Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

29 de outubro de 2009

Síndrome da mão que Levanta difunto !


 

Síndrome da mão que Levanta difunto!

 

Há duas semanas atras minha esposa esteve no velório da Sr.a Amanda de Freitas Santos. Amanda Frequentava nossa igreja de vez-enquando, queixava-se de tudo um pouco e era membra de outra denominação. O pastor de Amanda disse no dia do velório: "irmãos, nossa oração tem poder. Quem crê que a irmã Amanda pode ser curada levante suas mãos? Vamos orar para que "deus" ressussite nossa irmã e traga sua alma de volta".

Uma oração, duas oraçôes... Linguas estranhas... três orações, linguas estranas denovo e nada. Daí veio a desculpa: "irmãos, quanta falta de fé irmãos, misericórdia! Desse jeito nem no céu você vai chegar"!  

Quando escutei isso, apenas sorri.

Nós, cristãos, nos declaramos como sendo "o povo da eternidade, o povo cheio de poderes e cheios de querer mandar em Deus. Sim! Pelo menos esta é a confissão pública que fazemos, e, além disso, é por tal afirmação que dizemos pregar "aos outros", tanto no lugar em que estejamos como também em nossos "empreendimentos missionários".

 

No entanto, ainda me impressiona muito o fato de que a maioria dos povos da terra lida com a morte muito melhor do que as sociedades cristãs. Nunca estamos crendo em Deus. Ele sempre dorme no barco em meio as tempestades. Claro, percebo como nós evengélicos lidamos com a morte, mas...

 

Índios, indianos, chineses, japoneses e orientais em geral, todos, quase sem exceção, lidam com o fato da morte com a mesma naturalidade com a qual lidam com o fato do nascimento.

 

Morrer faz parte. É normal. É natural. Daí Jesus ter tratado a morte como se fosse apenas "um sono". Sabe porque? Deus tem tempo para todas as coisas, pode orar, expulsar, ordenar e decretar, se não estiver no tempo de Deus, nada vai acontecer.

 

"Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo".

 

"A menina não está morta, mas dorme!"

 

"Quem crê em mim já passou da morte para a vida".

 

 A morte dos santos é "preciosa aos olhos do Senhor".

 

Assim, morrer, para os que ficam, deveria apenas gerar saudade, mas nunca desespero. Afinal, para quem vai..., o morrer é apenas aquilo que o morto não fica sabendo que aconteceu, pois, de fato, abre os olhos para a vida eterna.

 

Além disso, ninguém foi enganado. Já nascemos sabendo que morreríamos.

 

Vejo os cristãos desesperados até mesmo ante a morte de alguém que já está para além da cronologia natural da vida; ou seja: há cristãos com raiva de Deus porque o pai ou mãe, idosos, partiram...

 

É a Síndrome do Levanta caixão.

 

Sim! Os cristãos querem viver eternamente, ricos e com a saúde perfeita, nunca querem pegar gripe, o pneu do carro não pode furar porque ele é o super-crente e nada com ele acontece, que é sempre a exceção, o milagre, o inusitado, mas nunca o fato simples do viver.

 

Assim, sempre sofrem como se Jesus não tivesse vindo para ressuscitar o Seu amigo!

 

Desse modo, sem termos resolvido em nós nem mesmo aquilo que Jesus disse que Nele já está vencido, que é a morte, como poderemos pretender ter o que dizer aos "pagãos" que tratam a questão com mais normalidade do que nós?

 

Sim! Como teremos o que dizer se temos apenas uma mensagem que nós mesmos não levamos a sério?

 

Afinal, como é possível dizer que Jesus faz sentido, se um budista sem Jesus lida melhor com os fatos da existência do que nós, cristãos?

 

Ora, enquanto a morte não é vencida como fobia em nós, nenhuma sorte de vida em Jesus ganha seu poder e sua efetividade em nós.

 

A primeira coisa que a consciência do Evangelho faz em nós é tirar a fobia da morte e dar ao discípulo a tranqüilidade plena ante os fatos naturais desta existência.

 

De outra sorte, como poderemos ser o povo da Paz que Excede a Todo Entendimento?

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .