Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

25 de outubro de 2011

@neuzaitioka - Desrespeito e violação da intimidade após Seminário de Cura e Libertação do Ministério Ágape Reconciliação

Neste mês de Outubro/2011 recebi um e-mail que me causou profunda tristeza e indignação. Senti tristeza devido ao grande afastamento bíblico percebido na prática desses seminários de "cura e libertação", sendo que isso já foi exposto aqui desde Março/2007. E senti indignação devido ao abuso de poder e confiança na violação da intimidade das pessoas "em nome de Deus", sendo que repreendidos e questionados diretamente sobre isso, os responsáveis (como sempre) não dizem nada.

Para inicar a narração do fato ocorrido, leia abaixo o email recebido, o qual fora transcrito na íntegra sendo resguardados os nomes citados em seu conteúdo para evitar ainda mais violação a intimidade e constrangimentos, além daqueles que já foram sofridos pelo casal que escreveu o email abaixo como um pedido de socorro e desabafo.

From: **** <****@****.com>
Subject: Seminário Cura e Libertação – Ministério Ágape

Message Body:
Bom dia Sr. Mariel! A Paz dO Senhor!
Estou aqui para pedir sua ajuda e aconselhamento. No dia 19 de agosto de 2011 o pastor da igreja que congrego aqui em Bauru /SP trouxe o seminario da Pastora Neuza Itioka, cura e Libertação. No primeiro dia fomos informados que quem quisesse deveria preencher uma ficha para ministrações individuais, essas fichas eram sigilosas e somente o ministério agape teriam acesso. Muito bem, fizemos e seminário e foi uma benção. Porem eles disseram que nossas fichas seriam queimadas e acredito que ainda serão. O fato é que no dia 05/09 o pastor da nossa igreja – seu nome é **** – chamou meu marido para conversar na igreja, no inicio pensamos que seria somente uma conversa, um "cuidado" de pastor para com sua ovelha para saber como estão as coisas. Porém irmão, quando meu marido se sentou, o pastor tirou da pasta a ficha, que meu marido havia preenchido para o seminário. Descobrimos que todas as fichas dos membros da igreja ele pegou e chamou um a um, para "uma conversa" e quando chegaram lá, ele estava com a ficha. Eu enviei dois e-mails para o Ministério Ágape, perguntando se a ficha pode ser utilizada após o seminario e por uma pessoa que nao faz parte do ministerio, mas até hoje nao responderam. Acho muita falta de responsabilidade do ministerio. Acredito que o pastor deve cuidar da ovelha, acredito que a ovelha deve "confiar" no pastor, mas dece ser algo de livre e espontanea vontade, quando eu quiser falar para o pastor sobre minha vida, eu falo. Nenhum de nós preenchemos a ficha para ele ler, foi falta de respeito conosco. Minha intenção aqui não é denegrir ninguem, mas preciso de orientação, o Sr acha que está certo isso? Outra coisa, li sobre o que o Sr escreveu sobre o curso de libertadores, sobre o embasamento Biblico de algumas práticas. Quando o pastor me chamou, perguntou sobre toda a ficha e fiz novamente aquela oração de renuncia, só que olhando para uma pessoa. Ele ia lendo e eu tinha que repetir olhando para a esposa dele, e ela olhando pra mim. Tem embasamento Bíblico para isso? eu nao encontrei. Não sei se é possivel publicar isso, claro sem citar nomes, mas eu preciso de uma resposta do Ministério Ágape, se eles autorizam o que o pastor fez.
Por favor, me responda, preciso de orientação.
muito obrigada!

****

***@****.com


Definitivamente, além de não ter base bíblica para as práticas citadas nesse email, percebe-se que faltaram também com o respeito as informações que em tese seriam confidenciais.

Por isso, além de tudo isso ser um anátema em relação as Escrituras, vejo também como falta de lealdade com os participantes desse seminário, sendo que nesse caso a responsabilidade (ou falta dela) é tanto do Ministério Ágape como também do referido pastor, o qual se achou no direito de usar de tais fichas para invadir a intimidade de seus membros sem autorização prévia, gerando assim tantos constrangimentos.

Pela graça de Deus tenho também formação jurídica e não apenas a teológica, por isso é meu dever informar a todos que se encontram nessa situação ou em qualquer outra semelhante, que é direito delas buscarem junto ao poder judiciário reparação pelos danos materiais e morais sofridos, posto que tiveram a intimidade violada, sendo ela indevidamente exposta a terceiros  gerando constrangimentos desnecessários.

Vale dizer que a posição do Direito brasileiro em relação a proteção da intimidade e da vida privada não foge das recomendações de documentos internacionais. A Declaração Universal dos Direitos do Homem, em 1948, em seu art. 12, determinava: "Nenhum indivíduo poderá ser submetido a interferências arbitrárias na sua vida privada, na sua família, na sua casa, na sua correspondência" etc. No mesmo ano, a Declaração de Bogotá, em seu art. 5.º, considerava: "Toda pessoa tem direito à proteção e à sua vida privada e familiar". Visou à mesma proteção o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos de Nova York, de 16.12.1966.

A Constituição Brasileira declara que: "[...] são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação".(art. 5º, inc. X – CR/88).

Além disso, todo psicólogo sabe que o Código de Ética Profissional do Psicólogo preceitua em seu Art. 9º "É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional".

Portanto, se nós podemos entender que tais Seminários de Cura e Libertação são uma espécie de tratamento psicológico alternativo para cristãos, então espera-se que os responsáveis no mínimo atuem com ética profissional, posto que em tais seminários são utilizadas muitas técnicas próprias da psicologia e a informação prestada pelos participantes é confidencial e dizem respeito a sua alta intimidade e honra.

Nessas fichas/questionário, as pessoas relatam fatos que se envergonham profundamente. Logo, tais informações não podem ser tratadas de maneira leviana e negligente, sendo exposta a terceiros sem expressa autorização.

Não sei se tais pessoas aceitarão de bom coração a correção proposta aqui. Devido a minha experiência nesse meio receio que se armarão de autojustificações e verão este artigo como "rebeldia contra os ungidos do Senhor", afinal é esse o instrumento de controle que geralmente utilizam; É através desse tipo de ameaça disfarçada de aconselhamento totalmente fora de contexto bíblico que eles incutem medo nas pessoas, sempre com o objetivo de se protegerem das consequencias de seus próprios abusos.

Por isso espero sinceramente que não tentem perverter a justiça nos colocando como crueis algozes/acusadores para que os responsáveis pelo abuso em questão sejam postos como vítimas. Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo! (Isaías 5:20)

O mínimo que se espera agora dos responsáveis é uma retratação expressa num pedido de perdão sincero feito pelo Ministério Ágape e também do referido pastor local, sendo este ato devidamente acompanhado do abandono completo da prática de utilizar fichas confidenciais sem permissão; Afinal, por mais nobre que tenha sido a intenção de tais pessoas, isso está errado e ponto final!

Além disso, nesse caso é inadimissível o silêncio dos responsáveis, tal como vem acontecendo até o presente momento, os quais não retornam os contatos feitos anteriormente!

Por essa razão também publico o presente artigo e faço saber a Igreja que após serem procurados em particular e não ter havido qualquer sinal de arrependimento dos responsáveis, esta é a última alternativa objetivando ainda o arrependimento dos mesmos, tal como nos orienta Jesus em Mateus 18:15-17 dizendo: "Se teu irmão pecar contra ti, vai argüí-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano" .

Amo essas pessoas em Cristo, eu me importo com elas, visto que são amadas de meu Pai e por isso também espero ver arrependimento sincero em suas vidas. Me coloco a disposição dos responsáveis para intermediar o contato com o casal ofendido em questão e outros que poderão surgir a partir desta publicação; Além disso me comprometo a publicar aqui um pedido sincero de perdão das partes envolvidas, afinal isso é o mínimo que se espera agora.

Que o amor Ágape e atitude de Reconciliação não sejam meras palavras, mas que possam ser vividas com integridade por todos aqueles que verdadeiramente servem a Cristo!

 

Belo Horizonte, 23/10/2011

Mariel M. Marra 

6 comentários:

  1. A Graça e a Paz do Senhor irmão Wagner,

    Um dos princípios bíblicos é o da verdade e não da mentira ou contendas. Muitos dos relatos que estão em questão neste email, não condizem com a verdade e a realidade dos fatos. Digo isto, porque faço parte desta hitória. Este acontecimento já foi esclarecido pelas partes envolvidas, bem como já foi solicitado, no dia 18/11/11, pela autora do email que o Sr. Marriel Marra retirasse o artigo se seu blog. Sendo assim, solicito ao amado irmão que também retire de seu blog este artigo, que além de não condizer com a verdade, já foi esclarecido pelas partes envolvidas e também desautorizado pela autora a divulgação do mesmo. Grato.

    ResponderExcluir
  2. A Graça e a Paz do Senhor irmão Wagner,
    Um dos princípios bíblicos é o da verdade e não da mentira ou contendas. Muitos dos relatos que estão em questão neste email, não condizem com a verdade e a realidade dos fatos. Digo isto, porque faço parte desta história. Este acontecimento já foi esclarecido pelas partes envolvidas, bem como já foi solicitado, no dia 18/11/11, pela autora do email que o Sr. Marriel Marra retirasse o artigo se seu blog. Sendo assim, solicito ao amado irmão que também retire de seu blog a reprodução deste artigo, que além de não condizer com a verdade, já foi esclarecido pelas partes envolvidas e também desautorizado pela autora a divulgação do mesmo. Grato.

    ResponderExcluir
  3. Olá irmão Wagner! Por favor, se voce tem compromisso com a VERDADE não retire essa publicação, em defesa do Evangelho puro e simples. Se quiser eu peço para a autora do e-mail autorizar, realmente tudo foi esclarecido, ela e o marido foram vitimas e sofrem até hoje por isso, só Deus para ajuda-los a superar.

    ResponderExcluir
  4. NÃO TIRE: QUEM POUPA LOBO SACRIFICA OVELHA... E ESSE É UM LOBÃO.

    ResponderExcluir
  5. Pois é meu irmão o negócio tà ficando sério...agora ta se cumprindo,vc manda o curriculo pecaminoso pro pastor,e ele decide se vc vai ou ñ pro paredão!Por isso q temos q conhecer a palavra,pra q ñ sejamos levados por qualquer vento..

    ResponderExcluir
  6. Mas bem feito! E ainda vai se aconselhar com outro pastor sobre o que deve fazer, se está certo ou errado? Não tem tirocínio próprio? Deveria por todos na justiça isto sim, pois de irmãos não tem nada, seja a Itioka, seja o pastorzinho que leu a ficha particular.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .