Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

23 de janeiro de 2010

UM "ENSAIO" SOBRE A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE



Estando cansado de ver as teologias estranhas à Palavra de Deus, resolvi escrever alguns “ensaios” por assim dizer, na esperança que as dúvidas sejam sanadas e que aqueles que tiverem acesso, possam compreender as verdades do Evangelho de Cristo e possam buscar por si mesmas aquele que é a pedra angular, o firme alicerce da fé Cristã e assim gozar da plenitude do Espírito e da Paz que excede todo entendimento.

Vamos lá:

Mateus 6:33 Diz:

Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

É claro que é necessário esclarecer o que seriam todas estas coisas que Jesus falava, sendo assim vamos retroceder um pouco e vamos aos versos anteriores ao 33. Mais precisamente do verso 25 ao 32 que nos diz:

Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?

Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;

contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.

Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?

(Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.

Analisando friamente este trecho, qual a conclusão que deveríamos ter a respeito dessa onda de prosperidade que vem sendo propagada pelos meios cristãos?

Se existe a promessa da provisão divina porque buscamos algo superior ao que ELE nos prometeu?

Continuando, os versos anteriores falam de uma situação ainda mais corriqueira e que fala de forma eficaz contra a Teologia da Prosperidade os versos 19 e 20 dizem:

Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;

mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

Como quero deixar bem claro a visão de Jesus sobre esta prática comum em igrejas evangélicas pelo mundo, eu pergunto a você em qual lugar Jesus cita para ajuntarmos nossos tesouros?

Seria em uma mansão em miami?

Ou um carrão importado?

Poderia ser em casas em praias espalhadas pelo mundo?

Talvez então uma gorda conta num banco em um paraíso fiscal?

Creio que estas explicações já podem confrontar diretamente seu modo de ver e pensar a respeito da Teologia da Prosperidade. Vejamos ainda outro versículo que mostra exatamente o que acontece com aqueles que seguem esta teologia, eles se esquecem das coisas espirituais, das coisas que são de cima para buscar as coisas que são terrenas, que são temporais e que em breve serão reduzidas a nada. Afinal de contas a afirmação de Jesus no verso 21 é bem clara:

Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Onde você deixou seu coração no último culto?

No desejo de um carro zero?

No desejo de possuir uma mansão?

Anseio que seu coração tenha sido deixado na Palavra da Salvação, onde você busca praticar as obras que o nosso Mestre ordenou, pois ele nos diz em Mateus capítulo 10 versos 24 e 25:

O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?

Se não estamos acima de nosso mestre o que faremos mediante o que ELE diz em Mateus capítulo 8 Verso 20

Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

Sendo assim meus caros se ELE possuidor de toda glória e todo poder se esvaziou para satisfazer a vontade do Pai, como você tem se esvaziado para cumprir esta vontade? Você tem deixado de lado seus desejos carnais para poder servir ao Senhor?

Se não, você serve a mais de um deus e está numa situação bem complicada, pois Jesus nos advertiu sobre isso em Mateus capítulo 6 verso 24:

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

Lembrando que em Lucas capitulo 16 verso 13 a palavra riqueza é trocada por outra: “Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”

O termo Mamom, usado por Jesus, em aramaico quer dizer: Dinheiro, riquezas, bens materiais. Diante disso questiono seu pensamento e sua franqueza, e peço-te que revise agora suas lembranças e me responda:

Qual o Deus que você tem desprezado?

Qual o Deus que você tem servido?

Não se esqueça que a salvação dada pelas riquezas é terrena e vai passar.

Já a Salvação que Cristo nos oferece é por toda a eternidade.

Não creio que seja necessário explanar ainda mais este assunto, pois creio que está bem claro para todos o que Jesus diz a respeito da Teologia da Prosperidade.

Ao Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo

Toda honra, Toda Glória, Todo Louvor

Escrito por Alan Castro (orenegado)

1 comentários:

  1. Não é facil deixar de desejar um carro, Uma vida de riquezas e facilidades, Mais eu quero me desfazer de meus proprios desejos e servi a esse Deus. Só peço a Deus forças pois sei que não será facil.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .