Se existe uma “vítima” da chamada Teologia da Prosperidade ela é a própria palavra escrita na Bíblia. Essa teoria (ou prática teológica) tem se disseminado de forma surpreendente, e é defendida por evangélicos que crêem –grosso modo– que Deus tem algum tipo de dívida para com o ser humano, ou que tem uma espécie de acordo (com ares de obrigação) de dar-lhe riqueza e felicidade caso a pessoa realmente tenha fé e o queira. A contrapartida geralmente é o fiel desembolsar alguma riqueza própria (dinheiro) em troca da riqueza maior futura.
O pastor evangélico Marco Feliciano, do Ministério Tempo de Avivamento, leva a teoria às últimas consequências em site e em programa na Rede TV. Enquanto garante que Deus atenderá a todos os pedidos de “fiéis”, “perseverantes” ou “valentes”, ele aproveita e vende cursos de teologia, DVDs, CDs de músicas e camisetas. Até aí, ok, nada demais. Mas ele também usa o nome de Jesus em merchandisings.
Leia o texto completo de Ricardo Feltrin e o vídeo do “merchan” no site da UOL, clicando aqui.
A folha também publicou aqui
Eu vi aqui
Comentário renegado:
“Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens.” (I Coríntios 4:9)
Caso MF tivesse um pouco de coerência, ele separaria o sagrado do profano, poderia sim, fazer seu "merchan" gospel em outro horário, que os "crentes" também ficariam sabendo e comprariam a bença.
O que me tira do sério é imaginar o porque que tem muito "servo" de Deus, usando a teologia dos mercadores da prosperidade para acumular tesouros aqui nesta terra, será que esquecem desse texto?
´Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem dormem. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.` Mt. 6:19-21.
Pulam? Apagam? Ignoram? Fogem? Distorcem? Fazem algo que minha doentia mente não conseguiu perceber?
Sábias palavras de Agur em Provérvbios 30
8 Alonga de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me só o pão que me é necessário;
9 para que eu de farto não te negue, e diga: Quem é o Senhor? ou, empobrecendo, não venha a furtar, e profane o nome de Deus.
Não tenho mais o que acrescentar, pois diante destas palavras fico sem argumento. Será que os mercadores também?
Postado por Alan orenegado
Berthold Brecht dizia que o pior analfabeto é o analfabeto político. Eu já digo que o pior de todos os analfabetos é o analfabeto bíblico. Até porque existem muitos analfabetos (pessoas que não sabem ler ou escrever), sejam ele funcionais ou não, que são poderosamente usados por Deus para pregarem o Evangelho genuíno e transformarem muitas vidas. Já ouvi mais de uma vez histórias de pregadores analfabetos que pedem a alguém que leia a Bíblia e, com base no texto lido, trazem a mensagem da parte de Deus.
ResponderExcluirQuanto, porém, a pessoas como o Marco Feliciano, creio que o desabafo do Alan já diz quase tudo. Digo quase porque a Bíblia acrescenta várias coisas como a seguinte: "Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas" (Filipenses 3:18-19).
Lamento o que vem aconteçendo nesse 'meio gospel',onde vejo tais 'pastores', abandonarem a doutrina bíblica e darem-se á adulterar com o deus Mamom.
ResponderExcluirPerderam o temor a Deus.Perderam a graça de Cristo, perderam a 'simplicidade' do Evangelho e perderam a vergonha na cara.
Homens como este e outros, o mundo não precisa.
Tem pregador,Pr. e outros, achando que podem fazer tudo usando o santo nome de Jesus, mas, o que eles não perceberam é que já apostataram da fé verdadeira e irão se encontrar com o Diabo no Lago de Fogo e enxofre.
Amados irmão, cuidado com esses 'obreiros'!!!!