Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

19 de março de 2013

O FILHO BASTARDO DA INDUSTRIA GOSPEL


Por Renato Vargens

‎"olha pra mim..."
"hoje o meu milagre..."
"eu quero de volta o que é meu..."
"para a direita, para a esquerda, por todo lado sou abençoado..."
"eu vou viver uma virada..."

Boa parte das músicas entoadas em nossos cultos  estão repletas de letras onde o foco é o homem e suas necessidades. Confesso que fico impressionado com a quantidade de canções estapafurdias compostas e cantadas em nossas igrejas.  Veja por exemplo essa canção do Ministério Apascentar de Nova Iguaçu:

"Onde era tristeza se verá
A dupla honra me ornar
Com boas novas proclamar-lhe
Uma nova história celebrar
É chegada a minha hora
Meu silêncio já acabou
Ouça o som da minha grande festa
Eu vou Viver uma virada
Em minha vida, eu creio
Eu vou viver uma virada
O que eu achava estar perdido
E tinha desistido de sonhar
Meu Deus já decretou este é o meu dia
Minha virada festejar"

Caro leitor, por favor me responda sinceramente: Em que lugar dessa letra Cristo está sendo glorificado? Em que momento dessa canção nosso Senhor está sendo reverenciado? Em nenhum momento não é mesmo? Na verdade, a canção do aludido ministério está focada nas bênçãos de Deus e na necessidade do que canta ser honrado pelo Criador. 

Prezado amigo como já escrevi inúmeras vezes a teologia da prosperidade e a confissão positiva fizeram um mal enorme para a Igreja de Cristo. Ouso afirmar que a igreja canta aquilo que acredita, e infelizmente parte dela tem acreditado que Deus é nada mais, nada menos do que um outorgador de bênçãos a todos aqueles que invocam seu nome.

Sinceramente estou cansado de canções deste tipo onde o que importa é a satisfação do cliente. Estou cansado de decretos espirituais estapafurdios, de doutrinas escalafobéticas e de hinos pobres de teologia e conteúdo bíblico. Ora, por que paramos de cantar  os atributos de Deus? Por que não cantamos mais sobre salvação, eleição, perdão de pecados e vida eterna?

Sem sombra de dúvidas vivemos dias complicadíssimos onde o Todo-poderoso foi transformado em gênio da lâmpada mágica, cuja missão prioritária é promover satisfação aos freguês. Diante disto, precisamos orar ao Senhor pedindo a Ele que nos livre definitivamente desse louvor, filho bastardo da indústria mercantilista gospel, o qual nos tem nos empurrado goela abaixo, conceitos e valores anticristãos cujo objetivo final não é a glória de Deus, mas a satisfação dos homens, onde  no final das contas quem reina não é  Deus e sim o homem.

Que Deus tenha misericórdia de cada um de nós.

Renato Vargens

2 comentários:

  1. É triste, mas é verdade esse tipo de música que é um mantra antropocêntrico, completamente humanista, foi adotado pela igrejas e lamentavelmente permitido pelos pastores. E esse tipo de "droga" tem deixado principalmente a juventude com as mentes entorpecidas e viciadas em porcaria.

    Luís

    ResponderExcluir
  2. Talvez o mais importante ensinamento de Jesus depois do "amar ao próximo" seja o da arte de constestar, pois Jesus era antes de mais nada um contestador, alguem que veio ao mundo para dizer que era possivel fazer diferente, fazer melhor, ser um ser humano melhor. As igrejas evangelicas estão criando uma geração de zumbis entoadores de mantras sem sentido, pessoas mais interessadas na riqueza material que espiritual, mais interessadas na aceitação de seus pares que no entendimento de Deus.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .