Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

7 de fevereiro de 2012

As igrejas estão Influenciando ou sendo influenciadas pelo mundo?

Por PC@maral
“A crise intelectual faz dos evangélicos imitadores culturais. Em vez de serem originadores, passam à adaptar a igreja o que encontram no mundo. Perdem a mente cristã e passam a adaptar a musica, gostos, valores e idéias ao padrão, ao nomos do “povo”.”  (AMORESE Rubem – ICABODE Da mente de Cristo à Consciência Moderna – Viçosa : Ultimato, 1998 pág. 130).
 Quando Rubem Amorese escreveu seu livro e o publicou em 1998 o assunto por ele tratado deve ter “arrancado os cabelos” de muita gente. Passados treze anos, podemos constatar, abismados, que tudo se intensificou.

Sobre o destaque no topo deste post, mesmo antes de conhecer a obra deste autor, eu mesmo, não cansava de repetir isso para meus irmãos na igreja: “por que nossos jovens, ao invés de influenciar o mundo são influenciados por ele?” “Por que não desejam mais aprender como os jovens do passado, e por que são presas fáceis de qualquer vento de doutrina e novidades que surgem a todo instante no meio cristão?” A resposta que me davam era: “Eles são a geração ‘Y’!” Essa era a justificativa que a liderança usava para dizer: “não sabemos o que está acontecendo”.
O mais incrível é que existem lideres que sabem o que está acontecendo, e usam esta “crise intelectual” para se projetar, para engrandecer seu próprio nome. Ao invés de combater essa tendência e contribuir para o aperfeiçoamento desses jovens, e de novos convertidos, fazem uso de artimanhas para manipular a membresia da igreja.
Mas nada disso é novidade, o apostolo Paulo fala a seu filho na fé Timóteo: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” (II Tm3:1-5).
Esses homens têm aparência de piedade, mas nenhuma unção de Deus. Basta olhar e ouvir seu falar, são ocos, vazios de qualquer sentimento em equidade com Deus. Como não estão autorizados pelo Senhor fazem uso das técnicas mundanas de convencimento. Emoção, emoção, emoção, é a palavra chave. “Se o publico chorar é porque o culto foi bom, consegui meu intento”, pensa o animador de platéias gospel.
Ao mesmo tempo em que os jovens perdem feio as batalhas espirituais, ele perde feio em tentar influenciar fazendo uso da palavra de Deus. Como não crê que somente a palavra irá dar o resultado que tanto busca, lança mão de seus projetos e passa a adaptar à igreja o que dá certo no mundo.
A música agora não é mais para adorar a Deus, o Rei do Universo! É para emocionar os crentes que participam do “culto show”. No momento certo, na altura e tom certo, isso sim “dá certo”! Palavra de arrependimento? Palavra de confissão de pecados? Palavra que faça o crente olhar para dentro de si e analisar seu comportamento e se arrepender de seus pecados? Palavra que gere mudança de vida? Nem pensar! Só vitória, vitória e mais vitória! O que importa é encher os bancos da igreja com gente feliz!
Em resumo: A igreja se tornando mundana e tomando a forma do mundo. Exatamente o oposto da vontade do Senhor Jesus: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2) – “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;” (1 Pedro 1:14).
Será que nossas igrejas estão ficando do jeito que o mundo gosta? Igrejas "ao gosto do freguês" ?
Encerro esta reflexão [desabafo] com outra frase do mesmo autor: “Está nascendo uma geração que não conhece, não sabe ler, não sabe estudar, não sabe citar a Bíblia”. Trazendo para nosso tempo, posso afirmar constrangido e perplexo: "Já nasceu a geração que não conhece, não sabe ler, não sabe estudar, não sabe citar a Bíblia!" Em síntese: Não sabe nem o que é Bíblia!
Que Deus nos ajude e abra os olhos dessa nova geração de crentes!
***

PC@maral
Citação em destaque: (AMORESE Rubem – ICABODE Da mente de Cristo à Consciência Moderna – Viçosa : Ultimato, 1998 pág. 130)


2 comentários:

  1. Triste realidade, acho que todos nós que já tem um pouquinho de anos nos lombos (risos) passou por isso em seus locais de encontro para adoração ao Senhor. Vimos com tristeza os jovens sendo bombardeados pelos costumes do mundo, buscando se adaptar, gostando e o pior disso tudo é que a liderança sem tomar uma atitude com medo de ser taxada de intolerante.

    Luís

    ResponderExcluir
  2. VDD, QUE MINHA VIDA NÃO CAIA NISSO Q,Q MEU ESPIRITO ESTEJA SEMPRE SENDO RENOVADO PELO SENHOR..OBRIGADO PAZ...

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .