Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

12 de abril de 2010

CHICO XAVIER NÃO ERA CRISTÃO


 

 

Antônio Carlos Costa


O Chico Xavier não era cristão. Não estou usando o adjetivo como sinônimo de gente boa. Cristão é o nome que é dado aos discípulos de Cristo -aqueles que procuram imitá-lo e submeter sua vida intelectual a ele.

Cristo nunca ensinou que estamos pagando nessa vida pelos pecados que praticamos numa vida da qual não nos lembramos. Jamais vimos, um discípulo seu, ser estimulado a buscar contato com seres humanos mortos. Quem anda com Cristo prefere a presença do Espírito Santo.

Não há um só relato sequer nos evangelhos de sessões mediúnicas. Nenhum discípulo jamais passou pela experiência súbita de despersonalização -em razão de haver sido possuído pelo espírito de um ser humano morto. Só vemos os discípulos recebendo o Espírito Santo, que quando veio sobre eles, os tornou mais eles do que eles jamais o foram, uma vez que o que neles havia de melhor se manifestou.

Quando os discípulos escreviam, tratavam de orar, pensar e contar com seus próprios pensamentos e obra de revelação do Espírito Santo. Não havia psicografia, mas iluminação que respeitava sua individualidade. Os 27 livros do Novo Testamento mostram as características individuais de cada um. Todos foram honrados pelo Deus que se agradava em usá-los, a partir da revelação única que fazia de si mesmo por meio da singularidade da vida dos seus servos.

Eles não aguardavam reencarnação. Se alguém lhes dissesse que suas esperanças consistiam num retorno para esse presente mundo de injustiça e miséria, eles chorariam amargamente, uma vez que todos aguardavam novos céus e nova terra.

Eles praticavam obras de amor, mas jamais com o intuito de retornarem para uma vida melhor após a morte. Eles dependiam do sangue de Cristo para o perdão de pecado, e o bem que faziam, faziam-no porque amavam a Deus, e encontravam-se em estado de encanto, gratidão e espanto com o amor que lhes fora revelado na cruz.

Em suma, Chico Xavier não era cristão, pois ensinava espiritismo, não cristianismo.


Pastor Antônio Carlos Costa é teólogo calvinista
Via: Genizah

23 comentários:

  1. Sensacional. Infezlismente hoje muitos só por que são bonzinhos outros já acham que são cristãos. Boa irmão.
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. Em vez de se preocupar em escrever (ou publicar) isso, por que não tenta fazer 1/1000 das coisas que ele fez?

    ResponderExcluir
  3. Tirando o fato de que o próprio jesus se comunicava com espíritos que são chamados de demônios por todos que não conhecem.

    E a frase do próprio "Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus"

    Pois é, pesquisa mais e tenta de novo, dessa vez não foi.

    E o espiritismo é uma religião cristã sim. A diferença, é que utiliza o raciocínio adquirido com as centenas de anos que já se passaram desde a época de cristo. E não leva ao pé da letra parábolas e nem utiliza superstições e outras coisas para esclarecer.

    ResponderExcluir
  4. Ricardo Limeira Cunha13 de abril de 2010 às 07:55

    Como dizia meu pai, "a ignorância só atrapalha".

    Chico Xavier não era protestante ou Católico, mas era sim um Cristão.
    Eu não entendo muito de espiritismo pois sou Católico, mas uma coisa eu tenho certeza, ele Chico Xavier com certeza era Cristão.

    Se o espiritismo tem a doutrina diferente de outras religiões isso é até discutível.

    Porém, se pegarmos então como base o seu próprio texto eu posso dizer que Jogador de futebol Kaka, o Edir Macedo, RR Soares, o senhor mesmo Pastor Antônio e os milhares de protestantes mundo a fora também não são Cristãos pois pregam apenas o protestantismo e não o Cristianismo. O que seria até pior pois pregando o Protestantismo usando o nome de Deus em vão.

    Nós sabemos muito bem que o protestantismo surgiu séculos depois de Cristo porque Martinho Lutero não concordava com a igreja Católica. O fato de vc não concordar com algo não quer dizer que vc diz a verdade. Ou que seu pensamento é a coisa certa.

    E como dizia a propaganda da folha de SP: "Da pra contar um monte de mentiras, dizendo somente a verdade".

    Quem nos garante que os protestantes/"crentes" não distorceram as palavras de Deus ao longo dos anos?

    No fim das contas a verdade só Deus e "a verdade vos libertará"

    Fica com Deus e o senhor Jesus Cristo.

    Chico Xavier já está ao lado de Deus pai enquanto nós (incluindo vc Pastor Antônio Carlos Costa que escreveu o texto) ainda estamos pecando.

    ResponderExcluir
  5. Quanta besteira, meu amigo!
    Chico Xavier era muito mais cristão que nós todos juntos.

    ResponderExcluir
  6. Paz em nós...!!!
    A paz em nós não resulta de circunstâncias externas e sim da nossa tranqüilidade de consciência no dever cumprido e é preciso anotar que o dever cumprido é fruto da compreensão. Compreender significa, na essência , desculpar as pessoas que nos cercam, nas oposições que nos façam e esquecer as ocorrências que nos mostrem adversas, afim de que nos mantenhamos fiéis à tarefa que se nos indica. Não te conturbem a censura ou a crítica dos outros no desempenho das obrigações que a vida te assinala , porquanto se aceitas os próprios compromissos no bem geral , esses compromissos dizem respeito a ti mesmo e não aos que te observam , nem sempre com lógica e segurança. Em qualquer atividade edificante, convém lembrar que idéias e palavras , ações e atitudes dos outros pertencem a eles e não a nós. No critério da reciprocidade , é justo recordar que não nos é lícito violentar essa ou aquela pessoa com opiniões e medidas tendentes a sufocar-lhes a personalidade . As discussões auxiliam em muitos casos de assuntos obscuros ou de companheiros desinformados , mas servir aos semelhantes , doando-lhes o melhor de nós , é o argumento decisivo para clarear os agentes de solução a qualquer problema . Para colaborar no interesse do bem de todos,é imperioso olvidar-nos que as induções ao egoísmo nos impulsionem a titubear, ante as obrigações que a vida nos traça . Ainda que todos os elementos exteriores se te revelem contrários à ação que desenvolves , é perfeitamente possível guardar a própria serenidade , Desde que saibas entender pessoas e situações , deixando-as onde se coloquem e seguindo para a frente com o trabalho que te compete. A paz em nós – repitamos – nasce da compreensão em serviço e a compreensão em serviço é mantida pela tolerância para com os erros alheios e até pela auto-aceitação dos nossos próprios erros , de modo a sabermos corrigi-los sem tumulto e perda de tempo. Em suma , enquanto não soubermos perdoar , não seremos livres para submeter- nos à prática do bem , segundo as Leis de Deus. Assim seja...!!!

    Cleber...!!!(FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER/EMMANUEL)

    ResponderExcluir
  7. Não é que é verdade!!!

    ResponderExcluir
  8. Quanta Idiotice!!!

    Cristão são pessoas que seguem e pregam as leis de Cristo! Existiram Cristãos até mesmo sntes de Jesus vir a Terra. Cristo veio para trazer um Novo Evangelho, mas vocês insistem em não segui-lo, dando importância ao Velho Testamento. Respeitem a Religião dos outros para serem respeitados... Paz, Saúde e Amor a todos os leitores. Que Deus os Abençõe!!!

    ResponderExcluir
  9. Porque a importância de ser "Cristão", ou "Espirita", ou "Católico" ou "Evangélico", etc?
    Todos são CAMINHOS diferentes e que levam ao mesmo lugar.
    Chico Xavier - sendo espirita ou cristão - foi um exemplo de humildade, bondade e de amor ao próximo. Ensinava o perdão, a caridade, o amor próprio e ao próximo como irmãos. E, o que é mais importante, inspirava os outros a fazer o mesmo.
    E Jesus não?
    Jesus pregava, ensinava, e inspirava todas essas virtudes. Ambos ensinaram que, no fim, estamos aqui para Amar, nos doar e ajudarmos o próximo, fazendo o nosso melhor possível.
    Se há ou não reino depois disso, são outros quinhentos. São filosofias e opiniões que não se pode discutir. Cada um crê no que bem quiser, e nenhuma fé é duvidavel.
    Não sou evangélico, nem espirita, nem luterano, nem budista, nem nada. Acredito que ninguém precisa de um título para se espelhar em alguém e querer ajudar um irmão que necessita de ajuda.

    Com filosofias diferentes ou não, o que importa é que sejamos humildes, amorosos e caridosos.

    ResponderExcluir
  10. Mais um texto de um ser que não leu um livro sequer de chico xavier, tudo que o homen escreveu no evangelho segundo o espiritismo e em todos as outras obras é ligado a biblia e ao cristianismo, fala do amor e da caridade que Jesus tanto pregou em sua vinda para a terra, porém sob uma visão um pouco diferente da igreja, porém na mesma essência, como você me diz que não haviam psicografias, se os próprios dez mandamentos foram psicografados por Moises, ele mesmo não diz que foi Deus quem lhe disse o que escrever, você diz que não havia contato com seres humanos mortos, acho que você deveria ler a blblia novamente porque porque há muitos relatos de moises consultando o mundo espiritual, e o espirito santo, por Deus o que você acha que era o espírito santo, se não um espírito como o prório nome diz? deve ser levado em conta também que os seres humanos são ligados a materia e na época em que foi redigida a bíblia, os homens eram limitados a conhecimentos e penamentos primitivos, presos a mitologia, de modo que qualquer manifestação espiritual era descrita como uma manifestação de Deus em pessoa.
    E só pra finalizar, a bíblia é um livro sagrado e incontestável em seus escritos, porém devemos levar em consideração, séculos de censuras, jogos de interesse e traduções questionáveis da igreja católica em períodos de inquisição.

    ResponderExcluir
  11. Acredito que voce deveria ser mais cauteloso com as criticas que estao sendo feitas no seu blog. Nao fale mal de uma pessoa a qual amparou milhoes de pessoas, que doou dinheiro todo recebido pela producao dos livros para entidades de caridades. Seja sensato, em vez de falar mal de pessoas que viveu em função do próximo, a ajudar, assistencia e caridade, faça como ele e publique palavras bonitas para que ao internauta que acessar seu blog possa ser amparado com palavras reconfortantes!

    ResponderExcluir
  12. simplesmente perfeito o texto, nda a acrescentar e nda a criticar!
    parabéns

    ResponderExcluir
  13. "Eles praticavam obras de amor, mas jamais com o intuito de retornarem para uma vida melhor após a morte. "

    achei que era para ir para o céu ¬¬

    ResponderExcluir
  14. O que você diria então dos profetas ? Deus sempre falava diretamente com eles, ou mandava anjos ?
    Você sabe se realmente eram anjos ? Como pode ter certeza ? Você estava lá ? Qual será a concepção de Deus para um 'anjo' ?

    A Biblia fala em "ressureição" palavra tal que substituira "Reencarnação".
    E sim, a Biblia diz que para ressuscitarmos e sermos dignos do Paraiso, temos que fazer caridade em vida, exatamente o que prega o Espiritismo, só que com palavras diferentes, reparou ?

    Você sabe o que o Sr. Jesus Cristo ensinava a seus Apóstolos ? Você sabe o que o Sr. aprendia e ensinava quando estava em Templo ?

    E só umas ultimas coisas, você sabe o que o espiritismo realmente prega ?

    Antes um Medium iluminado por um Espírito de Luz, a um Padre Pedófilo ou um Pastor Analfabeto.

    ResponderExcluir
  15. Sinto pena de tão tapado que o Sr. é! Essa descentralização imposta pelos evangélicos só separa os humanos. Como se em algum momento, Jesus tenha pregado esse tipo de atitude. Religiões foram criadas pelo homem. Homem de h minúsculo que manipula mentes de pessoas humildes e sem raciocínio lógico pra entender que pastores não passam de pessoas sedentas pelo poder e dinheiro.
    Não interessa a religião e sim se a pessoa é de bem e faz o bem, ao invés de ficar atacando semelhantes e é por isso que o mundo está assim.
    Não sou espirita e muito menos evangélico ou católico, mas acredito em um Deus que um dia julgará pessoas como você, que de nada faz para ajudar a humanidade e só critica os seus semelhantes. Se não me engano, Jesus falou bastante sobre pessoas assim...hipócritas!
    Que

    ResponderExcluir
  16. amigo me de um exemplo de dedicação ao proximo e de humildade melhor que chico xavier que vendeu 50 milhões de livros e nao ficou com nenhum centavo ,deu tudo para a caridade, viveu com sua aposentadoria e num quarto simples na pobreza ajudando o proximo,ate a morte, como jesus fez, me da um exemplo de pastores assim e eu calo a boca.

    ResponderExcluir
  17. Como um cidadão desse pode perder tempo escrevendo tanta besteira. Chico Xavier era amor, suas obras salvaram mais vidas que qualquer pastor. Isso não é seguir Jesus?

    ResponderExcluir
  18. O que importa é que ele praticava a CARIDADE e isso fazia dele uma pessoa boa! Não um mercenário que como muitos religiosos, veem a religião com um empresa muito rentável!

    ResponderExcluir
  19. O artigo é maravilhoso, mas faltaram nele textos bíblicos que pudessem evitar tantos comentários negativos, pois os advogados do finado médium não teriam como contra-argumentar. Eis alguns deles:
    "Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos" (Deuteronômio 18:10-11);
    "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" (Hebreus 9:27).
    A mediunidade não é nem nunca foi dom de Deus, mas uma obra demoníaca. E os espíritos que se manifestam aos médiuns não são de pessoas falecidas, mas de demônios (anjos caídos) que tentam imitar os mortos em tudo, até citando detalhes de sua intimidade que ninguém mais conhece senão seus familiares e amigos íntimos. O espiritismo tem crescido assustadoramente ao longo de mais de cem anos por causa da falta de esclarecimento das pessoas a respeito da maneira como esses falsos espíritos se manifestam. "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento" (Oséias 4:6a).
    Os espíritas têm usado a própria Bíblia para justificarem suas teorias, como a possível manifestação de Samuel a Saul por meio da adivinha de En-Dor (na verdade, demônios que conseguiram enganar o rei apóstata fazendo-se passar pelo profeta), a possibilidade de João Batista ser Elias reencarnado (o que é impossível, pois Elias foi trasladado ao céu sem experimentar a morte física), entre outras coisas. Contudo, por mais que tentem, os espíritas JAMAIS conseguirão enganar aqueles que se manterem fiéis à Rocha Eterna, Cristo Jesus, que voltará em breve para levar com Ele aqueles que Lhe permanecerem fiéis. "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" (I Tessalonicenses 4:16-17).

    ResponderExcluir
  20. Que Deus possa abrir os olhas de vcs, assim como abriu de uma colega que era palestrante de uma das mais importantes associação espírita do Brasil. Sem intervenção humana, ela começou a visualizar os espíritos que falavam com ela e que andanvam com ela da forma que eles realmente são, demônios, e a mesma passou a não querer mais esse contato e se converteu ao Evangelho de Jesus Cristo, largando o Evangelho de Kardec.

    Sabia que a feitiçaria, adivinhação, bolas de cristal, quiromancia, etc., estão aliados ao Espiritismo, e todos são igualmente condenados por Deus? Em Deuteronômio 18:10,11: "Não se achará entre ti..., adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos".

    É fato, está explícito na Palavra de Deus.

    Além do mais, humanamente falando é uma doutrina confusa, sem pé nem cabeça, eu não sou eu, eu sou alguém encarnado, que por sua vez também é encarnação de outra pessoal.

    Só Deus!

    ResponderExcluir
  21. Glória somente a Deus. Amém

    ResponderExcluir
  22. Para aqueles que afirmam serem os espiritos que se comunicam através dos médiuns, principalemte aqueles que acompanhavam o cristão Chico Xavier, fica aqui uma pergunta:

    Que demonios são este que só fazem pregar o bem e o amor ao próximo ao contrário de muitos homens que se dizem donos da verdade e pregam uma realidade em que o materialismo e a falta de solidariedade imperam?

    Serão eles os verdadeiros demônios? Não digo que dentre a doutrina espirita não exista o erro. Assim como todas as outras crenças, ela é praticada por homens, que são, por natureza, falhos em suas ações.

    Mas em nenhum momento, os espiritas se afirmam donos da verdade. Eles apenas tentam ser o exemplo, como o foi Chico Xavier.

    Jesus não se preocupou em apontar as culpas, defeitos ou pecados de ninguém. Ao contrário, o que ele nos deixou foi um exemplo de amor, de caridade e de muita, mas, muita tolerância.

    Não queiram chamar de demonios aqueles que só pregam o bem. Vamos chamar de demonios aqueles que fazem o mal. Estejam eles encarnados ou desencarnados, mas sempre com a certeza de que até para estes Deus tem um plano.

    Acreditar que o nosso Pai amado, que é magnanimo e todo poderoso, criaria seres cujo unico e eterno fim seria a prática da maldade, seria desmerecer ao infinito o amor de Deus pelos seus filhos.

    Reflitam antes de acusar uma crença. Avaliem as pessoas não pelas suas palavras ou dogmas, mas pelas suas ações, pois, se tem uma coisa que aprendi com Jesus Cristo, este ser iluminado e cheio de amor ao próximo, é que o amor e a caridade verdadeira não veem classe, etnia, cor da pele ou religião.

    Que o exemplo do Chico seja seguido por muitos, pois, para mim, ele foi um dos maiores seguidores de Jesus Cristo que já pisaram na face da Terra nos últimos 2 mil anos, junto a outras figuras históricas que não professavam a mesma fé, mas que seguiam em verdade os exemplos do Cristo.

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  23. Chico Xavier era bem mais cristão que o sr. "Pastor", o dia em que fizeres tanta caridade e bondade que Chico Xavier fez ai sim vc podera se considerar um bom pastor,renomado e exemplar!

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .