Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

3 de agosto de 2011

Dr. Morris Cerullo: Conheça o controverso braço direito do Pastor Silas Malafaia

 
Assim como se intitulou e gosta de ser chamado, Dr. Morris Cerullo é um dos Pastores Internacionais da Igreja Assembléia de Deus e sócio majoritário dos escritórios do MCWE – Morris Cerullo World Evangelism – o centro do controle missionário, mas não exerce a função de pastor nem é membro de nenhuma igreja local ou congregação.

A associação Vitória em Cristo (do Pastor Silas Malafaia) afirma que Cerullo "é considerado uma das maiores autoridades mundiais em oração e batalha espiritual", juntos eles estarão lançando uma campanha de prosperidade onde os fiéis estarão doando R$ 911,00 em prol de receberem uma "multiplicação financeira" prometida.

Cerullo perdeu os pais quando criança aos 2 anos de idade e foi criado em um orfanato Judeu Ortodoxo, onde teve uma experiência, na qual segundo ele foi levado para fora para fora do orfanato por dois seres celestiais e viu a Deus face a face, então aceitou verdadeiramente a Jesus como senhor e salvador de sua vida e a partir desta que ele deu início ao seu ministério.  Formado em 1953 na Escola Divindade em de Nova York , começou a ministrar ao lado e auxiliado de então na época sua noiva e hoje esposa Theresa, com a qual tem três filhos.

Apesar de seu "bem sucedido" e conhecido ministério, em contra partida o Dr. Cerullo é causador de grandes polêmicas devido sua forma de abordagem a cerca da prosperidade financeira de fiéis e de meios para obtê-la.

Hoje desligado de qualquer proximidade com o doutor, John Paul Warren um respeitado pastor da terceira geração de assembleianos que já trabalhou para Cerullo em parceria no seu ministério, entrou com uma ação na justiça contra a organização, depois de confrontar Morris Cerullo quanto a maneira segundo ele, "antiética e as técnicas que ele usa para recolher ofertas do povo", a ação foi movida em maio de 2000 na corte superior do condado de San Diego e aceita, sendo esta a segunda ação judicial movida contra ele.

Warren diz que Cerullo se apresenta como "Dr. Cerullo"onde quer que seja, mesmo que não tenha nenhuma formação acadêmica e nem mesmo se quer merecimento para ser chamado como tal e conta logo que o evangelista Jim Bakker caiu em pecado e  foi condenado e enviado a uma prisão federal por fraude, ele levantou milhões de dólares para comprar suas propriedade.

Segundo ex-parceiro, que participou de muitas viagens com Cerullo, ele consegue prever o futuro, curar os enfermos, mas para prender seu auditório pede que todos olhem pra ele, para que assim possam visualizar o próprio Deus e usa expressões como: "Entreguem-me suas carteiras de dinheiro". "Olhem para o profeta de Deus".

Dean Broyles, um dos procuradores que de Wanrren, diz que o alvo principal de Cerullo é levantar milhões de dólares em nome de Deus para poder manter seu estilo de vida esbanjador tanto nos Estados Unidos como no além-mar

As acusações feitas por John Paul Warren, são um tanto quanto graves:

  • "Cerullo faz muitas promessas aos seus contribuintes, promessas que ele sabe não poder cumprir. Levanta dinheiro para projetos populares, consegue contribuições, mas nunca leva adiante os projetos e fica com o dinheiro (…) mercadeja o evangelho para fins de enriquecimento pessoal"
  • Warren assim que assumiu a direção dos escritórios da organização, Cerullo usava status de filantropia da MCWE para ganhos pessoais. Os procuradores de Warren afirmam, segundo fonte que, 70% da receita de Cerullo vem de atividades comerciais da organização, o que bate de frente com a atividade filantrópica que lhe dá isenção de impostos e que sempre houveram problemas dentro da organização, sendo processado por muitos de seus ex-funcionários, devido a violações dos direitos da América.
  • Também segundo os procuradores, Cerullo está impedido de pregar na televisão da Inglaterra a menos que prove que realizou todos os milagres de cura ditos e mostrados.

O prucurador Hunter Lundy, questiona as atitudes e o estilo de vida levado por Cerullo, se seria correto para um pregador do evangelho e afirma,"Cerullo vive numa mansão confortável de doze milhões de dólares na área mais cara do Ranch Santa Fé, próxima a San Diego. A organização MCWE possui e controla várias propriedades, carros de luxo e um jatinho particular decorado a ouro. Ele declarou que seus bens valem hoje mais de cem milhões de dólares."

A intenção de John Paulo Warren ao entrar com uma ação contra Dr. Morris Cerullo é alertar aos cristãos da América sobre o verdadeiro caratér de Cerullo, pois segundo ele, durante dois anos, lhe pediu que se submetesse à liderança de uma igreja para poder ser corrigido, mas Cerullo sempre rejeitou.  Warren se diz testemunha ocular de primeira mãopor ter viajado muito ao lado de Cerullo e então decidiu levar seu ex-chefe à Corte.

Informações dizem que a corte de apelação do Estado da Califórnia declarou em 3 de janeiro de 2002 que a organização de Morris Cerullo, com base em San Diego está imune de litígios sob a Primeira Emenda, que orienta as cortes a não se envolverem em disputas internas de grupos religiosos.

Fonte: Gospel+

5 comentários:

  1. Só para corrigir uma informação: Cerullo já pertenceu há muito tempo às Assembleias de Deus nos EUA. Não pertence mais já algumas dezenas de anos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. o que nao entendo e por que esse senhor junto com o silas tem acesso ainda a pulpitos assembleianos!

    ResponderExcluir
  3. eu estava assistindo o programa vitoria em cristo, no dito dia,e achei muito estranho esse valor 911.
    pedir, todo programa pede,mas porque911? podia ser 900, ou arredondar pra mil ?pra mim tem algo fora do lugar, me parece menssagem subliminar. que Deus abra bem nossos olhos e ouvidos, para ver o que não esta a mostra.
    paz amados.

    ResponderExcluir
  4. Tenho grande tristeza em ver homens com grande conhecimento bíblico se perderem em meio ao amor ao dinheiro ,ganancia e irem se afastando da vida com Deus.São tantos absurdos que a gente tem presenciado no meio do povo de Deus,tanta meninice.essas coisas são lamentáveis,bom seria que todos nós abracássemos um evangelho simples e profundo ,assim estaríamos mais perto de vivermos uma vida parecida com a de JESUS CRISTO.GRANDE ABRAÇO A TODOS ,E QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TODOS NÓS.

    ResponderExcluir
  5. 911 reais é pra pedir socorro mesmo!!! (trocadilho com o número da polícia dos EUA - aki é 190).

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .