Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

9 de março de 2012

Uma breve crítica sobre a música de Thalles Roberto


Por Antognoni Misael
Um dos atuais destaques do pop evangélico, Thalles Roberto tem sido uma das mais novas febres no repertório do público gospel. Ao perceber o espaço que sua música tem ocupado e a velocidade pela qual tem se propagado, resolvi destacar alguns itens relacionados à musicalidade desse novo ícone.
Minha crítica não será redundante no que tange a pobreza da atual música gospel no Brasil. Mas alternará em aspectos relevantes, interessantes, mas preocupantes ligados a música de Thalles.
Apesar de alguns pontos em comum que ele traz entre os cantores do mercado Gospel, queria também apresentar alguns pontos diferenciados que talvez nos provoque a pensar que a coisa pode ser “menos mau” ou até um dia, quem sabe, melhorar.
Quem assiste a uma apresentação de Thalles logo percebe que ele é emotivo, improvisador, frenético e intenso. Pra quem não sabe, sua arte e habilidade o levou a trabalhar com grandes nomes da Música Brasileira, como por exemplo, o grupo de Pop Rock Jota Quest. Em seu testemunho ele diz que após um período trabalhando no meio secular, e tendo se desviado de uma vida cristã autêntica, preferiu abandonar os contratos do meio musical onde trabalhava e retornou para o convívio da Igreja (não resistindo ao chamado de Deus), onde gravou seu 1º CD Na sala do Pai (2009). As canções como Arde Outra Vez, Ele é Contigo, Deus do Impossível, etc., são destaques tanto pela autenticidade e testemunho pelo qual foram escritas. O CD é bem trabalhado musicalmente, com letras interessantes e que fogem do mantra americanizado protagonizado nos últimos anos por cantores como Aline Barros, DT, etc.
Quando ouvi a primeira vez a canção Arde Outra Vez, tive a impressão de estar ouvindo as curvas melódicas, dicções e entonações de Guilherme Arantes, seguidos num segundo momento de uma batida bem Black Music, que me conectou ao Gospel americano. Só impressão! Ele era mais versátil do que eu imaginava.
Pra minha surpresa, quando achei que Thalles viria com uma fórmula explosiva para emplacar de vez nas paradas do sucesso, adotando a apelação do momento (Milagres, Milagres e Milagres) ele lança seu 2º disco Raízes (2011) onde recoloca canções tradicionais e dos Salmos e Hinos no seu repertório, compartilhando um pouco dos sons que marcaram o seu passado na igreja: “Deus está Aqui”, “Porque Ele vive”, “Vaso Novo”, “Quão grande és Tu”, etc.
Seu último trabalho “Uma História escrita pelo dedo de Deus” (2011), CD e DVD, está atualmente legitimando e o sagrando como mais novo cantor em evidência no mercado gospel. Tive acesso ao disco e DVD e logo pude fazer algumas observações tanto no âmbito técnico-musical quanto na vida cristã.
1) Apesar de ele ser membro da Igreja de Lagoinha, não sei se concorda com as esquisitices teológicas do lugar, contudo as suas letras parecem dizer que não. (???)
2) O título do seu novo DVD (Uma História escrita pelo dedo de Deusfaz alusão a uma canção que fez em parceria com o Missionário R.R. Soares - isso me dá uma sensação super estranha....em que teologia Thalles crê afinal?
3) A maioria de suas canções foi composta em um momento de crise quando estava longe da comunhão com o Pai, no entanto nos mostram uma relação de veracidade relevante entre letra e intérprete. (Diferente do muito que se vê hoje na maioria dos cantores gospel que são viciados em traduzir canções e/ou encomendá-las)
4) Canções como Deus do Impossível, que compôs no momento de desespero quando sua mãe estava na UTI em estado grave, nos mostram certa veracidade e nos ensina a viver a fé e confiança em Deus em todas as situações.
5) Outra que tanto me chamou atenção é O que queres de mim, cujo diálogo entre ele e Deus nos remete a uma exortação veemente da parte de Deus tanto para ele quanto para nós.
6) "Thalles em estúdio é ótimo, Thalles ao vivo é um barril de pólvora". Nunca vi alguém que canta tão bem ter tanto prejuízo vocal quando se empolga. Nas músicas de “pula pula” onde diz “tira o pé do chão” a perda é notável e chega a ficar chato ouvi-lo. 
7) Seu timbre de voz é muito bom, porém o exagero no ofegante me irrita um pouco (não sei se a você). Ouça a canção “Deus da minha vida” e confira as frases: “Deus (Ttttérrr..uuusss) meu (méeeerrr..u), Pai (parrrr...i) meu...”
8) A maioria de suas músicas são muito boas, curti, e certamente vou reter tudo de bom nelas. Tanto no cancioneiro secular quanto cristão uso da mesma lógica: se a música é boa e me edifica, compartilho; quanto ao cantor, é com ele e Deus. Mas vou logo dizendo, se cair por lado mercenário ou imitar urso, leão, não dá pra ficar calado!
9) Sua agenda está se caminhando para os mega shows pelo Brasil. O mercado o espera!
10) Oro pra que ele não aprenda os maus costumes dos seus parceiros do mundo gospel, não se perca em suas convicções e como ele mesmo canta em ‘O que queres de mim’: “humildade sempre, a soberba não”!  

Críticas ao texto? A Thalles? A mim? Aguardo nos comentários abaixo.

26 comentários:

  1. Irmão, muito bom.
    Eu sempre ouvi o Thalles desde antes desta explosão atual. E o que acontece na maioria das vezes é que, quando uma pessoa cai nas graças da massa (o que geralmente realmente é um perigo), logo surgem as críticas. Talvez pela tendência de que quase sempre a massa destoar daquilo que Deus gosta e aprova. Mas no caso do Thalles, vejo uma exceção. Não coloco a mão no fogo por ele nem por homem algum, mas enxergo na vida dele, AUTENTICIDADE, VIDA,VERDADE e SINCERIDADE, qualidades, sem dúvida, louváveis. Que Deus o conserve assim. E parabéns pelo texto! Isso é o que se pode chamar de crítica construtiva.

    ResponderExcluir
  2. Nunca pesquisei a fundo sobre(o q eh mto raro de acontecer) o Thalles, o que sei é que suas musicas me tocam e me fazem refletir.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que isso não tem nada a ver as musicas dele são ótimas,nada a ver msmo eu amo as musicas dele e não vejo mal nenhum nelas

    ResponderExcluir
  4. Seu idiota! Crente falso... Ele está adorando a Deus e vc ainda crítica! #Vai Orar Irmão...

    ResponderExcluir
  5. CONCORDO COM IRMÃO ESTÃO ADORANDO A EMBALAGEM E O PRODUTO E NÃO O CRIADOR DE TODAS AS COISAS. VI EM UMA ENTREVISTA DIZER QUE OUVI TODO TIPO DE MUSICA, SO AI DA PRA VER A QUALIDADE DE MUITOS CANTORES GOSPEL, E OUTRA TEM MUITAS INOVAÇÕES QUE NÃO PROCEDE DE DEUS,INFILTRAÇÕES DESSE MUNDO PRA ENGANAR OS VERDADEIROS ADORADORES, QUE DEUS ABENÇOE O CANTOR, MAS TEM MUITA COISA FORA DE LUGAR MESMO .

    ResponderExcluir
  6. http://letras.terra.com.br/thalles-roberto/dias-de-sucesso/

    Dá uma olhada na ultima música dele. Acho que se essa música é uma oração pessoal e diária dele, ele tá indo pelo caminho certo.

    ResponderExcluir
  7. Penso eu que críticas, nesse momento não convém. Deveríamos ficar felizes e agradecer a Deus. Crer com todas as forças da nossa alma e cada vez mais, por que servimos a um Deus que cura, liberta, restaura e salva. " Esse é que é Deus". Vamos deixar o farasaísmo lá no passado, de preferência antes de Cristo.

    ResponderExcluir
  8. eu amooooooooooo as musicas thalles roberto e nao vejo mal enunhum nelas vai orar irmao fofoqueiro um beiiiiiiiiiiijo.

    ResponderExcluir
  9. eu amoooooooooooooo as musicas thalles roberto e nao vejo mal enunhum vai orar iemao fofoqueiro um beiiiiiiiiiijo.

    ResponderExcluir
  10. eu gosto muito do thalles roberto eu amooooooooooor ele um beiiiiiiiijo thalles.

    ResponderExcluir
  11. esse THALLES ROBERTO É MUUUUITO CHATO. Se acha grande cantor e se comporta no palco como se estivesse cantando musicas não gospel, agitando as moçinhas bobinhas que ficam assanhadas por ele. Se ele quizer ser cantor evangelico precisa aprender que é a Deus e a Jesus que as pessoas devem reverenciar, e não a ele, um medriocre cantor. Sem falar que é nojento ver ele suando daquele jeito, se está com calor use roupa fresca e peça pra colocar ventilador no palco. Acho ridículo aquele gesto (que parece obsceno), quando fica falando "pelo dedo de Deus", é tão ridiculo o comportramento dele se achando um Elvis Presley, que quando ele aparece na TV mudo de canal, se vai na igreja onde frequento, saio antes dele começar a se fazer e se achar um show.

    ResponderExcluir
  12. eu amoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooor vc thalles roberto gosto muitooooooooooooooo que deus abencoe. ;) ;)

    ResponderExcluir
  13. Os hinos do Thalles me levaram a perceber o quando Deus me ama e se importa comigo.
    Estava desviada da igreja até que ouvi minha mae me convido para ir na igreja. Entao resolvi ir apenas para acompanha-la. Quando chegamos lá o culto já havia cido iniciado,e estavam no louvor de confraternizacao. O hino que eles cantaram era do Thalles que tinha por titulo DEUS ME AMA.
    Entao entedi o quando Deus me amava e se inportava comigo.
    Resumindo,voltei para os caminhos do senhor e trouxe meus amigos e namorado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. pessoas que são contra Thalles, são contra DEUS..
    só DIGO isso. inveja pelo que DEUS feis na VIDA dele..

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente não entendi qual seu ponto de vista em relação ao Thalles, porque tem parte do texto que parece que você o odeia e tem parte do texto que parece que é o maior fã dele.
    Acho ótimo você escrever criticas, mas primeiro de tudo pra você fazer um texto desse jeito você tem que conhecer muito bem do assunto, não só da biografia do cantor, mas também de toda a banda, que foi o que não aconteceu no seu texto. Pois logo no inicio você já começou dando uma informação errada dizendo que o ritmo dele é pop, o que não é!
    Não estou santificando ele até porque todos nós cometemos pecados, porém as canções do Thalles tocam profundamente o coração daquele que quer buscar a Deus, digo isso por experiência própria. Por isso reveja melhor seus conceitos, ate porque muitas vidas já foram salvas pelo trabalho que Deus tem feito na vida do Thalles.

    ResponderExcluir
  16. não julgueis para não serdes julgados!!pare de olhar para um cisco no olho do irmão e olha pra trave que há no teu. Leonardo #católico apostolico roamanos.

    ResponderExcluir
  17. NAMORAL MEU IRMÃO CUIDA DA TUA VIIDA , SE FOR PRA ACONTECER ALGUMA COISA DEIXA DEUS TRABALHAR , SEU ELOGIO OU CRITICA NÃO VAI ADIANTAR NADA ! VÁ LER A BIBLIA , DESDE DE FALAR DA VIDA DOS OUTROS ! PENSE BEM ANTES DE FALAR !

    ResponderExcluir
  18. Aho que estas musicas é coisa do cão,é a apostasia nas igreja, tudo por dim dim

    ResponderExcluir
  19. VCS SABEM QUE A GLOBO É DO DIABO NÉ? PRA MIM QUEM ENTRA NA GLOBO... PRINCIPALMENTE CANTOR TEM COMUNHÃO COM O DIABO... AH MAIS VEM ME DIZER, ELES NEM SABEM DISSO?! SABEM SIM TODO RETARDADO SABE QUE A GLOBO É DO DIABO... ESSA É MINHA OPINIÃO.. PQ A GLOBO NÃO IRIA CHAMAR QUE É ALGUÉM DO ESPÍRITO SANTO PQ SE NÃO IA ESPULSAR TODOS OS DEMONIOS QUE VIVEM DEBAIXO DE CADA UM

    ResponderExcluir
  20. gente ,pelo amor de Deus ,pelo que eu sei ,minha blibia diz examinai tudo e reten o bem !

    ResponderExcluir
  21. Não sei quanto as musicas mas ja viram o novo livro dele, alusão ao olho de horus igual lady gaga entre outros veja esse link, não sei se é verdade - http://www.oalerta.com/portal/modules/news/article.php?storyid=717

    ResponderExcluir
  22. Os Louvores do Thalles Roberto tem unção.. Ele é um cantor verdadeiramente guiado por Deus em seus projetos. Como ele falou no culto que fui essa semana " Temos que criar estratégias pra tirar o povo do mundo" . A estratégia dele tem dado muito certo " EU SOU DOS 3" "PRESSÃO" "SEJAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO" Quantas pessoas vc ver fazendo o sinal "Dos 3" em fotos? . Que Deus continue se fazendo presente na vida dele.

    ResponderExcluir
  23. Concordo, realmente o trabalho do Thalles é melhor em estúdio!

    ResponderExcluir
  24. a biblia falar que seremos odiados por amor a deus, mais o que importa é o nosso coração, só DEUS é quem nos conhece, se fossemos jugados pelos os homens condenados já seriamos, mais que nos Conhece é o SENHOR, creiu eu que ele é de DEUS, pois suas canções tocam o meu coração sinto apresença de DEUS e agradeço a DEUS pela vida de Thalles Roberto, porem ao critico pesso a DEUS que o abençõe e que ele em vez de criticar va orar por THALLES ROBERTO, a biblia fala que devemos amar uns ao outro e não jugarmos uns ao outro, só quem pode jugar é o nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO, ELE é o nosso juiz e o nosso advogado

    ResponderExcluir
  25. ACho que nem disseram ale em cima, que o thalles, pula, agitando as moçinhas blablabla, acho que se não fosse o thalles e outros cantores do meio gospel, jovens que estão dentro da igreja hoje, estariam no mundo hoje ou ate mortos, por que tem muitas igrejas hojes que nao dão muita atenção aos jovem e tambem querem que os jovens de hoje seja como eles foram no passado, ACORDA MEUS PASTORES, ESTAMOS NO SEC 21 HOJE TEM MUITOS OUTROS TIPO DE ADORAR A DEUS, COMO ANTIGAMENTE NAO TINHA ! poxa !

    ResponderExcluir
  26. as musicas do Thalles é em adoração a DEUS , e suas letras no fazem refletir sobre a palavra de DEUS, mais muita gente tem o Thalles como um idolo, e não como simplesmente o homem de DEUS...e ele sempre deixa bem claro que a gloria é de DEUS...nos povo de DEUS sempre somos jugados, sempre há alguém pra nos aponta, acusa..mais DEUS é maior em nossas vidas, e o que eu adimiro nele é que atravez das suas canções muita gente foi tocado por DEUS, muitas almas foram e estão sendo salvas...

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .