Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

7 de dezembro de 2011

Edir Macedo crê no Espiritismo, com direito a receber espírito dos mortos


Alguém ai pode me dizer de onde, nas Sagradas Escrituras, o Macedo retirou a doutrina de que as pessoas recebem "espíritos" de parentes mortos? Ele trocou a Almeida pelaKardek?
O vídeo é do canal oficial do Edir Macedo. Fizemos uma cópia, por vias das dúvidas.

Eu sei que é pedir muito aos amigos que assistam a tudo, então se atentem a sequencia a partir de 14 minutos.

Este é o tipo de "ensinamento" a ser confrontado quando nos aproximarmos de um membro da seita IURD. Afinal, revela um desvio forte na doutrina da seita em direção ao espiritismo, oferecendo, assim um questionamento direto ao prosélito que se julgue cristão.

Não se trata mais de um sincretismo com espiritismo kardecista, umbanda ou simpatias populares que possa ser disfarçado, ou justificado, pelos líderes com o propósito implícito de oferecer um "ponto de contato" da fé, coisa corriqueira dentro do arcabouço da confissão positiva e recorrente entre os neopentecostais. 

Tão pouco se trata de uma influência espúria de ensinos do movimento de batalha espiritual. Não há registro de tais ensinos em nenhuma das vertentes do movimento citado.

Mesmo na IURD, onde o peso doutrinário dos ensinos de batalha espiritual sempre foi mais restrito às seções de descarrego para a expulsão de demônios, nunca se admitiu, ou se ensinou, que alguém pudesse receber ou estar possuído por homens desencarnados.

Ao contrário, toda a forte aposição feita ao espiritismo e ao catolicismo que marcaram o início da trajetória da Universal e se constituía na sua principal estratégia de conversão era baseada na negação da comunicação e interferência dos mortos, de maneira que a veneração de santos (chute-se a santa) e os pedidos de intercessão destes seriam inócuos, assim como as ditas manifestações de parentes mortos em seções de espiritismo não passariam da ação de demônios enganando a quem procura a comunicação com seus entes queridos falecidos.

Desta forma, as afirmações de Macedo indicam um turning point na seita tão grande quanto àquele representado pela defesa do aborto por este mesmo falso profeta. Macedo se afasta a passos largos do cristianismo.

Finalmente, é muito intrigante a nova teoria dos games perturbadores e, principalmente, o novo mote da Universal, usado no final do vídeo: Vamos arrebentar em nome de Gizuz! 
 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fala sério hein?
    Eu até cheguei a acreditar que se tratava de um assunto sério e postei um comentário.
    Mas, o BM simplesmente faz uma alusão a uma prática de algumas religiões ou seitas, como vc quiser chamá-las, que dizem que recebem espíritos de pessoas mortas, para ilustrar a sua pregação.
    Ele, em momento algum, disse que crê que a pessoa deve receber espíritos de parentes.
    Não seja tendencioso e preconceituoso a ponto de inventar fatos.
    Não vi, no vídeo nenhuma evidência, como você me fez crer, antes de conseguir baixar o vídeo e assistí-lo, de que o BP esteja pregando espiritismo.
    As vezes eu até concordo com alguns fatos que são postados aqui neste blog, mas, a partir de agora tenho que desenvolver mais o meu senso crítico para não me deixar levar e manipular pelo seu raciocício estreito em relação a alguns fatos, não quero eu ajudar a espalhar travesseiros de penas ao vento, pois depois, não há como se juntar a penas novamente.
    Não sou fã do BP, e não concordo com muitas práticas da sua igreja, falo com propriedade, pq já estive lá por muitos anos, mas abomino a injustiça.
    Conserve a sua "mente limpa", para que ela verdadeiramente seja usada pelo Espírito Santo de Deus para levar as boas novas da salvação ao povo que está no mundo, sofrendo por falta de conhecimento da Palavra de Deus!

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .