Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

29 de outubro de 2009

Orkut; benção ou maldição?


 

                                                                   

Texto base: Romanos 12;2 "Não vos conformeis com este mundo, más transformai-vos, pela renovação do vosso entendimento…"

.Se fizer uma busca no Orkut em meu nome, certamente não haverá sucesso, porque não faço parte do não muito seleto grupo, cerca 80 milhões de pessoas que fazem uso da tão conhecida "rede social".

.Criado para relacionamentos pessoais, e que relacionamento!!…de satanismo a prostituição, encontra-se de tudo.
E isso por razões bem claras para mim.

Não que eu não tenha tentado, más nas duas vezes que criei uma página, ou tentei criar, me senti enojado de mim mesmo, como se estivesse despido, foi-se a minha privacidade, só me tranqüilizei, quando definitivamente deletei.

Até naveguei pelas páginas, procurando pessoas conhecidas, que defende os mesmos princípios que eu, más na grande parte, que encontrei?
_De cada 10 "crentes", pelo menos 7, mentem em seus perfis, usam palavreados, que nem o ímpio aceita, as vezes eu me perguntava: Será que não cliquei errado?, pois muitos não diferencia; santo ou profano? Exagero? (PESQUISE VOCÊ MESMO E TIRE SUAS CONCLUSÔES!..).
.
A princípio, tinha como objetivo, montar uma comunidade de evangelismo, via orkut, más quem está interessado em evangelismo?.

Que susto!?… Dentro de um pequeno espaço de tempo, recebi inúmeros convites para me agregar, pessoas de bem que eu conheço, más não faltou também outras que zombassem, fizessem brincadeiras capciosas, ou recados irônicos, gostei da culinária

.
Penso até, que se todos os cristãos, envolvidos nesta "epidemia", fizessem uso deste meio de comunicação, para ao invés de EXTRAPOLAR SEU EGOCENTRISMO e SE-AUTOPROMOVER, divulgassem mais a palavra de Deus, a situação do nosso Brasil, das famílias, que aliás em 2.008, foi o ano das desordens familiares, enfim… da igreja,
__realmente seria diferente, isto porque, (55,32% pesquisa feita 08/ 2.008) dos usuários são brasileiros (tremo só de pensar nas explicações para este fato..)
 
Tudo o que sei sobre orkut, é que leva o nome de seu criador, o engenheiro turco Orkut Büyükkoten, e o que sei também, é que a grande porcentagem dos usuários, não sobrevivem 24h sem checar sua página… engraçado?
Alguém dos nossos,(pessoa muito tímida por sinal, não no orkut) até me disse: "Bem-vindo a este vício!…"
 .

Aí surge uma pergunta;

_Temos esta atitude em relação a bíblia, sou viciado pela palavra de Deus? Não fico um dia sem visitar as páginas da bíblia, como sugere o salmo 01?
.

O inevitável mesmo, seria pensar: e se Jesus tivesse um Orkut? Quais seriam as comunidades? Que imagens escolheria guardar em seu albúm de fotos? Quantos seriam seus amigos?

_Sei lá!…
As respostas não são tão importantes. O que o Orkut revela, é a real necessidade que as pessoas – independente de idade, nacionalidade, credo religioso, posição social ou predileções – têm de relacionamentos.

O problema acontece quando se contentam com a versão mais superficial, se o conceito de amigo é "o sujeito que lhe escreve duas ou três vezes por semana uma dúzia de palavras abreviadas, apressadas e desconexas; que lembra de seu aniversário graças ao lembrete insistente de sua 'página inicial', que quase o acusa de crime se não lhe enviar um recado 'especial'; que criou uma comunidade com seu nome..", _desculpe-me, esta é uma idéia muito rasa para mim.
.
 Problema maior ocorre quando a mesma confusão é transferida para o campo espiritual.

Jesus, repetidas vezes, é apresentado na bíblia como um amigo e essa imagem me encanta, mas é preciso ter cuidado antes de interpretá-la, cercados por esta "geração Orkut ", somos tentados a desenvolver um relacionamento superficial inclusive com Deus, e esperar Dele, tão somente "recadinhos"açucarados, superficiais, vazios – quando o que Ele quer é manifestar de maneira real e visível seus atos de salvação em nossa vida.
.
Você sabia que salvação não é algo virtual, não é um privilégio da alma, ou uma bênção reservada somente para o futuro?
Salvação é o que Deus deseja realizar com cada ato Seu em nossa vida,é isso!…

Salvação é mais do que um resgate protagonizado por Deus, que nos livra do reino do pecado, é um ingresso pago, que nos dá acesso ao reino da vida.
Salvação é Deus arregaçando as mangas e entrando em nossa luta, trazendo soluções concretas para nossas crises pessoais, dando nova luz a nossos sonhos opacos, consertando os relacionamentos quebrados.

>>>Ninguém recebe milagres por scraps, é preciso abrir mais do que uma nova janela, é preciso abrir todas as entradas da vida, como um palco perfeito para a ação divina.
.
 Me responda:
_Se você recebesse um convite de Jesus agora mesmo, que espaço Ele receberia em sua vida?
.

Com toda a convicção, quero concluir, dizendo:

___ A criação do Orkut, não foi projeto do Diabo, pelo contrário, criar um Orkut, assim como criar o computador, ambos foram planos de Deus, e foram criados para glorificar Deus.
Más, o ser humano é assim, o filho rebelde, que o pai faz tudo, e ainda se levanta contra o próprio pai, pra isto, tem uma ajudazinha do Diabo, que por sua vez, encontra no ser humano, um aliado forte, A CARNE.
.

O orkut, está ofuscando muitas luzes, muitas deixaram de brilhar.
Jesus disse em Mateus 6;23b " Se a luz que há em ti são trevas, óh quão grande serão estas trevas"

E diz mais:.
"E Deus há de trazer a juízo, toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, ou seja mau" Eclesiastes 12;14
.

©-2.009-Pr Benedito IPR Nhandeara-SP

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .