8 de junho de 2012

Receba o santo homem de deus



Estamos vivendo na "Idade Mídia". Igreja virou empresa. Sagrado virou comércio. Adoração virou show. Acreditar virou palco de espetaculo. A teologia virou vitrine. A forma cinematográfica de crer. De igreja da Palavra, nos transformamos em igreja da imagem.

Na igreja católica, as missas/shows e os padrestars, assustam até mesmo os próprios católicos. Quem poderia imaginar, dez anos atrás, um padre metrossexual? Um padre que, enquanto canta, ouve berros de "gostoso","lindo"... Um padre galã? No meio evangélico a coisa ainda é pior! O estilo "pop star" de ser invadiu a rotina eclesiástica a tal ponto que já está se tornando normal.

É comum encontrarmos shows gospel nas casas noturnas. Dê uma volta por São Paulo, por exemplo, e vai encontrar nos cartazes espalhados pela cidade propagandas dos cantores evangélicos disputando espaço nas boates e casas de shows com os cantores seculares. Os templos já não servem. Templos agora são construções descartáveis.

Chegamos a um nível crítico: já nem precisa mais ser "crente" para gravar um DVD ou um CD gospel. Basta aprender direitinho o nosso"evangeliquês", fazer umas "caras e bocas", inventar uma ou outra revelaçãozinha, citar dois ou três "versículos" bíblicos (mesmo que sejam ditados populares "batizados" de versículos), e profetizar! Ah, o lance é profetizar!!!

A mercantilização do sagrado, que é responsável pela morte da pregação, também vem asfixiando o louvor. E o que é mais triste ainda é que não reagimos a isso. Vou antecipar as críticas a esse artigo/desabafo: "ao invés de criticar, você deveria olhar para a sua vida"; "cada um tem seu ministério, não julgue"; "vamos orar..." Enquanto essas muletas forem usadas, estaremos condenados ao medíocre.

O que fazer? Destruir! Você que é pastor de igreja, não convide celebridades, mesmo que isso não leve multidões ao seu templo, desista da tentação da multidão! Você não foi chamado para dirigir um espetáculo televisivo, mas uma comunidade de fé que ainda ame a presença de Deus!

Desliguem a televisão! Chega de programas medíocres de pastores vazios. O tempo que gastamos assistindo milagromanias duvidosas é muito melhor aproveitado na leitura de bons livros. Ao invés de assistir programas dos pedintes da religiosidade ("uma ofertinha pelo amor de Deus"), leia o Eugene Peterson, o John MacArthur, o Philip Yancey, o James Houston, o Elienai Jr, o Jorge Barro, o Robinson Cavalcanti, o Frei Beto, o Leonardo Boff, os clássicos da literatura brasileira e mundial.

Uma amigo meu diz que não acredita que o homem veio do macaco, mas acredita que ele vai se tornar um! Essa teologia circense do bizarro, pelo que vejo, está longe de acabar... é, K. Lindberg tinha razão: "Não é que eu não goste de Deus; é o fã-clube dele que eu não suporto".  

Jeferson Queiroz
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. As vozes discordantes estão aumentando! Espero que muitos dos que atualmente fazem parte do sistema iníquo travestido de "evangélico" ou "gospel" mudem de lado e também se unam a nós contra essa pouca vergonha.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visite

Seguidores

Google+ Followers

+


Comentários em Artigos!

Total de visualizações

Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Marcadores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

top social

WebEvangelistas -Google+

top navigation

Siga por e-mail

Blog Archive

Pesquisar este blog

Teste Teste Teste Teste

Marcadores

Anuncio!!