Falar do "prazer cristão" soa controverso, mas este é um antigo estilo de vida. Este estilo de vida nos remete a Moisés, que escreveu os primeiros livros da Bíblia e fez ameaças terríveis se nós não fôssemos felizes: "Porquanto não servistes ao Senhor, teu Deus, com alegria e bondade de coração... servirás aos inimigos que o Senhor enviará contra ti" (Dt. 28.47-48).
Nos remete também ao rei de Israel, Davi, que chamou Deus de sua "grande alegria" (Sl 43.4) e disse: "Servi ao Senhor com alegria" (Sl 100.2) e "deleita-te no Senhor" (Sl 37.4); e que orou: "Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que... nos alegremos todos os nossos dias" (Sl 90.14); e que prometeu que prazer completo e duradouro é encontrado somente em Deus: "Na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente" (Sl 16.11).
E a Jesus, que disse: "Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e perseguirem... Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus" (Mt 5.11-12); e que disse: "Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo" (Jo 15.11); e que suportou a Cruz "em troca da alegria que lhe estava proposta" (Hb 12.2); e que prometeu que, no final, os servos fiéis ouviriam as palavras: "Entra no gozo do teu senhor" (Mt 25.21).
E a Tiago o irmão de Jesus, que disse: "Tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações" (Tg 1.2). E ao apóstolo Paulo, que estava "entristecido, mas sempre alegre" (2Co 6.10); e que descreveu o ministério da sua equipe como "cooperadores de vossa alegria" (2Co 1.24); e que ordenou aos cristãos: "Alegrai-vos sempre no Senhor" (Fp 4.4); e até mesmo disse: "Nos gloriamos nas tribulações" (Rm 5.3). E ao apóstolo Pedro, que disse: "Alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando" (1Pe 4.13).
E também a Santo Agostinho, que no ano de 386, encontrou liberdade da sensualidade e depravação impura nos prazeres supremos de Deus: "Quão suave se tornou de repente para mim a privação das falsas delícias! Eu que tanto temia perdê-las, senti prazer agora em abandoná-las. Tu, ó verdadeira e suprema suavidade, as afastavas de mim. Afastavas e entravas em lugar delas, mais doce do que qualquer prazer."
E a Blaise Pascal, que observou: "Todos os homens procuram ser felizes. Isso não tem exceção, por mais diferentes que sejam os meios empregados. Todos tendem para esse fim... A vontade nunca faz o menor movimento que não seja em direção desse objetivo. É o motivo de todas as ações de todos os homens, até daqueles que vão se enforcar."
E aos puritanos cujo objetivo era conhecer a Deus tão bem a ponto de dizerem que "deliciar-se nEle é o nosso ofício", porque eles sabiam que este prazer "nos armaria contra os ataques de nossos inimigos espirituais e tiraria de nós o apetite por aqueles prazeres com os quais o tentador isca seus anzóis".
E a Jonathan Edwards, que descobriu e ensinou mais poderosamente do que muitos que "a felicidade da criatura consiste em regozijar-se em Deus, através de quem Deus também é magnificado e exaltado."8 "A finalidade da criação é glorificar a Deus. E o que é glorificar a Deus, senão regozijar-se diante da glória que Ele manifestou?"
Remete ainda a C. S. Lewis, que descobriu que "nós nos contentamos com pouco". E a milhares de missionários, que deixaram tudo por Cristo e ao final disseram, com David Livingstone: "Eu nunca fiz sacrifício algum."
A busca pelo prazer cristão não é algo novo. Se o prazer cristão é algo antigo, por que então é um assunto tão polêmico? Uma das razões é porque o prazer não é somente uma conseqüência da obediência a Deus, mas parte da obediência. Aparentemente as pessoas estão dispostas a permitir que o prazer seja um resultado secundário do nosso relacionamento com Deus, mas não parte essencial do mesmo.
As pessoas se incomodam em dizer que temos por obrigação buscar o prazer. Assim, ouvimos coisas do tipo: "Não busque o prazer; busque a obediência". Mas a busca pelo prazer cristão responde: "Isto é como dizer, 'não coma maçãs; coma frutas'", porque o prazer em Deus é um ato de obediência. Regozijarmo-nos em Deus é um mandamento. Se obediência significa fazer o que Deus manda, então o prazer não é meramente uma conseqüência da obediência, mas é um ato de obediência. A Bíblia nos diz repetidas vezes para nos regozijarmos em Deus: "Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração" (Sl 32.11). "Alegrem-se e exultem os povos" (Sl 67.4). "Deleita-te no Senhor" (Sl 37.4). "Alegrai-vos... porque o vosso nome está arrolado nos céus" (Lc 10.20). "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos!" (Fp 4.4).
A Bíblia não nos ensina que devemos tratar o prazer em Deus simplesmente como um resultado secundário da nossa obrigação. C. S. Lewis entendeu isto bem ao escrever para um amigo: "É um dever cristão, como você sabe, que todos sejam tão felizes quanto possível." Sim, isto é algo arriscado e polêmico. Mas é estritamente verdadeiro. A felicidade máxima, tanto qualitativa quanto quantitativa, é exatamente o que temos por obrigação buscar.
Um cristão sábio descreveu o relacionamento entre dever e prazer da seguinte forma: Suponhamos que um marido pergunte à sua esposa se ele deve dar-lhe um beijo de boa noite. Sua resposta é: 'Você deve, mas não aquele tipo de dever'. O que ela quer dizer é o seguinte: 'A não ser que um afeto espontâneo pela minha pessoa te motive, suas iniciativas estarão completamente desprovidas de valor moral'.
Em outras palavras, se não há prazer no beijo, o dever de beijar não foi cumprido. O prazer na pessoa da esposa, expresso pelo beijo, é parte do dever, e não um resultado secundário do mesmo. Mas se isto é verdade – se o prazer em fazer o bem é parte do que significa fazer o bem – então a busca pelo prazer faz parte da busca pela virtude. Perceba porque este assunto começa a tornar-se polêmico. É a seriedade de como é tratado. "Você realmente está falando sério?", alguém diz. "Você realmente quer dizer que prazer não é somente uma palavra usada como artimanha para chamar a nossa atenção.
De fato este termo diz algo assolador, absolutamente verdadeiro com relação a como devemos viver. A busca pelo prazer é uma parte realmente necessária de ser uma boa pessoa". É exatamente isto. Eu falo sério. A Bíblia fala sério. É algo muito sério. Nós não estamos brincando com as palavras.
Que isto esteja claro e nítido: nós estamos falando sobre prazer em Deus. Até mesmo o prazer em fazer o bem é, no final das contas, prazer em Deus, pois o bem supremo que sempre almejamos é manifestar a glória de Deus e expandir o nosso próprio prazer em Deus para os outros. Qualquer outro prazer seria qualitativamente insuficiente para o anseio das nossas almas e quantitativamente pequeno demais para nossa necessidade eterna. Somente em Deus estão a plenitude de prazer e prazer para sempre.
"Na Tua presença há plenitude de alegria, na Tua destra, delícias perpetuamente" (Sl 16.11).
John Piper
Nos remete também ao rei de Israel, Davi, que chamou Deus de sua "grande alegria" (Sl 43.4) e disse: "Servi ao Senhor com alegria" (Sl 100.2) e "deleita-te no Senhor" (Sl 37.4); e que orou: "Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que... nos alegremos todos os nossos dias" (Sl 90.14); e que prometeu que prazer completo e duradouro é encontrado somente em Deus: "Na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente" (Sl 16.11).
E a Jesus, que disse: "Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e perseguirem... Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus" (Mt 5.11-12); e que disse: "Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo" (Jo 15.11); e que suportou a Cruz "em troca da alegria que lhe estava proposta" (Hb 12.2); e que prometeu que, no final, os servos fiéis ouviriam as palavras: "Entra no gozo do teu senhor" (Mt 25.21).
E a Tiago o irmão de Jesus, que disse: "Tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações" (Tg 1.2). E ao apóstolo Paulo, que estava "entristecido, mas sempre alegre" (2Co 6.10); e que descreveu o ministério da sua equipe como "cooperadores de vossa alegria" (2Co 1.24); e que ordenou aos cristãos: "Alegrai-vos sempre no Senhor" (Fp 4.4); e até mesmo disse: "Nos gloriamos nas tribulações" (Rm 5.3). E ao apóstolo Pedro, que disse: "Alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando" (1Pe 4.13).
E também a Santo Agostinho, que no ano de 386, encontrou liberdade da sensualidade e depravação impura nos prazeres supremos de Deus: "Quão suave se tornou de repente para mim a privação das falsas delícias! Eu que tanto temia perdê-las, senti prazer agora em abandoná-las. Tu, ó verdadeira e suprema suavidade, as afastavas de mim. Afastavas e entravas em lugar delas, mais doce do que qualquer prazer."
E a Blaise Pascal, que observou: "Todos os homens procuram ser felizes. Isso não tem exceção, por mais diferentes que sejam os meios empregados. Todos tendem para esse fim... A vontade nunca faz o menor movimento que não seja em direção desse objetivo. É o motivo de todas as ações de todos os homens, até daqueles que vão se enforcar."
E aos puritanos cujo objetivo era conhecer a Deus tão bem a ponto de dizerem que "deliciar-se nEle é o nosso ofício", porque eles sabiam que este prazer "nos armaria contra os ataques de nossos inimigos espirituais e tiraria de nós o apetite por aqueles prazeres com os quais o tentador isca seus anzóis".
E a Jonathan Edwards, que descobriu e ensinou mais poderosamente do que muitos que "a felicidade da criatura consiste em regozijar-se em Deus, através de quem Deus também é magnificado e exaltado."8 "A finalidade da criação é glorificar a Deus. E o que é glorificar a Deus, senão regozijar-se diante da glória que Ele manifestou?"
Remete ainda a C. S. Lewis, que descobriu que "nós nos contentamos com pouco". E a milhares de missionários, que deixaram tudo por Cristo e ao final disseram, com David Livingstone: "Eu nunca fiz sacrifício algum."
A busca pelo prazer cristão não é algo novo. Se o prazer cristão é algo antigo, por que então é um assunto tão polêmico? Uma das razões é porque o prazer não é somente uma conseqüência da obediência a Deus, mas parte da obediência. Aparentemente as pessoas estão dispostas a permitir que o prazer seja um resultado secundário do nosso relacionamento com Deus, mas não parte essencial do mesmo.
As pessoas se incomodam em dizer que temos por obrigação buscar o prazer. Assim, ouvimos coisas do tipo: "Não busque o prazer; busque a obediência". Mas a busca pelo prazer cristão responde: "Isto é como dizer, 'não coma maçãs; coma frutas'", porque o prazer em Deus é um ato de obediência. Regozijarmo-nos em Deus é um mandamento. Se obediência significa fazer o que Deus manda, então o prazer não é meramente uma conseqüência da obediência, mas é um ato de obediência. A Bíblia nos diz repetidas vezes para nos regozijarmos em Deus: "Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração" (Sl 32.11). "Alegrem-se e exultem os povos" (Sl 67.4). "Deleita-te no Senhor" (Sl 37.4). "Alegrai-vos... porque o vosso nome está arrolado nos céus" (Lc 10.20). "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos!" (Fp 4.4).
A Bíblia não nos ensina que devemos tratar o prazer em Deus simplesmente como um resultado secundário da nossa obrigação. C. S. Lewis entendeu isto bem ao escrever para um amigo: "É um dever cristão, como você sabe, que todos sejam tão felizes quanto possível." Sim, isto é algo arriscado e polêmico. Mas é estritamente verdadeiro. A felicidade máxima, tanto qualitativa quanto quantitativa, é exatamente o que temos por obrigação buscar.
Um cristão sábio descreveu o relacionamento entre dever e prazer da seguinte forma: Suponhamos que um marido pergunte à sua esposa se ele deve dar-lhe um beijo de boa noite. Sua resposta é: 'Você deve, mas não aquele tipo de dever'. O que ela quer dizer é o seguinte: 'A não ser que um afeto espontâneo pela minha pessoa te motive, suas iniciativas estarão completamente desprovidas de valor moral'.
Em outras palavras, se não há prazer no beijo, o dever de beijar não foi cumprido. O prazer na pessoa da esposa, expresso pelo beijo, é parte do dever, e não um resultado secundário do mesmo. Mas se isto é verdade – se o prazer em fazer o bem é parte do que significa fazer o bem – então a busca pelo prazer faz parte da busca pela virtude. Perceba porque este assunto começa a tornar-se polêmico. É a seriedade de como é tratado. "Você realmente está falando sério?", alguém diz. "Você realmente quer dizer que prazer não é somente uma palavra usada como artimanha para chamar a nossa atenção.
De fato este termo diz algo assolador, absolutamente verdadeiro com relação a como devemos viver. A busca pelo prazer é uma parte realmente necessária de ser uma boa pessoa". É exatamente isto. Eu falo sério. A Bíblia fala sério. É algo muito sério. Nós não estamos brincando com as palavras.
Que isto esteja claro e nítido: nós estamos falando sobre prazer em Deus. Até mesmo o prazer em fazer o bem é, no final das contas, prazer em Deus, pois o bem supremo que sempre almejamos é manifestar a glória de Deus e expandir o nosso próprio prazer em Deus para os outros. Qualquer outro prazer seria qualitativamente insuficiente para o anseio das nossas almas e quantitativamente pequeno demais para nossa necessidade eterna. Somente em Deus estão a plenitude de prazer e prazer para sempre.
"Na Tua presença há plenitude de alegria, na Tua destra, delícias perpetuamente" (Sl 16.11).
John Piper
Gostei do texto e da forma que expressa esse prazer..
ResponderExcluirAbraços