Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

2 de agosto de 2011

Bíblia da Sogra? Essa é demais!


 

         Ontem eu estava, inocentemente, vendo o finalzinha da novela das 18 horas, quando o telefone tocou. Era o meu irmão batista Atalaia, companheiro de "noitadas" nas igrejas "avivadas". Antigamente era o Mario Sergio quem me levava  a essas igrejas aquecidas de barulho e rebolados, mas ele foi morar nos Estados Unidos, deixando o Atalaia como substituto.

         Fomos assistir a um show do congresso CONAVI (Congresso Nacional de Avivamento?), numa igreja batista AVIVADA, cujo preletor, na última noite, era nada menos que o Dr. Russell Shedd. Conheci o Dr. Shedd há uns 30 anos, em casa do meu pai na fé, em São Paulo, quando eu ainda era um bebê na fé e estava cursando o primeiro ano do Seminário Teológico Betel, no RJ. Dele recebi um valioso conselho, que jamais esqueci: que eu não me dedicasse muito ao Comentário Bíblico do Novo Testamento de Norman Champlin, pois ali existem algumas heresias embutidas. Eu havia acabado de comprar a coleção do Champlin, guardei na prateleira do meu escritório, e sempre que a consultava, me lembrava do conselho do Dr. Shedd e ficava prevenida quanto às heresias ali embutidas. Um dia, recebi a visita de um ex-padre cearense, o qual demonstrou o desejo de possuir a tal coleção e resolvi desocupar o lugar que ela ocupava na prateleira, doando-a ao visitante. (Que Deus me perdoe esse pecado...)

         Voltando ao Dr. Shedd, ele começou lendo algumas passagens do Livro de Mateus, na NVI, uma das versões modernas que ele endossa, o que me deixa bastante triste. Sua pregação (sobre liderança cristã) foi tão fraca, na base do leite desnatado (ele devia saber o tipo de auditório que ali se encontrava), que não consegui aprender coisa alguma. O Dr. Shedd tem a minha idade, porém ficou "moderno" demais em matéria de predileção teológica...

         Após a preleção de 45 minutos, uma pausa de 15 minutos, e mais 45 minutos, um mar de "inocentes" correu em direção à exposição de livros e bíblias, dentro do enorme salão. Examinei os livros e vi que a maioria era de autores do Movimento da Igreja Emergente, como Peter Wagner, Rick Warren, Joyce Meyer, Benny Hinn, enfim, dessa gangue dominionista, cujo objetivo é convencer os cristãos de que Deus deletou a nação de Israel para sempre, a igreja substituiu-a e vai dominar o mundo, durante mil anos, preparando-o para a volta de Cristo. O slogan do congresso foi plagiado dos "Manifestos Filhos de Deus" - "Um Exército Está se Levantando"!!!

         Fui à exposição de bíblias e tomei um susto!!! Havia uns 30 tipos de versões à venda: Bíblia do Adolescente, dos Noivos, da Mulher, até Bíblia da Sogra! Atalaia deu uma risadinha sarcástica e falou: "Mary, peça ao seu genro para lhe dar esta Bíblia da Sogra. Quem sabe, você está precisando, hem?" (Logo me lembrei do meu marido, o Dr. Schultze, o qual, sempre que eu falava: "Deus lhe dê uma boa esposa", ele respondia: "Sim, sim, estou prrrecisando!".)

A única Bíblia séria (sem respingos da lama de Westcott e Hort), que ali se encontrava era um exemplar da Bíblia de Estudo do ICP,  da versão Trinitariana. O dono da livraria me viu, pressentiu o perigo que eu represento e veio correndo, a fim de neutralizar, diplomaticamente,  os conselhos que eu estava dando aos compradores das versões ali expostas: "Irmã Mary, que honra ter a senhora aqui no meu stand! Lembra-se de mim? Fui seu aluno no Seminário!"  Dei uma risadinha nervosa e falei: "Agora entendo porque você está vendendo esse tipo de livros e bíblias. Teve uma péssima professora de Teologia, que fui eu!" Senti um aperto enorme no coração e saí dali, bem depressa, antes que ele me desse umas "livradas" na cabeça chata!

Lamento, sinceramente, ter ido àquela última apresentação do CONAVI, em vez de ter fiado em casa, apreciando as armações da Norma e do Leo (na novela global das 21 horas), porque estes dois personagens bandidos são bem mais sinceros do que certos vendedores das versões modernas da Bíblia. Foi com elas que Rupert Murdoch fez sua enorme fortuna. E, como sabemos,  pelos noticiários da mídia, "um abismo chama outro abismo". Espero que esse meu ex-aluno tenha um final bem mais feliz do que o de Murdoch, quando chegar ao Julgamento no Tribunal de Cristo!

 

Mary Schultze, 27/07/2011- www.maryschultze.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .