Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

13 de maio de 2010

Respostas aos sem igrejas - Parte 3.


Por Renato Vargens 

Na semana passada eu escrevi dois textos sobre os “sem igreja.” (Respostas aos sem Igreja, Parte 1 e 2). A repercussão foi estrondosa. Na ocasião, milhares de pessoas, dentre estas, inúmeros “desigrejados”, leram os artigos publicados, gerando por parte de alguns destes, uma enorme e substancial polêmica.

Tanto aqui, como no Púlpito Cristão, onde sou articulista, inúmeras pessoas manifestaram suas opiniões quanto ao assunto em questão. No entanto, o que me chamou a atenção foi o fato de que alguns destes comentaristas ficaram profundamente irritados por eu ter afirmado que apesar de todas as incongruências da igreja contemporânea, ainda sim acredito na nela.

Caro leitor, como escrevi nos artigos anteriores, tenho plena certeza de que alguns dos nossos irmãos em Cristo, encontram-se “desigrejados” porque foram feridos na batalha. No entanto, acredito também que uma parcela significativa dos “sem igreja” estão fora das nossas Comunidades por não desejarem compromisso ou até mesmo se submeterem a qualquer tipo e forma de governo eclesiástico.

Salvo as suas proporções, ouso afirmar que o comportamento de alguns dos “desigrejados” assemelha-se em muito aos dos “Quakers” que repudiavam as estruturas organizacionais, que rejeitavam qualquer tipo de liderança constituída, abandonando o templo, reunindo-se em casas, onde cada um falava aquilo que estava no coração.

Vale a pena ressaltar que ao escrever sobre o tema em questão não o fiz com o intuito de defender a Igreja e suas estruturas hierárquicas e denominacionais. Bem sei que muitas delas estão maculadas pela corrupção do sistema. Agora, o fato das coisas não estarem como gostaríamos, não nos dá o direito de colocarmos na esquina do esquecimento a Igreja de Cristo.

Diante do exposto fico com a afirmação de Augustus Nicodemus que diz que os “desigrejados”querem se livrar da igreja para poderem ser cristãos do jeito que entendem, acreditarem no que quiserem, sendo livres pensadores sem conclusões ou convicções definidas, fazendo o que quiserem, para poderem experimentar de tudo na vida sem receio de penalizações e correções. "

John R W Stott, escreveu em seu livro “The Living Church: Convictions of a Lifelong Pastor:” ["A Igreja Viva: Convicções de Alguém que Foi Pastor sua Vida Toda"] o seguinte:

“Estou convicto de que nenhum dos meus leitores é essa anomalia grotesca, a saber, o cristão sem igreja. O Novo Testamento não diz nada sobre tal pessoa. Pois a igreja está no centro do propósito eterno de Deus”.

Soli Deo Gloria

Renato Vargens 

Related Posts:

  • O movimento de batalha espiritual e as entrevistas com o diabo.Por Renato Vargens É comum assistirmos em algumas igrejas, bispos e pastores entrevistando o diabo. Em alguns destes cultos os demônios são interrogados e questionados sobre as suas ações na vida das… Read More
  • A Batalha Espiritual e o Neomaniqueísmo Tupiniquim. Renato Vargens Existem pessoas que vêem satanás como que um segundo Deus. Tais indivíduos construíram em suas mentes a idéia de que a vida é um grande conflito entre forças opostas. O Movimento de Batalha Espiritual tem co… Read More
  • A teologia do medo Os templos neopentecostais estão abarrotados de pastores que disseminam a nefasta teologia do medo. Infelizmente, O medo tem sido espargido pelos ministros da prosperidade que de forma desavergonhada anunciam o evangelho do… Read More
  • Essa praga chamada teologia libera Infelizmente existem inúmeros seminários teológicos neste país, que tem ensinado aos seus alunos conceitos absolutamente anticristãos. Tais seminários contrapondo-se a ortodoxia cristã admitiram em seu rol de professores, p… Read More
  • Lobos travestidos de pastores. Existe um tipo de discipulado muito comum em algumas igrejas que adotam o mais despótico sistema de pastoreamento. Nele, o discipulador ultrapassa os limites da racionalidade tomando decisões unilaterais quanto à vida do se… Read More

1 comentários:

  1. Olá Renato!!!

    Eu Gostei muito dos seus posts com relação ao assunto ... só que o que da pra entender em alguns pontos das suas publicações que sua visão de igreja é o lugar físico onde as pessoas se reúnem para fazer as reuniões e em outros momento é o sistema religioso que impera no meio eclesiástico ...

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .