13 de março de 2013

Fiéis esperam por fumaça branca neste segundo dia de conclave



Chaminé no alto da Capela Sistina vai indicar que Igreja tem novo papa
Os 115 cardeais eleitores se reúnem pelo segundo dia nesta quarta-feira na Capela Sistina com o objetivo de eleger o próximo papa. Estão previstas quatro votações ao longo do dia: duas pela manhã e outras duas à tarde. Para que o novo pontífice seja escolhido, é preciso que um nome alcance maioria de dois terços, ou 77 votos. Na primeira votação realizada na terça-feira, o resultado não foi conclusivo - a prova foi a fumaça negra saindo da chaminé instalada no teto da capela. Quando o nome do pontífice for finalmente escolhido - o que pode acontecer ainda nesta quarta-feira -, uma fumaça branca sairá da chaminé da capela, anunciando a novidade para os devotos. Muitos deles se reúnem na Praça São Pedro e aguardam ansiosamente pela nomeação. Assim como na terça-feira, uma missa na Basílica de São Pedro iniciou os ritos desta quarta.

Contexto - Um conclave realizado com o antigo papa ainda vivo é uma novidade para os cardeais no Vaticano, mas este ano, o conclave que escolherá o sucessor do agora papa emérito Bento XVI tem outra situação incomum. As reuniões preparatórias giraram em torno de temas incômodos para o Vaticano, como as irregularidades no Banco do Vaticano e a descoberta de chantagem envolvendo altos integrantes da Cúria que participavam de orgias homossexuais. Houve discussões sobre a divulgação do conteúdo de um relatório com informações sobre os problemas internos da Cúria aos cardeais - a expectativa é que apenas o futuro papa tenha acesso ao documento.

Os cardeais americanos foram os mais insistentes, mas se depararam com a resistência dos cardeais da Cúria, liderados pelo ex-secretário de estado Tarcísio Bertone. Apesar da tentativa do camerlengo de esconder os desmandos no Vaticano, muitas informações foram publicadas por jornais italianos. Para alguns cardeais, ter acesso ao conteúdo completo da apuração encomendada por Bento XVI a três cardeais de sua confiança poderia influenciar seu voto, já que uma das características apontadas como essenciais para o próximo pontífice é a habilidade de gerir problemas e conhecimento sobre a Cúria Romana para poder reformá-la.

Segredo - A preocupação imediata dos cardeais é eleger quem vai se dedicar a essas tarefas no futuro próximo - antes da Páscoa, é a expectativa. E o processo de escolha do novo papa é envolvido em muito segredo. O próprio termo “conclave” decorre da ideia de que os cardeais são trancados (“com chave”) no interior da Capela Sistina para a votação. Os funcionários que prestarão assistência aos cardeais durante o conclave (cozinheiros, faxineiros, médicos, enfermeiras) tiveram de fazer um juramento de sigilo sobre o que ocorre na assembleia. Violar o segredo resulta em excomunhão.

Os cardeais também fazem um juramento de sigilo, e não podem ter contato nenhum com o mundo exterior - não podem ler jornais, acessar a internet, usar celulares. Um sistema para bloquear o sinal dos aparelhos e impedir o uso de redes sem fio foi instalado no Vaticano. A aparelhagem visa evitar o que aconteceu em 2005, quando um cardeal vazou a informação de que Joseph Ratzinger havia sido eleito e um canal alemão espalhou a notícia antes do famoso anúncio Habemus Papam.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visite

Seguidores

Google+ Followers

+


Comentários em Artigos!

Total de visualizações

Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Marcadores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

top social

WebEvangelistas -Google+

top navigation

Siga por e-mail

Blog Archive

Pesquisar este blog

Teste Teste Teste Teste

Marcadores

Anuncio!!