Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

31 de outubro de 2011

Entrevista de Lutero a um apostolo brasileiro

A máquina do tempo, Lutero e os apóstolos modernos.



Suponhamos que fosse possível construir uma máquina do tempo e que alguém fosse em Wittenberg em  01 de novembro de 1517 e convidasse o reformador Alemão Martinho Lutero, a fazer uma visita ao século XXI.  

Ao chegar ao Rio de Janeiro, com certeza Lutero se encantaria com a beleza da cidade, com o topografia privilegiada da capital fluminense, com a espontaneidade do carioca e com a alegria do povo brasileiro. Todavia, se fosse levado a uma igreja neopentecostal  o grande Reformador ficaria apavorado.

Imaginemos então o diálogo entre Lutero e um apóstolo tupiniquim:

Lutero: Boa tarde! Estou feliz por estar aqui na cidade maravilhosa, Me disseram que o Rio de Janeiro possui milhões de protestantes. Louvado seja Deus pela salvação deste povo.

Apóstolo: Grande Lutero, eu declaro a bênção de Deus sobre sua sua vida, eu determino a vitória sobre sua vida, e ministério.

Lutero: Como assim determino? Por acaso não é Deus que possui este poder?

Apóstolo: Lutero, por acaso você nunca leu na Bíblia que tudo aquilo que Jesus conquistou na cruz é direito nosso? Ora, você desconhece o fato de que não somos cauda e sim cabeça? Não entende que temos poder para fazer o homem prosperar e crescer segundo a vontade de Deus? 

Lutero: Apóstolo, Aliais, apóstolo? Estranho isso! Sua interpretação bíblica está absolutamente equivocada!

Apóstolo: Lutero, você não entende dos mistérios de "Papai", deixemos isso para lá! Bem, soube que você compôs uma canção chamada "Castelo Forte" e que nela você diz o seguinte "se tivermos que perder, família, bens,  poder."  Por acaso você dia isso mesmo? Meu Jesus amado, quanta ignorância! Rapaz será que você nunca ouviu falar na unção da nobreza? Deixe-me lhe dizer uma coisa: você está atrasado meu filho! Se você não tomar posse da bênção, vais morrer na miséria. Mas, veja bem, vou lhe ensinar uma coisa: Se você contribuir com o meu ministério internacional e apostólico semeando ofertas generosas de 10 mil dólares, em minha conta pessoal, sua vida mudará da água para o vinho. Você crê nisso? Então decrete a bênção!

Lutero: Como é que é? Eu que bebo a cerveja de Wintteberg e você que fica de porre?  Isso é simonia! 

Apóstolo: "Simo" o que? 

Lutero: Venda de indulgências. Você está fazendo exatamente o que a igreja Romana fez em minha época. Isso é pecado, é heresia e precisa ser combatido.

Apóstolo: Preste atenção como fala comigo, eu sou autoridade e questionar meus ensinos e decretos é tocar no ungido do Senhor. Cuidado, porque eu tenho poder para amaldiçoa-lo em nome de Deus.

Lutero: Mas quem age assim é o papa e seus cardeais. É o Papa que toma pra si uma autoridade que não lhe pertence. O papa diz que ele é representante de Deus, vigário de Cristo  e que quando ele fala "ex-cátedra" sua palavra é inquestionável. 

Apóstolo:  Vejo que você não entende nada!  Eu sou ungido do Senhor! Eu sou apóstolo ao contrário de você que é um mongezinho. Caro Lutero, diante da sua arrogância em me enfrentar eu profetizo sua miséria até que se arrependa do seu pecado e me honre com as suas primícias.

Lutero: Como assim?

Apóstolo: É simples meu caro alemão. Tudo aquilo que receber você destinará uma pequena parte para honrar o meu ministério. Agindo assim, Deus te abençoará.

Lutero:  Seu filho do diabo até quando perverterás o povo de Deus? Isso que está fazendo afronta a Palavra de Deus.  Por  favor me diga aonde é sua igreja? Preciso levar umas coisinhas para lá? 

Apóstolo: Vejo que se arrependeu meu caro alemão. A minha igreja fica na Rua da prosperidade, no bairro da unção profética.

Lutero: Não. Não me arrependi. Gostaria de colocar na porta de sua igreja a cópia de umas teses que ontem coloquei no Castelo de Winttenberg.

Que Deus tenha misericórdia da Igreja brasileira.

Renato Vargens
 
fonte: http://renatovargens.blogspot.com/2011/10/maquina-do-tempo-lutero-e-os-apostolos.html
P/S - qualquer semelhança com Rene Terra Nova e cia NÃO é mere coincidência - Ronivaldo Brandão

2 comentários:

  1. Por causa do vírus dissiminado por Lutero é que temos milhões de seitas evangélicas. Todas diferentes entre si e todas dizendo-se portadoras da verdade e inspiradas pelo Espírito Santo. Assim sendo, o crente protestante favorável ao aborto é "irmão em Cristo" daquele que é contra. O mesmo se dá para os que batizam e os que não batizam. O mesmo se verifica para os que acatam o divórcio e para aqueles que o repudiam. Todos divergentes entre si. Uns acusando os outros de heresias. De comum apenas os dízimos e ódio contra o catolicismo. Ora, sabemos nós que DEUS poria inimizade entre os filhos de Maria e os filhos da serpente(Gênesis). Por que o espanto ?
    Os filhos de Lutero fazem as obras de seu pai. Blasfêmias, acusações, mentiras. Basta um crente discordar de outro que já surge um embrião de uma nova denominação. Nada de novo no mundo podre do protestantismo.

    ResponderExcluir
  2. Discordo que no meio evangélico exista a tal da bibliolatria. Fui protestante por 15 anos.Para que a Bíblia fosse objeto de idolatria, seria indispensável que o evangélico cumprisse a Bíblia a risca e tal não ocorre.Os evangélicos ignoram uma série de disposições bíblicas.Entre as muitas não observâncias bíblicas podemos citar a recitação do Pai Nosso, a Bem Aventurança de Maria,o evangelho de Tiago que determina que a fé sem obras é morta,a proibição da interpretação privada em Pedro e a afirmação de que a Igreja é coluna e sustentáculo da verdade prevista em Timóteo.Se todos fossem bibliólatras não haveria também divergências de doutrinas. Porque não concordam uns com os outros é que se dividem em milhares de igrejas.Ora,se alguém não concorda com outro, é óbvio que alguém ou talvez até os dois não praticaram a Bíblia de forma correta.Ademais, a idolatria não é conceito tão simplório tal como é apresentado pelos lobos devoradores que andam por aí. A idolatria consiste em substituíção do culto que é devido a DEUS por um ídolo que é elevado no coração do idólatra a condição de DEUS.Não é o caso das imagens católicas e nem tampouco da Virgem Maria. Adoração católica é devida somente a DEUS. Não por acaso realizamos o sacrifício da Santa Missa. Sacrifício algum é oferecido em nomes de santos ou de Maria, mas apenas no nome santo de Jesus Cristo.A idolatria evangélica maior é sem dúvida a idolatria que o crente faz a si mesmo como intérprete "infalível" da Bíblia.Não há um crente que admita correção de quem quer que seja em sua leitura individual. O crente que condena a infalibilidade papal, pretende convencer aos demais sobre sua doutrina ? Mas como ? Se antes de convencer a um católico e mesmo aos seus pares de sua doutrina deve concvence-los de que não há um homem infalível, como pretende este mesmo que alguém lhe tenha por confiável ?
    Basta um crente discordar de outro que já surge o embrião de uma nova denominação.Cada crente escolhe o que pretende seguir de Lutero, Calvino, entre outros "mestres". Por vezes utiliza-se de interpretação literal e tem horas que a condena. Uma hora pode estar implícito e outra hora tem que estar claro Quando se cobra de um católico determinadas doutrinas exige-se a interpretação literal, como no caso do purgatório ou no batismo de crianças. Mas logo a seguir quando se mostra que Jesus diz a respeito de sua carne ser verdadeiramente comida e seu sangue ser verdadeiramente bebida, aquele crente literal passa a ser subjetivo. Quando perguntado sobre Pedro, o crente passa para o grego, mesmo sabendo que Jesus falava aramaico. E quando interessar ele usará também o próprio aramaico e o hebraico.Depois chama por Constantino e ao mesmo tempo avoca Lutero que seria sacerdote da tal igreja de Constantino. Depois chama Calvino e faz Constantino desaparecer tão rápido como surgiu. Vale sempre o que cada crente "infalível" quiser que seja tido como verdade. A idolatria evangélica consiste na adoração que cada crente faz de si mesmo como intérprete da Bíblia. Cada crente é o "unico" certo e está apto a contestar todas as demais doutrinas e determinar quem é e quem não é idólatra, herege e quem está ou não condenado. Lutero é seguido no Sola Scriptura, mas rejeitado nos sacramentos e na devoção a Virgem Maria. Calvino é seguido na predestinação para a salvação, mas é rejeitado sobre a devoção a Virgem Maria e na necessidade de igreja para a salvação.O crente não segue uma teologia definida.Mistura até mesmo elementos das religiões africanas e orientais. É só assistir um culto evangélico e ver a salada que é feita.A doutrina de cada crente é que vale.A Bíblia é seguida em parte.O que cada crente faz com toda certeza é julgar-se sábio aos seus próprios olhos. Cada crente tudo quer ensinar e pensa que nada tem por aprender.O próprio Lutero resumiu o pensamento que lhe vinha ao coração e que passaria para os seus filhos: "Quem não crê como eu está destinado ao inferno.O meu juízo e o juízo de DEUS são a mesma coisa."

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .