Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

29 de fevereiro de 2012

Lições aprendidas no Big Brother Brasil 2012


Lição aprendida no Big Brother
Até o tolo quando se cala é tido por sábio. 
Ontem dia 28 saiu mais um participante do reality show da Rede Globo, Rafa.
Um cara falastrão, que pensa que a maior virtude na vida é falar o que pensa, o resultado de sua conduta dentro do programa que propõe a convivência entre seus participantes, assistido ao vivo, para quem quiser ver, foi sua eliminação do programa por uma rejeição recorde de 92% dos votos, a maior da historia do programa. 
O que podemos aprender com isto? 
Primeiro que ao contrario do que o Rafa e muitos outros pensam, a virtude não esta em falar “tudo que se pensa” , mas sim em aprender a refrear a boca, a guardar as palavras.
Muitos ainda não entenderam que nem tudo que penso, é a verdade, ou digno de ser dito, verbalizado, aliás, algumas coisas são ou pelo menos deveriam ser motivo de vergonha e constrangimento para nós mesmos. 
Pensa se que ser verdadeiro, transparente é ser assim, boca solta, inconsequente, e indolente com as palavras.
E ainda culpa os outros que não gostam de tal comportamento, pensam, e dizem que eles devem aguentar e ainda agradecer, afinal, trata-se de muita “sinceridade” e que não gosta é porque é fingido ou falso, pois todos deveriam ser assim “verdadeiros”.
Não se deve fazer dos outros o alvo de seu vômito de idéias e pensamentos inteiramente particulares e muitas vezes perniciosas ao convívio com seu semelhante.
Que no mínimo, é uma questão de educação ou melhor a falta de uma boa educação.
Quanta tolice e estultícia nesta forma de agir e viver. 
Mas o livro de Deus, a Bíblia nos ensina que o sábio é aquele que é capaz de refrear a língua, não tropeçar nas palavras.
Pois a língua é um pequeno membro, mas que é capaz de causar grande destruição é como uma fagulha que incendeia e destrói toda uma floresta, que vida e morte estão no poder das palavras e, portanto deve-se ter cautela, sabedoria no uso delas. 
Por isto, que tudo deve começar no que ocupa o meu pensamento, para que estas palavras silenciosas não se tornem audíveis.
A minha mente deve estar sempre cheia das coisas que são do Alto, vindas do Pai das Luzes, devemos estar preenchidos com pensamentos mais elevados que os pensamentos advindos de nossas percepções humanas, que são sempre conduzidos pela natureza caída, cheias de egoísmo, ingratidão, medo e traumas vividos ou imaginados. 
Que hoje façamos uma escolha não pela sinceridade do homem, mas pelo temor a Deus, que nos conduzirá em tudo e em todo tempo para que não haja tropeço e não sejamos de alguma forma eliminados. 
Encerro com as palavras do sábio que esta no livro de provérbios.

Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência. Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio. Provérbios 17:27-28

Olgálvaro Bastos Jr

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .