Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

25 de outubro de 2009

Fatores Negativos na Equipe Musical


ronaldobezerra“… os meus zelosos adoradores… me trarão sacrifícios…” Sofonias 3:10.
Ao lermos o texto acima, podemos concluir que o adorador é zeloso com aquilo que o Senhor tem deixado em sua responsabilidade. A pessoa que zela por algo, o faz considerando ao extremo seu valor. No Salmo 69:9, Davi se deixa consumir pelo zelo das coisas do Senhor, a quem amava e servia: “Pois o zelo da tua casa me consumiu”. O músico que é um verdadeiro adorador tem no Senhor a sua maior riqueza e por Ele zela com toda a sua força. Se os nossos ministérios de música estão passando por muitos problemas e dificuldades, é porque está faltando zelo com as coisas que o Senhor tem deixado em nossas mãos.
Infelizmente, não generalizando, mas muitos músicos têm demonstrado atitudes irresponsáveis, muitos deles não oram, não meditam na Palavra, criam contendas e divisões, são insubmissos, não participam dos cultos, são egoístas e rebeldes, enfim, demonstram falta de temor a Deus.
Através da sua Palavra, Deus oferece vários modelos para nossa vida. Assim, Ele tem nos dado um modelo para o ministério de música com o qual devemos estar plenamente identificados e comprometidos para que possamos ver os resultados espirituais que irão surgir do mesmo.
É com esse espírito que vemos a necessidade de estruturarmos o ministério de música. Devemos nos conscientizar de que Deus tem colocado uma riqueza em nossas mãos – A música! Este ministério, além de alegrar o coração de Deus, é um instrumento de edificação da igreja e um veículo de proclamação do Evangelho.
A seguir, iremos observar alguns fatores negativos que impendem o crescimento de um ministério de música. Deus tem uma visão para o ministério, portanto, se estivermos caminhando fora desta visão, vamos pedir perdão e nos arrepender, e então vamos nos unir na visão do Senhor, colocando toda nossa vida, talentos e ministérios a serviço do Senhor, para que em tudo Ele seja glorificado.
Quais são os fatores negativos numa equipe musical?
1- Falta de relacionamento e comunhão.
“Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Am 3:3). “O que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (Pv 18:1). “Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho nos purifica de todo o pecado” (I Jo 1:7).
É possível ser parte de uma família e não ter comunhão com ela? Não. Sendo assim, quem não cultiva comunhão não pode participar de nenhum ministério. Os discípulos de Cristo revolucionaram o mundo porque estiveram com Ele, aprenderem d’Ele e falavam a linguagem do Mestre.
2- Imaturidade.
“Lembrar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos” (Dt 8:2). “Antes de ser afligido andava errado, mas agora guardo a tua palavra… Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus decretos” (Sl 119:67, 71).
Imaturidade é falta de crescimento espiritual. O que se pode esperar de um bebê é que ele cresça e se torne adulto. Para isso, ele precisará se alimentar regularmente todos os dias. Algumas vezes, o Senhor permite situações adversas para nos quebrantar e assim nos levar ao crescimento.
Devemos aprender que a Palavra é o nosso alimento e a graça o nosso fortificante. “Achadas as tuas palavras, logo as comi; elas me foram gozo e alegria ao coração, porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos” (Jr 15:16). “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus” (II Tm 2:1).
3- Insubmissão
“De modo que aquele que se opõe à autoridade, resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação” (Rm 13:2).
Ao formar a equipe musical procura-se dar oportunidade aqueles que dentro da congregação se destacam por sua habilidade musical. Alguns cuidados são tomados na escolha porém, não se pode adivinhar o que virá pela frente. Neste sentido, às vezes nos deparamos com pessoas incapazes de se submeterem à liderança. Quando estes, depois de muitas conversar irremediavelmente não se ajustam, devem ser convidados a se desligarem da equipe. “… Por causa disto é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se pelo Pai não lhe for concedido. À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele” (Jo 6:65-66).
4- Negligência à Palavra e oração.
“Porque, quem esteve no conselho do Senhor, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu?” (Jr 23:18).
A Palavra e a oração são a base de todo o serviço. O que se pode esperar de alguém que não medita e não ora? Que utilidade tem este tipo de pessoa? Com certeza, nenhuma! Os homens cuja vida e ministério glorificavam a Deus eram homens de meditação e oração.
O Senhor Jesus é o nosso maior exemplo. “E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome” (Lc 4:2). “E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus” (Lc 6:12). A. W. Tozer disse: “Nunca ouça um homem que não ouve a Deus”.
5- Negligência à tecnica musical.
“Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos convém o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo” (Sl 33:1-3). “E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número de homens aptos para a obra do ministério…” (I Cr 25:1).
Ter capacitação espiritual e também musical significa ser e estar habilitado pelo Espírito para prestar um serviço digno a Deus e a sua Igreja. Muitos comprometem o andamento do ministério quando não desejam ter o compromisso com a excelência e acabam ficando expostos diante da congregação.
O objetivo é profetizar na medida em que os ministérios estão sendo instruídos e aperfeiçoados no canto do Senhor. O alvo é edificar, consolar, encorajar, curar, restaurar o povo.
Por fim, este serviço implica no compromisso de meditação, oração e jejum, bem como do estudo e ensaio musical, vocal e instrumental.
Deus abençoe!
Ronaldo Bezerra
Pastor, músico, cantor, compositor e líder nacional do ministério de música da Comunidade da Graça.

Related Posts:

  • Thalles Roberto...Eu sou o cara! Quando cantor gospel dá para "ministrar palavras proféticas" e "LIBERAR unções poderosas" recomenda-se REXONA DUPLA AÇÃO e uma maconha na validade. Quem libera unção poderosa é DEUS.  Lembrando que última v… Read More
  • Festival Promessas 2012 – povo de Deus vendido a preço de banana   Por Paulo e Vera Siqueira “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, t… Read More
  • Aline Barros, André Valadão e Thales fazem balanço do gospel em 2012 A música gospel vive seu momento de ascensão no Brasil e não é por acaso. Em 2012 a música gospel foi reconhecida como manifestação cultural e incluída na Lei Rouanet (benefício de renúncia fiscal à música religiosa) pela pr… Read More
  • O hino que virou musica Estou pasmo, de cara quente ... totalmente envergonhado com alguns tipos de musicas, ops quero dizer hinos que estão no meio cristão hoje. Muitos deixaram de levar a adoração a Deus através do louvor. Estou mentindo ?! O … Read More
  • Conselhos Práticos para Grupos de Louvor . Por Thiago Oliveira e Thomas Magnum A vaidade é algo comum em todo ser humano, mas, gostaríamos, com esse texto, chamar a atenção dos músicos: instrumentistas e cantores. Esta é uma categoria que tem ganhado muita… Read More

1 comentários:

  1. Acho que vai mais além disso.

    Se estudar o ministério dos levitas no velho testamento a fundo, aparecerão vários outros detalhes que o verdadeiro adorador tem que ter e buscar.

    Abraços

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .