conclave venha a ser mais longo.
Na terça-feira, a missa "Pro Eligendo Romano Pontífice" marcou a abertura do conclave. Durante a celebração, o cardeal decano Angelo Sodano pediu unidade da Igreja Católica e fez um apelo aos cardeais eleitores para que deixassem suas diferenças de lado pelo bem da Igreja e pelo bem do próximo papa.
Depois, eles seguiram em procissão até a Capela Sistina, entoando a Ladainha dos Santos, canto que implora aos santos uma intermediação na difícil tarefa de escolher o sucessor de São Pedro. Após o juramento de segredo e do comando em latim "extra omnes" (todos fora), o mestre de cerimônia ordenou que todos os que não estão envolvidos na votação deixassem a capela e as portas do local foram fechadas .
Fonte: IG

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .