Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

20 de outubro de 2009

Porque os judeus rejeitaram Jesus?

Jesus
Raymond C. Kelcy

"Seja crucificado!… Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos!" (Mateus 27:22b,25b).

    Em toda a história, não há paralelos à rejeição de Jesus por Seu próprio povo. A que podemos atribuir tamanha catástrofe? Os judeus estavam esperando pelo seu Messias, então por que O rejeitaram quando Ele veio?

ELE DECEPCIONOU OS JUDEUS

    Jesus foi uma decepção para os judeus.Eles tinham a mente formada quanto ao Messias antes dEle vir. Eles tinham para Ele uma fôrma pronta e à espera. Quando Jesus Se recusou a encaixar-Se nessa fôrma, ficaram imensamente decepcionados. Eles tinham lido as profecias do Antigo Testamento a respeito do rei que viria e se sentaria no trono de Davi, e deram a isso uma interpretação literal. Esperavam um rei terreno. Jesus certa vez "se ocultou" (João 8:59) porque estavam tentando elegê-lO rei à força (João 6:15).     Esse conceito errado do reino se estendeu até aos discípulos. Eles estavam constantemente disputando quanto a quem seria o maior no reino. Após a morte de Jesus, os apóstolos lamentaram: "Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel" (Lucas 24:21). A conversa de Atos 1 revela que os discípulos ainda não compreendiam a natureza do reino mesmo após a ressurreição de Jesus.
    Os judeus ficaram decepcionados quando Jesus lhes disse que o Seu reino não era deste mundo. Ele deixou claro que Ele não era um rival de César, mas eles queriam esse tipo de reino.Eles tinham pré-julgado, eram
preconceituosos. O preconceito ainda impede que muitos aceitem Jesus. Tais pessoas têm a mente formada antes de investigarem a Sua Palavra. Se o Jesus da Bíblia não preencher Suas expectativas, viram as costas para Ele.

JESUS CONDENOU O MATERIALISMO DOS JUDEUS

    O pensamento e o viver materialista foram condenados por Jesus, e o povo ressentiu-se desse ataque ao seu estilo de vida.  Lemos a respeito de Jesus cruzar o mar da Galiléia e ir para o país dos gerasenos (Lucas 8:26–39; Marcos 5:1–20). Um homem que tinha muitos espíritos maus encontrou Jesus junto ao barco. Jesus curou o homem, e os espíritos infestaram uma manada de porcos. Quando os porcos se jogaram num precipício, seus donos pediram que Jesus Se retirasse daquele país. Dois mil porcos eram uma grande perda! O fato de o homem estar vestido e em são juízo nada significou para eles. Os ensinamentos de Jesus minimizavam o material e exaltavam o espiritual.
    Jesus teve muito a dizer sobre a futilidade de buscar riquezas. Ele expôs isto através de perguntas provocativas: "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?" (Mateus 16:26).
    Ele insistiu que os laços espirituais são mais fortes do que os carnais, e que a alma tem preeminência sobre o corpo. Ele ensinou que o reino do céu vem antes dos governos terrenos e que Deus está acima de César. Os que desejavam viver como se fossem mera carne e sangue não aceitaram Jesus! Hoje não é diferente: os que amam os bens mais do que a Deus ofendem-se com os ensinamentos de Cristo e O rejeitam!

JESUS CONDENOU AS TRADIÇÕES DOS JUDEUS

    Jesus condenou os costumes e as tradições religiosas daqueles dias. Os fariseus e os saduceus eram as seitas judaicas mais proeminentes. Jesus rotulou a adoração deles de adoração vã porque era de acordo com os mandamentos de homens (Marcos 7:6, 7). Ele os chamou de hipócritas.
   
Embora os judeus tenham se escandalizado com Jesus, a objeção básica deles não consistia nas verdades positivas que Ele ensinou. Muitas das verdades que Jesus apresentou eram revolucionárias e difíceis de se compreender, mas esse não era o verdadeiro problema. O fato de Jesus expor o erro é o que ofendia as pessoas porque elas não estavam dispostas a mudar. As palavras de Jesus ardiam como fogo nessa hora. Um dos objetivos do ensino de Jesus era extirpar as religiões humanas juntamente com seu ritualismo, pompa e ostentação elaborados.
    Porque Jesus condenou as práticas religiosas dos judeus, eles se recusaram a aceitá-lO. Hoje existem aqueles que se ofendem quando um erro é condenado. Eles não parecem pensar que uma pessoa pode ter a mente de Cristo e ainda ser crítica a respeito de qualquer doutrina ou prática religiosa moderna. Todavia, precisamos
condenar o erro onde quer que ele exista se queremos ser como Cristo! Alguns pensam que ter a mente de Cristo significa ter um espírito manso demais para discordar de alguma coisa, mas esse conceito da mente de Cristo está errado!

JESUS ERA HUMILDE DEMAIS PARA O GOSTO DOS JUDEUS

    Os judeus rejeitaram Jesus por causa de Sua origem humilde e de Sua simplicidade. Não estava absolutamente em harmonia com as expectativas deles o fato de o Messias vir de Nazaré. O nascimento em Belém não foi como se espera para um membro da realeza. Quando Jesus entrou no Seu próprio país operando milagres, o povo perguntou: "Não é este o filho do carpinteiro?" (Mateus 13:55a).
    Jesus era comum demais, humilde demais!
    Para testar a fé dos homens, Jesus lhes deu coisas simples para fazer. Por exemplo, Ele pediu ao mendigo cego que lavasse a lama de seus olhos em João 9:6 e 7. Paulo testificou que Deus escolheu coisas loucas para confundir os sábios (1 Coríntios 1:27, 28). Existe um exemplo excelente desse mesmo princípio no Antigo Testamento, a história de Naamã (2 Reis 5). Por que Naamã ficou furioso quando o profeta lhe disse o que fazer para ser curado da lepra? Por causa da simplicidade do que ele foi instruído a fazer! Ele deveria mergulhar no rio Jordão! Hoje, o jeito de Deus é comum demais, simples demais, para muitos — especialmente para quem quer uma religião espetacular, para quem clama por um regime ostentoso. Eles se envergonham da religião simples de Cristo. Se Cristo estivesse aqui na terra agora, eles se envergonhariam dEle! Esta é uma das principais razões por que tantas pessoas fazem acréscimos e alterações na religião de Cristo.
    A simplicidade da ceia do Senhor faz muitos a recusarem. O batismo parece tão louco que muitas pessoas viram as costas para Cristo e O rejeitam. Se você quer ser agradável a Deus, jamais fique insatisfeito com a simplicidade que há em Cristo. Paulo advertiu os coríntios a não "se apartarem da simplicidade e pureza devidas a Cristo" (2 Coríntios 11:3).

CONCLUSÃO

    Será que nós temos rejeitado Jesus e a Sua vontade para nossas vidas? Ele não está atendendo as nossas expectativas? Ficamos contrariados porque Ele condena nosso materialismo e nossas tradições religiosas humanas? Rejeitamos Sua simplicidade do que Ele nos pediu para fazer? Não rejeitemos Jesus como fizeram os judeus no primeiro século.

©Copyright 2005, 2006 by A Verdade para Hoje

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

http://www.biblecourses.com/po_lessons/PO_200509_20.pdf

1 comentários:

  1. Rejeitaram porque ele era um falastrão, covarde que vivia se metendo em confusões e fugindo,

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .