Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

20 de maio de 2010

Crônica - O Cristão Super-herói




Quando se tem super poderes como voar ou atirar raios de calor pelos olhos, você precisa de um uniforme. Não se pode ser um super-herói sem um uniforme, mesmo que seja apenas uma cueca por cima da calça apertada ou do colant. Mas é impossível pensar em um super-herói e não lembrar de sua identidade secreta. Sabe como é:

O intrépido Homem-aranha, escondido atrás de um adolescente nerd que tira fotos para um jornal.

O frio e sombrio Batman, esbanjando toda sua fortuna como um playboy mimado e arrogante.

O ágil Demolidor, defendendo causas nobres como um advogado cego.

Ou então o quase indestrutível Superman, correndo desajeitadamente pra cima e pra baixo para cobrir as notícias do Planeta Diário.

O fato é que raramente você vai encontrar um herói que não tenha sua identidade secreta. O motivo? Bem, recentemente houve uma verdadeira guerra civil no mundo Marvel, pois o governo queria obrigar todos os mascarados a se registrarem nos órgãos públicos, revelando ao mundo seus disfarces.

Isso gerou uma grande divisão entre eles, pois alguns criam que deveriam assumir a responsabilidade por seus atos perante as pessoas, mas outros argumentavam fortemente que precisavam de suas identidades em sigilo, pois se os inimigos as descobrissem, atacariam seus familiares e amigos, tornando difícil a vida dos heróis.

Um Superman da vida, pode salvar o mundo inteiro, ser conhecido por todos habitantes de New York, mas quando ele coloca seus óculos (o que até hoje não me convenceu de ser o suficiente pra disfarçar), não passa de um aloprado repórter tímido. Ninguém sabe quem ele é. Não passa de mais uma pessoa comum no meio da multidão.

Onde quero chegar com isso?

O fato é que muitas vezes, nós como cristãos agimos feito super-heróis. Quando vamos à igreja, vestimos nossas máscaras de religiosidade, pregamos, cantamos, oramos, salvamos o dia. Dentro de nossa comunidade de super-crentes, somos o máximo. Verdadeiros heróis que deveriam estar na galeria de Hebreus 11.

Até aqui tudo bem, o problema é que quando deixamos a igreja, colocamos de lado nossos uniformes e máscaras e vestimos novamente nossas identidades secretas. Nosso verdadeiro eu. E quando alguém de fora nos vê, seja no nosso trabalho, na escola ou faculdade, durante o nosso lazer, enxerga apenas mais um na multidão. Não há diferença alguma.

Bem, mas qual o problema em ser igual a todo mundo?

Eis a saga:

Existe um vilão: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” I Pedro 5:8

Existem as vítimas: “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” I Coríntios 4:4

Existe um supremo herói: “Portanto, Ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25

E existem Seus ajudantes: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” I Pedro 2:9

Percebe?

Como filhos de Deus, salvos pelo sacrifício de Cristo, somos chamados a testemunhar do Seu amor àqueles que ainda não O conhecem. Definitivamente, nós não somos iguais à todo mundo. Somos pessoas separadas, escolhidas a dedo. Éramos trevas, como qualquer outro, mas Ele nos salvou e nos fez luz, para que refletindo Sua luz, pudessemos levar outros a Ele. Mas se somos iguais a todos, perdemos esse brilho. Deixamos de testemunhar com nossas vidas.

“Vocês são o sal da terra.” Mateus 5:13. Cristo nos tornou em tempero para a vida de outros que ainda não O conhecem. Somos diferentes, não tem jeito. Mas é fácil ser sal quando tudo a sua volta é sal. Quando, porém, somos colocados no meio de outros “alimentos”, é aí que devemos demonstrar nosso sabor. “Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.” Mat. 5:13

Não perca isso de vista. É fácil criticar Pedro por ter negado a Cristo, mas quantas vezes, por meio de nossas atitudes e conversas, não damos prova de que desconhecemos totalmente o Deus que servimos? Ou pior, testemunhamos de um deus totalmente sem valor.

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” Mat. 5:14-16

Não esconda sua luz por meio de identidades secretas. Brilhe perante os homens, reflita o amor do Pai.

Essa é a nossa super-missão.

Isaque Resende
Veja o blog do autor: aqui!

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .