16 de setembro de 2009
Home »
Textos Jeferson Queiroz
» Estou preocupado, preciso desabafar
Estou preocupado, preciso desabafar
Por esses dias recebi uma mensagem de uma pessoa dizendo que a biblia contém mais de 8.000 promessas, e que por causa disso, meus textos podem ser enganosos. Pergunto: Sei que a biblia tem mais de 8.000 promessas, mas será que alguém aqui vai viver o sulficiente para que todas se cumpram ? será que as 8.000 são só pra mim ?
Oras é simples. Nem precisa estudar muito para saber que quase 7.500 delas já se cumpriram. Porque enganar as pessoas dizendo que "deus" lhe chamou por cabeça e não por cauda e que você vai enriquecer ?
Os ambientes religiosos neopentecostais “os sem direção de Deus” se tornaram alucinatórios porque geram fascínio por poder e pela capacidade de criar um mundo protegido e previsível. Por se sentirem onipotentes, buscam produzir uma realidade fictícia. Para terem esse mundo hipotético, os Lobos/ Ratos / Falsarios religiosos, chegam ao cúmulo de se acharem gabaritados para comandar e mandar em Deus. É próprio de a religião oferecer segurança, mas os Lobos buscam produzir garantia existencial com avidez.
Em seus cultos, procuram eliminar as contingências, com a imprevisibilidade dos acidentes e os contratempos do mal. Acreditam-se capazes de domesticar a vida para acabar com possibilidade dos seus filhos adoecerem, das empresas que dirigem falirem e de se safarem, caso estejam no ônibus que despenca no barranco só você será salvo pelas mãos de deus e o resto do ônibus que se exploda.
Almejam uma religião preventiva, que se antecipa aos solavancos da vida, de que nunca vão ficar desempregados ou pegar uma gripe. Imaginam-se aptos para transformar a aventura de viver em um mar de almirante ou em um céu de brigadeiro.
Acontece que essa idéia de um mundo sem percalços não passa de alucinação. Por mais que se ore, por mais que se bata o pé dando ordens a Deus, o Eclesiastes adverte: "o que acontece com o homem bom, acontece com o pecador; o que acontece com quem faz juramentos acontece com quem teme fazê-lo" (9.2).
Mas a pergunta insiste: por que os cultos dos televisivos “estou falando daqueles que não tem nada a ver com Reino de Deus!” lotam auditórios e ganham força na mídia ? Repito, pelo simples fato de prometerem aos fiéis o poder de controlar o amanhã; de eliminar os infortúnios e canalizar as bênçãos de Deus para o presente. Quando oram, pretendem gerar ambientes pretensiosamente capazes de antever quaisquer problemas para convertê-los em fortuna e felicidade.
Esta premissa deve ser contestada. Pois, pedir a Deus para nunca se contrariar, ou que cumpra uma promeça já cumprida a anos atrás e por falta de leitura não atentou a isso, ou para ser poupado de acidentes, significa exigir que Ele nos coloque em uma bolha de aço. A vida é contingente. Tudo pode ocorrer de bom e de ruim. Uma existência sem imprevisibilidade seria maçante. O perigo da tempestade, a ameaça da doença, a eminência da morte fazem, inclusive, o dia a dia interessante. Por isso está escrito " orai e vigiai".
A verdade não produz necessariamente felicidade. Verdade conduz à lucidez. O delírio, porém, tranqüiliza e gera um contentamento falso. É a mesma coisa dos viciados em Bingos, sempre dá a impressão de que vai ganhar, Muitos recorrem à religião porque desejam fugir da verdade existencial e se arrasam porque a paz que a alucinação produz não se sustenta diante dos fatos.
Cedo ou tarde, a tempestade chega, o "dia mau" se impõe e o arrazoamento do religioso cai por terra. Interessante observar que Jesus nunca fez promessas mirabolantes. Como não se alinhou aos processos alienantes da religião, Jesus não garantiu um mundo seguro para os seus seguidores. Pelo contrário, avisou que os enviaria como ovelhas para o meio dos lobos e advertiu que muitos seriam entregues à morte por seus familiares. Sem qualquer rodeio, afirmou: "no mundo vocês terão aflições".
Quando o Espírito conduziu Jesus para o deserto, o Diabo lhe ofereceu uma vida segura, sem imprevistos. As três tentações foram ofertas de provisão, prevenção e poder. Cristo, porem, as rechaçou porque eram mentiras. O mundo que o Diabo prometieu não existe.
Acontece que as pessoas preferem acreditar nas suas ilusões. Fugir da crueza da vida é uma enorme tentação. Em um primeiro momento, parece cômodo refugiar-se da realidade, negando-a. É bom acreditar que a riqueza, a saúde, a felicidade estão pertinho dos que conseguirem manipular Deus. É facil orar para que "deus" toque no roraçãozinho de alguém e abra a porta de emprego, dicicil mesmo é levantar cedo para entregar curriculum, pegar ônibus cheio, evangelizar enquanto espera ser atendido na consulta. Oras, é facil orar para que "deus" cumpra a promessa que está na biblia, dificil é orar para que Deus abençoe os missionários que não são assalariados.
O mundo neopentecostal se desconectou da realidade. Seus seguidores vivem em negação. Não aceitam partilhar a sorte de todos os mortais. Confundem esperança com deslumbre, virtude com onipotência mágica, culto com manipulação de forças esotéricas e espiritualidade com narcisismo religioso.
Os sociólogos têm razão, o crescimento numérico dos evangélicos não arrefecerá nos próximos anos. O problema, entretanto, é qualitativo.Assim, o rastro de feridos e decepcionados que embarcaram nessas promessas irreais já é maior do que se imagina.
A demanda por cuidado pastoral vai aumentar. Os egressos do "avivamento evangélico" baterão na porta dos pastores perguntando: "por que Deus não me ouviu?" ou "o que fiz de errado?".
Será preciso responder carinhosamente: "não houve nada de errado; Deus não lhe tratou com indiferença; você apenas alucinou sobre o mundo e misturou fé com fantasia".
Related Posts:
Se não ajuda, então não atrapalhe. "Como um homem promete aquilo que não pode cumprir ? O tempo é de Deus, e ele dá quando quiser. Deus cura quando quiser, levanta quando quiser. Não precisa enganar ninguém, fazendo promessas mirabolantes".Jeferson QueirozJá … Read More
Já chega de oba-oba, o povo quer diferença. Não dá mais para agüentar tanta promessa mirabolante. Enche ter de ouvir pastores oferecendo os mais ricos votos de felicidade e proteção divina a cada culto. Ser abençoado tornou-se quase uma obsessão evangélica nacional. P… Read More
Em Nome da VaidadeNa antiga China os príncipes se casavam com meninas entre 12 e 13 anos. As jovens esposas eram praticamente crianças e seus ovários ainda não estavam amadurecidos para gerar filhos. Por essa razão, sacerdotes que pratic… Read More
Faz de Conta que acontece Recentemente uma professora trazia pontos importantes para reflexão dos ouvintes. "Já vivi o bastante para presenciar três períodos distintos no comportamento das pessoas", dizia ela. "O primeiro momento eu vivi na infân… Read More
Os crentes estão em crise? Assim, muitos paraliticos e deficientes, desempregados e moradores de rua, empresários falidos e estudantes lotam as grandes catedrais com a falsa promessa de que ficaram curados ou ricos, basta em troca disso depositar ce… Read More
0 comentários:
Postar um comentário
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.
(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.
“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .