Por Pastor Pedrão
Existem dois tipos de crentes, os consumidores e os produtores. O grande problema da igreja evangélica no Brasil é exatamente esse desequilíbrio, aonde o número de consumidores é algo assustador e poucos são os verdadeiros produtores.
Em geral, vemos as pessoas entrando nas igrejas exclusivamente em busca da satisfação pessoal. Pulam de igreja em igreja, sem firmar raízes e, o que é pior, não desenvolvem intimidade com o Senhor.
A melhor forma de buscar a intimidade com o Pai é o envolvimento no Reino de Deus através da Igreja, instituição criada e pertencente a Cristo.
De tempos em tempos, uso o púlpito para lançar um desafio a nossa igreja. Convido a todos a fazer um balanço pessoal e honesto através da seguinte pergunta:
- Se Jesus voltasse agora, você estaria no crédito ou no débito com Ele?
Tenho certeza que todos nós estamos devendo e poderíamos fazer muito mais pela congregação para onde Cristo nos direcionou para servi-lo.
Segundo Paulo em Romanos 15, quais são algumas características de um servo bem sucedido:
1º Ser Pessoal – no versículo 14 diz: Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros.
Neste mundo de indiferença, temos ou demonstramos ter bondade? Estamos plenamente instruídos? Somos capazes de nos aconselharmos mutuamente? É vital a participação nas atividades da igreja, bem como, desenvolver amizades espirituais, Você tem feito isso?
2º Ser Pastoral – V. 16 -de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.
O dever de pastorear mutuamente, notar os que estão ausentes, orar pelos irmãos, líderes, pastores, enfermos de nossa igreja, ter um coração disposto a ajudar e abençoar não cabe somente ao pastor da igreja, mas também a cada membro. Temos o dever de cuidar e amar o próximo, você tem pastoreado seus irmãos?
3º Ser um instrumento poderoso nas mãos de Deus – v, 18 Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus, pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus.
Quem era Davi? Um simples pastorzinho, franzino. Quem foi Jacó? Um grande mentiroso. Quem foi Moisés? Um gago medroso. Quem foi Elias? Um profeta que fugiu para uma caverna e pediu para morrer.
Eles são exatamente iguais a nós, a diferença é que eles se colocaram como instrumento nas mãos de Deus e o Senhor os capacitou, potencializou e mudou suas histórias e a história de suas nações, porque eles tiveram a coragem de servirem no Reino de Deus.
Você tem coragem de dizer “eis-me aqui”, usa-me conforme a tua vontade na tua igreja? Saiba que Deus irá te capacitar.
4º Não temer os desafios – v. 20 Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro.
Será que Davi teve medo de Golias? Será que Moisés teve medo de conduzir o povo pelo deserto? Será que Pedro teve medo de dizer que era seguidor de Jesus? A resposta para todas as perguntas é a mesma: SIM. Contudo, eles não desistiram, tiveram medo, mas compreenderam que a batalha é do Senhor e que eles seriam única e exclusivamente instrumento nas mãos do Deus altíssimo. Você tem temido os desafios?
Quero desafiar você a se envolver em algum ministério de sua igreja ou comunidade. Você está disposto a aceitar o desafio de ser bênção na vida de sua igreja? Consumidor ou Produtor? Você está no débito ou no crédito com Deus? Está na hora de virarmos o jogo.
***
0 comentários:
Postar um comentário
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.
(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.
“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .