Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

24 de outubro de 2009

Crescimento nas denominações são destaques em jornal mineiro



A expansão das Igrejas

Na edição online do Jornal mineiro ‘O norte de Minas’, publicada na última segunda-feira, 19, um dos destaques trouxe o tema ‘O crescimento da fé no Brasil e outras vertentes do cristianismo’. A reportagem, assinada por Leonardo Campos tratou das diferenças existentes entre os grupos evangélicos atuais, tradicionais, pentecostais e neopentecostais.

Confira abaixo a íntegra da reportagem:



NOVOS REBANHOS
As igrejas protestantes se dividem em três ramificações: as tradicionais, as pentecostais e as neopentecostais. As tradicionais compreendem principalmente as chamadas "igrejas históricas" que se originaram na Reforma Protestante ou bem próximo dela.

As pentecostais, por sua vez, englobam, as que tiveram início no reavivamento nos Estados Unidos, entre l906 e l910. Esse fenômeno é um racha entre igrejas norte-americanas. As experiências "místicas do "batismo no Espírito Santo" levaram os membros a serem excluídos de suas antigas igrejas, formando, assim, outras comunidades que levaram o nome de Assembléias de Deus, "não confundir com a igreja brasileira que leva o mesmo nome).

Finalmente, os neopentecostais são igrejas oriundas dos pentecostalismo original ou mesmo de igrejas tradicionais. Surgiram 60 anos depois do movimento pentecostal.

DIFERENTES GRUPOS
Mais rígido na interpretação da doutrina, os evangélicos tradicionais diferem apenas em relação à experiência do chamado "Batismo no Espírito Santo". Não aceitam o "Falar em outras línguas" (glossolagia) e dão forte ênfase ao ensinamento teológico e ao trabalho social, não se preocupando com usos e costumes, como vestimentos e adornos.

Já os neopentecostais formaram uma outra igreja, co-existindo conjuntamente com as pentecostais, mas sem se identificar com elas. Dão bastante ênfase ao louvor e são mais flexíveis teologicamente. É o grupo que mais cresce atualmente no Brasil - resultado do maciço investimento na mídia, com fazem as igrejas Universal e da Graça.

CORRENTES RELIGIOSAS
Tradicionais ou históricas

LUTERANA: fundada por Martinho Lutero (l524)

PRESBITERIANA: fundada por João Calvino (l5l7)

ANGLICANA: fundada pelo rei da Inglaterra Henrique VIII (l558)

BATISTA: fundada por John Smith (l609)

METODISTA: fundada por John Wesley (l740)

Principais Igrejas Pentecostais do Brasil

ASSEMBLEIA DE DEUS: fundada pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren (l9ll) é a principal expoente do pentecostalismo no Brasil

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL: fundada por Louis Francescon (l910)

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR: fundada por Aimée Semple McPherson (l950)

O BRASIL PARA CRISTO: fundada por Manoel de Melo (l955)

DEUS É AMOR: fundada por Davi M. Miranda (l962)

Principais Igrejas Neopentecostais do Brasil

UNIVERSAL DO REINO DE DEUS: fundada por Edir Macedo (l977)

IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS: fundada por Romildo R. Soares (l980)

SARA NOSSA TERRA: fundada por Robson Rodovalho (l980)

RENASCER EM CRISTO: fundada por Estevam Hernandez (l986)

O CRESCIMENTO DA IGREJA
TODA IGREJA LOCAL DEVE CRESCER
      
. Geograficamente    
. Crescer numericamente
. Crescer espiritualmente
. Crescer verdadeiramente
. Crescer rapidamente

Toda igreja local deve crescer. Se a sua igreja não está crescendo, ela está espiritualmente doente. Lucas mostra em Atos dos Apóstolos que a igreja crescia pela vontade de Deus. É ele quem produz o crescimento da sua igreja. Esse crescimento, contudo, é promovido por Deus em resultado ao trabalho dos crentes que obedecem à Grande Comissão. Observem que em Atos, a igreja crescia por ação de Deus e pelo trabalho missionário dos irmãos. Lucas apresenta cinco maneiras como a igreja crescia ou como ela deve crescer hoje: crescimento geográfico, numérico, espiritual, verdadeiro e rápido.

1. CRESCIMENTO GEOGRÁFICO
O crescimento geográfico é a expansão do evangelho a partir da igreja local, de forma simultânea, até aos confins da terra. O versículo chave: "Mas receberei o poder, ao descer sobre vós o Esopírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, com toda a Judéia e Samarias, até aos confins da terra". (1.8). Observe que este versículo serve como esboço para o conteúdo do livro de Atos:
 
O evangelho se propaga por toda Jerusalém e Judéia - capítulos 1-7.

O evangelho se propaga por Samaria e regiões vizinhas - capítulos 8-l2.

O evangelho se propaga a terras distantes - capítulos 13-28

Em síntese: Missões locais, missões regionais e missões internacionais.

Toda igreja local deve ter uma visão de crescer geograficamente financiando missões, plantando igrejas, sustentando missionários em diversas regiões.

2. CRESCIMENTO NUMÉRICO
O crescimento numérico é o aumento natural do número de pessoas convertidas pero Espírito Santo e acrescentadas à igreja. Lucas não esconde o fato de que a igreja crescia numericamente, por isso ele fez seus resumos em Atos.

l.l-6.7 - Nos fala do crescimento da Igreja de Jerusalém e finaliza com um resumo: Crescia a palavra de Deus e, em Jerusalém, se multiplicava o número de discípulos; muitíssimos sacerdotes obedeciam a fé. A igreja crescia e se multiplicava em número de membros que obedeciam ao chamado eficaz de Deus. O crescimento era resultado direto da pregação e do ensino dos apóstolos.

6.8 - 9.31 - Descreve a divulgação do cristianismo através da Palestina e o martírio de Estevão, que foi seguido pela pregação em Samaria. Finaliza com o resumo: A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor e no conforto do Espírito Santo, crescia a número.      Em todos os lugares a igreja aumentava em número de membros. Duas razões são apontadas para esse aumento: Os crentes viviam no temor do Senhor e experimentavam o conforto do Espírito Santo.

9.32 - l2.24 - Inclui a conversão de Paulo, a Igreja de Antioquia e a aceitação de Cornélio. O resumo é: "Entretanto a palavra do Senhor crescia e se multiplicava". A igreja crescia e multiplicava-se numericamente por meio da propagação da Palavra de Deus, a despeito dos ataques externos à igreja.

12.25 - l6.5 - Fala da propagação da igreja na Ásia Menor e da pregação pela Galácia. Finaliza: Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e aumentavam em número dia a dia. A igreja crescia em número de membros, diariamente, como resultado de uma evangelização eficaz.

16.6 - l0.20 - Relata a expansão da Igreja na Europa e nas cidades grandes como Corinto e Éfeso: Assim a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente. A igreja crescia por causa da poderosa pregação da Palavra de Deus. O evangelho prevalecia contra a magia e o paganismo.

L0.21 - 28.31 - Nos fala da chegada de Paulo em Roma e de sua prisão ali. Termina com uma descrição de Paulo: Pregando o Reino de Deus e com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as cousas referentes ao Senhor Jesus. O que começou há trinta anos atrás em Jerusalém termina em Roma, numa casa alugada. Com toda intrepidez e sem impedimento, o reino de Deus está sendo pregado e produzindo frutos.

O crescimento numérico é destacado por Lucas como algo natural à igreja. Um princípio espiritual é estabelecido como norma: a igreja cresce naturalmente, quando ela obedece a Grande Comissão.

Fonte: O Norte de Minas 


Postado por: Redação OGalileo

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .