Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

12 de outubro de 2011

A Luz e as Trevas

Por Alan O Renegado e Orlando Junior

Nos últimos dias tenho sido compelido a escrever sobre o evangelho Puro e Simples que causa tanta polêmica no mundo gospel, sendo assim creio que seria interessante também falar sobre a guerra diária entre a Luz e as trevas.

Num primeiro momento vamos nos ater a missão de Cristo perante este paradigma:

No primeiro capítulo de João lemos:

Verso 4 - Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

Verso 5 - E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

Verso 9 - Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.

No livro de Mateus Capítulo 4 também diz:

Verso 16 - O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou.

Para os mais interessados recomendo a leitura inteira do capítulo caso ache que estou usando versículos isolados para testificar o que escrevo. Uso estes versículos chave para que a leitura não seja tão extensa.

Todo cristão é chamado para ser a luz do mundo, não foi chamado para se esgueirar entre trincheiras religiosas ou até mesmo do comodismo desenfreado proposto pela sua própria natureza pecaminosa.

Como ele disse aos seus discípulos no sermão do monte descrito no Capítulo 5 do Livro de Mateus este versículo me chama bastante a atenção:

Verso 14 - Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

Diante de tal afirmação do Nosso Senhor e Salvador eu te pergunto você tem sido luz? Ou tem tentado se esconder, mesmo que tente meu caro não poderá, pois será confrontado diariamente pela Palavra e também pelas trevas.

Se sua vida não causa incomodo as trevas, creio que você está exatamente onde ela quer, você não passa de um mero religioso, cercado por outros que assim como você vivem um evangelho apático e sem vida. Você acha que eu estou sendo prepotente? Acha que eu digo isso baseado no meu próprio entendimento?

Me desculpe por desapontá-lo pois o meu entendimento vem através da Palavra e de acordo com ela o fruto de todos serão postos a prova conforme o capítulo 3 de 1 Corintios:

Verso 13 - A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

Existem aqueles que também questionam a vida de Paulo e costumam ignorar aquilo que ele foi inspirado a escrever, sendo assim mais uma vez quero que medite nestes versos que o próprio Jesus proferiu no livro de Lucas Capítulo 12:

Verso 49 - Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?

E segue agora um verso que inquieta a todos que o lêem, descrito em Mateus Capítulo 10:

Verso 34 - Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;

Creio que você tem agora um parecer mais amplo sobre a vida cristã que envolve ainda muitos outros aspectos, mas vamos nos ater agora sobre a luz e as trevas.

Conforme relatos de outros irmãos que sofreram agressão dentro de marchas que eram para ser para Jesus, questiono você a se perguntar e responder verdadeiramente se acha correto que um crente agrida um cristão que está ali com versículos bíblicos em faixas e cartazes.

Independente da liberdade de expressão ou qualquer fator constitucional secular, eu questiono se em algum momento a agressão é permitida pelo Novo Testamento. Devo lembrá-lo o que está escrito em Mateus Capítulo 5:

Verso 39 - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

Essa é a condição para um cristão se portar diante de um fato como esse, ele não tem o direito de revidar ou muito menos de agredir alguém. Sendo assim vemos que muitos têm seguido preceitos religiosos de um sistema falido espiritualmente que causa uma destruição avassaladora na mente e coração daqueles que estão ali enganados, pois estão cegos pela religião e quando são confrontados não vêem outra forma de revidar que não seja a violência. Sendo assim as trevas ocultas pela religiosidade e comodismo se destacam e ai se inicia um turbilhão de pensamentos e sensações que em muitos casos é controlado pelas trevas, pois como Paulo disse em 2 Corintios Capítulo 10:

Verso 5 - Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;

Se o individuo não controlar suas emoções e pensamentos levando-os a obediência de Cristo as trevas se manifestam como uma flor, de dentro pra fora, ela desabrocha, quando um crente agride um cristão se revela o mal incubado, aquilo que estava oculto, vem a tona e sua verdadeira natureza se manifesta. Como um fariseu irado, o crente agride aquele que o confronta por não suportar a verdade, pois a luz tudo manifesta conforme escrito no livro de Lucas Capítulo 8:

Verso 17 - Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz.

Diante desse fato vemos a diferenciação de Luz e Trevas na vida do homem e mulher que anda neste mundo, medite no que acabou de ler, sonde seus impulsos e desejos e reveja seus conceitos, pois existe ainda uma advertência no Livro de Lucas Capítulo 11:

Verso 35 - Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas.

Se seu comportamento não condiz com o descrito pelas escrituras você deve sim buscar o arrependimento e o perdão diante do Trono da Graça para encontrar socorro em ocasião oportuna e o meu desejo e daqueles que amam a Palavra e seu próximo é que você seja socorrido antes do Grande e Terrível dia do Senhor.

A culpa da cegueira espiritual e da alçada de cada ser humano sobre a terra, pois a Palavra está livre para ser lida e estudada aqui no lado ocidental. Existem vários fatores que causam a cegueira religiosa o principal motivo dela é a falta de leitura bíblica. Por isso Nosso Mestre disse no Livro de Mateus Capítulo 22:

Verso 29 - Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

Pense nisso.

Por ELE e para ELE que é digno de toda honra, glória, louvor e adoração

Postado por Alan O Renegado

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .