Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

21 de outubro de 2009

Decisões

Decisões… Decisões! – John MacArthur

john macarthur

A tomada de decisão pode ser uma tarefa difícil para qualquer um, mas os cristãos têm a vantagem única de fazer as decisões que forem informadas pela Palavra de Deus. Para isso, existem pelo menos três fatores a considerar:

Em Primeiro lugar você deve obedecer a vontade moral de Deus como é revelada nas Escrituras. Se a Escritura proíbe a ação em causa, a sua decisão é fácil: não faça isso.

Da mesma forma, se uma das opções da sua escolha negligencia algo que Deus ordena especificamente que você faça, você é obrigado a fazer a escolha que lhe permitirá cumprir seu dever bíblico. A fim de preservar a vontade moral de Deus na sua tomada de decisão, pergunte-se sempre: "O que a Palavra de Deus diz sobre isso?" Se ele diz alguma coisa, que obedeça (I João 5:3).

Em segundo lugar, boa tomada de decisão requer que você exercite a sabedoria bíblica. Essa sabedoria vem de um estudo diligente da Palavra de Deus, juntamente com a generosa oferta de Deus. Tiago incentiva aqueles que não têm sabedoria para pedir "a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera, e ser-lhe-á concedida" (Tiago 1:5). Para tomar decisões sensatas, é preciso reunir as informações necessárias, considerar todas as opções com cuidado, procurar conselho piedoso, e depois escolher a opção que é mais sensata (Provérbios 2:1-11).

E finalmente, é preciso considerar o seu próprio desejo. Se a Bíblia é silenciosa sobre a sua decisão e, se uma escolha não é claramente mais sábia do que a outra, então faça para a glória de Deus. Você tem a liberdade para fazê-lo, e Deus soberanamente opera o Seu plano através de seus desejos (Salmos 37:4, Filipenses 2:13).

O processo acima pressupõe que você é submetido a Cristo e cheio do Espírito Santo. Caso contrário, você não será capaz de tomar decisões bíblicas, pois, como cortinas, o pecado impede a sua capacidade de compreender e aplicar a Palavra de Deus para sua vida. No entanto, se você tem uma relação vital com o Senhor Jesus Cristo e está andando no Espírito – ao contrário da carne – você é livre para tomar decisões, desde que não viole a vontade (moral) de Deus revelada. Você não deve se preocupar que suas decisões irão de alguma forma atrapalhar a vontade soberana de Deus para sua vida, porque Ele normalmente trabalha através de suas decisões para realizar o que Ele já tem como Seu propósito.

    Vi no: Fé Reformada

1 comentários:

  1. Gostei muito desse post.

    Engraçado como deixamos de tomar decisões, baseando-se apenas no nosso próprio desejo.

    Para a Glória do Altíssimo, essa deve ser a chave.

    Abraços

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .