Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

18 de junho de 2012

Os "supermans" televangelistas




Eu ri - e ao mesmo tempo, chorei de tristeza - dessa frase simples do perfil da Desciclopédia no Twitter:

"Tem horas q eu queria ser um pastor famoso. Eu ia poder fazer a merda que eu quisesse q sempre ia ter um monte de otário pra me defender."


Frase forte, dura e pra muitos inaceitável. Pra mim é a triste realidade de uma igreja cristã vendida para os "supermans" televangelistas. Da mesma forma que Pat Robertson, Jimmy Swaggart, Jim Bakker, Benny Hinn, Morris Cerullo e Mike Murdock nos EUA, aqui no Brasil sofremos a assolação nas mãos de "evangelistas" famosos, como Malafaia, Macedo, Valdemiro Santiago, R. R. Soares, Robson Rodovalho, os Hernandes e porque não Padre Marcelo Rossi. Todos ensinando um pseudo-evangelho onde Jesus não é o centro, e sim o Seu poder de abençoar, e mesmo esse poder estaria submisso ao querer do ser humano e não mais para a devida glória do Eterno. Sob um discurso de fachada de "Deus nos quer felizes" e "Deus nos ama", justificam assim que Deus faria TUDO O QUE QUISÉSSEMOS só pra nos ver felizes, pois aparentemente nós "nascemos pra vencer". Nada mais falso.


Dá tristeza ver que como se não bastasse tanta enganação o povo que se diz povo de Deus absorve essa enganação como se fosse algo natural e o que é pior, chamam a todos que discordam desses falsos profetas de "recalcados, invejosos" e argumentos similares. Dizem que não podemos julgar usando Mateus 7:1-4 e não analisam nem o contexto desses versículos pra perceber que não estamos julgando aquilo que também praticamos. Alias, como muitos desses que defendem esses pastores acham que os ensinos deles não estão nem um pouco errados, senão "Deus não tava prosperando o trabalho deles". Em certos momentos até esses pastores se tornam quase semideuses, super-heróis inatingíveis, que não podem ser tocados (usam o "versículo" "não toqueis no meu ungido", que até onde eu vi, nem existe). 


Quero deixar bem claro que em primeiro lugar Deus abençoa o trabalho de quem ele quiser. Como Ele mesmo afirmou nas Escrituras Sagradas "Ele faz nascer o sol sobre todos e faz chover sobre justos e injustos" (Mateus 5:45). Ele abençoa justos e injustos, e nem por isso um injusto vai ser salvo. E injusto, vale salientar, não é só quem "odeia a Jesus declaradamente". Isso vale pros que dizem "Senhor, Senhor", mas vivem distantes de Cristo no que tange a uma vida realmente santa (Mateus 7:21). Portanto, todos nós devemos nos acautelar para não cairmos nesse erro.


Em segundo lugar, não somos "recalcados" nem "invejosos". Não estamos errando em denunciar os erros dos irmãos. Existem DIVERSOS versículos bíblicos que comprovam que podemos e DEVEMOS denunciar, até mesmo usando o nome de quem pecou, para que a justiça seja feita e proclamada. Eu não critico esses homens pro mal deles. Eu oro pela vida deles, oro pela vida de quem segue cegamente seus ensinamentos, mas não posso me calar pro erro deles, que é notório e está levando toda uma geração a tropeçar. E não, não somos a geração de Samuel. Se fossemos, não nos iludiríamos com falsas vozes, saberíamos qual é a voz de Deus. Nós somos na realidade a geração de Balaão, a que ama "inovações", sem ver se elas procedem ou não da Verdade. Pros preguiçosos que não leem mais a Bíblia e se contentam com versículos fora do contexto soltos por programinhas de TV, vou deixar aqui um link de um texto com vários versículos que comprovam nossa autoridade para julgar os erros e denunciá-los.


Em terceiro lugar, essa de "não toqueis no meu ungido" não cola. Primeiro porque quem garante que a unção do dito-cujo realmente veio de Deus? E mesmo que tenha vindo de Deus, ninguém aqui vai enfiar a espada no bucho desses homens pra vocês usarem o exemplo de Davi e Saul (I Samuel 24: 6). Pois bem, Davi não feriu Saul em nenhum momento, mas ISSO NÃO IMPEDIU DAVI DE DENUNCIAR A FALHA DE SAUL. Vejam os versículos seguintes, garotinhos:


"E disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que Davi procura o teu mal? Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR. Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão; porque cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Sabe, pois, e vê que não há na minha mão nem mal nem rebeldia alguma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares. Julgue o SENHOR entre mim e ti, e vingue-me o SENHOR de ti; porém a minha mão não será contra ti. Como diz o provérbio dos antigos: Dos ímpios procede a impiedade; porém a minha mão não será contra ti. Após quem saiu o rei de Israel? A quem persegues? A um cão morto? A uma pulga? O SENHOR, porém, será juiz, e julgará entre mim e ti, e verá, e advogará a minha causa, e me defenderá da tua mão. "
1 Samuel 24 :9 -15)

Frisem as frases em negrito e vocês verão que Davi fez MUITA QUESTÃO de denunciar a Saul e a todos que ali estavam o erro do mesmo. Davi falou sem medo algum o quanto o rei Saul estava errado, sem feri-lo nem matá-lo. Nós não fazemos em nada diferente desse homem chamado Davi. Não queremos notoriedade entre os homens, pois sabemos que na verdade falar mal dos "poderosos" nos traz é o ódio geral de quem morrerá seguindo esses enganadores como cordeiros mudos e cegos. Na verdade queremos mesmo é ser conhecido nos céus, quando estivermos diante do Senhor e ouvirmos um "bem está, servo bom e fiel, sobre o POUCO foste fiel e sobre muito te colocarei, entrai no gozo do teu Senhor".


Pra finalizar, o último ponto que vou deixar como pergunta capciosa pra muitos crentes que defendem esses "supermans" gospel com tanto ímpeto devido ao aparente sucesso de seus ministérios na Terra: a Igreja Católica Romana também cresceu assustadoramente na Idade Média, explorando, perseguindo e matando pessoas. O ateísmo e o materialismo, que negam a Deus, está crescendo e muito nos últimos tempos, bem como o movimento LGBT, a corrupção na política em Brasília e diversos outros movimentos INEGAVELMENTE mundanos e diabólicos. Algum de vocês irá dizer que o sucesso desses movimentos é uma prova de que DEUS É COM ELES? Pensem bem.


Que Deus abra cada dia mais nossos olhos e nossas mentes, pois o diabo está literalmente cirandando muitos de nós como trigo (Lucas 22:31). 


Publicado originalmente em Destruindo a Mentira.

2 comentários:

  1. Olá! A frase é pra ir e chorar mesmo...rs. Infelizmente ela não se aplica a apenas os "teleevangelistas". Na verdade, a grande maioria dos pastores, mesmo de igrejas sérias, não trabalham o que realmente deveriam trabalhar e ainda ganhos elevados rendimentos. Enquanto qualquer membro da igreja trabalha 8 horas por dia, muitos pastores trabalham, no máximo, 8 horas por semana, se contado a quantidade de horas que disponibilizam para a igreja. E tem um bocado de membro pra pagar as côngruas dele achando que isso é normal. No meu tempo isso se chamava preguiçoso. Escrevi um breve post sobre esse assunto intitulado "fórmula pra saber se seu pastor ganha bem". Conviduo-o e a todos os seus leitores para lerem e opinarem:

    http://filosofiacalvinista.blogspot.com.br/2011/07/formula-pra-saber-se-seu-pastor-ganha.html

    ResponderExcluir
  2. Texto fortíssimo, mas necessário diante de tudo o que estamos vendo e ouvindo por aí.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .