Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

24 de outubro de 2009

“Digo: você está curado, em nome de Jesus”




“Curem os doentes que ali houver e digam-lhes:
O Reino de Deus está próximo de vocês.”
(Lucas 10:9)


Nesse pequeno versiculo, numa exegese simples, consigo extrair a seguinte lição:
Está escrito: “Curem os doentes que ali hover”.
Porém em momento algum, nem nesse versiculo nem no texto diz: “curem só os que tem fé”  ou  “curem só os que derem dizimo alto” ou  “curem somente aqueles que chegam cedo na igreja ou oram das 18:00 as 19:00 do começo do culto”.
Curem os doentes que ali houver. Só isso. É dificil ? Então porque será que muitos usam e abusam ?
Falta de leitura biblica ? Aproveitar isso para iludir as pessoas que não leem a biblia com frequencia ?
Alegrias, bem como as tristezas, foram numerosas e intensas. Surpreendi-me com ressurreições e chorei mortes; dancei nos salões da felicidade, pulei na presença de Deus, falei linguas estranah  e arrastei-me nos charcos do desgosto; abri os braços para acolher quem voltava e, impotente, vi as costas de quem partia.
“Curem os doentes que ali hover”. Só isso.
Que, só isso gerou muito disso. Acreditei piamente que a igreja que me rodeava era “a Igreja de Jesus” –. Por anos, dei-me completamente a uma versão do cristianismo que eu percebia como a única, a mais verdadeira, a melhor de todos os tempos. Iludido com essa versão, não notei os ciúmes, as maldades, as invejas, que a motivavam, os jogos politicos e as promessas feitas em nome de jesuses cristos.

Sim. Os bancos da maioria das igrejas estão entulhados de cadáveres de gente esfaqueada pelas costas, que acreditou em promessas mirabolantes feitas sob ameaças de dizimos altos e ofertas. A história não omite: os corredores das catedrais comportam verdugos e facínoras sequiosos de subirem as hierarquias organizacionais.

De repente, veio a desilusão. As vendas caíram dos olhos e notei o tamanho de minhas fantasias religiosas. Acontece que uma pessoa desiludida nunca mais volta a se iludir. E nesse processo, fui obrigado a separar as desilusões dos desencantamentos. Pois, ao contrário dos desiludidos, os desencantados podem re-encantar-se novamente.

Andei desencantado com a missão, vocação e devoção que me deram na igreja. Aquilo serviu apenas para me tornar famoso do jeito que eles queriam, pessoas que só pensam em gravar CD’s e DVD’s com mensagens que faz rir com promesas de falsa riqueza. Mas jamais perdi o que inicialmente me deslumbrou no Evangelho. Continuo absolutamente fascinado com a vida de Jesus de Nazaré. E volto a maravilhar-me cada vez que leio sobre seu caráter, sua ternura para com os desvalidos e seu perdão para os pecadores. Sua doação na cruz, sua morte exemplar e a sua ressurreição triunfante, não permitem desencantos.

Nas coisas que me desiludi, não contemplo retorno, mas sei que os meus sonhos voltam a se colorir. Neste momento, responderei com novo alento: “Senhor ,eis-me aqui, envia-me a mim”. Usa-me para “Curar os doentes que ali hover”, sem interesse financeiro, apenas com a simples palavra de Jesus Cristo. “Você está curado, levanta e anda”.

2 comentários:

  1. A palavra de Deus é espiritual. Quando Ele falava: Curai aos enfermos, será que primeiramente não se referia a alma?
    Sinceramente não acredito que são todas as enfermidades do corpo que é a vontade de Deus que sejam curadas.
    Eu nunca gostei muito de reuniões de oração (não gosto de profetadas), penso que muitas vezes o importante para Deus é nosso coração sincero, puro, quebrantado aos seus pés. Somente Ele e nós. Será que existe algo mais sublime do que saber que nossa oração tocou nas orlas das vestes do Senhor e de lá saiu virtude?

    ResponderExcluir
  2. Malu,
    Mais um vez obrigado por nos prestigiar!!!

    Eu também creio que é espiritual! Se fosse assim porque muitos cristãos morrem de cancêr, diabete, parada cardiaca? Será que eles não tinham Deus?
    Isso é uma "lixologia", onde a vontade de Deus não conta e sim a do homem!

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .