Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

10 de agosto de 2011

Estou Maluco de Raiva.


Assim de repente, como no poema do Vinicius de Moraes e na poesia de Monteiro Lobato, tenho vontade de endoidecer. Semelhante ao rei Davi que se fez de maluco, penso em cuspir marimbondos, chutar o pau da barraca, gritar impropérios, esmurrar uma ponta de faca. 

Assaltam-me surtos de indignação e nem sei porque, dá vontade de zombar dos discursos religiosos carolas e desmascarar a desfaçatez dos hipócritas de plantão que se julgam guardiões do Templo. Dia 09 de dezembro de 2008 terça-feira, recebi um e-mail de uma mãe desesperada porque a filha tirou a própria vida.

O motivo ?  O Pastor da igreja disse que por ela ter 15 anos e ter engravidado de um marmanjo de 27 anos, sua vida vida já era ! "Não tem mais jeito prá você, sua prostituta". Foi o que disse o pastor.  

Não tenho sangue de barata. Leio o jornal todo dia, assisto TV e não suporto mais essas igrejas fracotes, com teologos de fundo de quintal, sem direção de Deus, ungido a cargos corruptos, sempre plastificada e sempre ordinária, contente de narrar o cotidiano a partir da desgraça dos pobres e fracos e sempre a proteger seus ricos dizimistas. 

Não suporto mais a frieza como se noticia o descaso dos pobres nos corredores dos hospitais, me calsa ansia de revolta quando vejo igrejas ganhar fama em cima da foto de pobres africanos estanpadas no quadro de aviso das congregações, a morte de crianças em UTIs mal aparelhadas, os acidentes em estradas pessimamente sinalizadas e esburacadas, a mais uma rebelião em alguma cadeia superlotada. Não agüento mais assistir o abismo social afastando o Brasil que compõem a minha pátria.

Dos escombros de minha decepção, do fundo de minha tristeza, tenho ímpetos religiosos anarquistas; uma vontade louca de expor como as igrejas funcionam dentro da lógica do mercado; como os pastores se enxergam como CEO's e tratam os auditórios como clientes.

O cristianismo latino americano funciona como negócio que vende gato por lebre. Ilusão é comercializada como esperança; milagres prometidos como trampolim para quem almeja ascender socialmente; bênção, mercadejada como solução para as mais diversas dificuldades: promove casamentos felizes para sempre, valida divórcios; cura caroços inexistentes pelo corpo, faz passar no vestibular e resolve causas na justiça.

Pergunto a esses falsos profetas televisivos por que não resolvem os impasses globais. Por que não trazem a paz nos morros do Rio de Janeiro? Sonho com algum evangelista de renome conseguindo acabar com as chacinas das periferias de São Paulo. 

Por favor, algum apóstolo, por favor, insisto, algum pastorzão use sua mão tão santa e desbarate com seu poder espiritual a rede de prostituição infantil do Nordeste, especialmente na terra onde mora minha mãe.

Sei que não basta ficar com os olhos vermelhos, as veias pulando e a camisa suada na hora da mensagem. É preciso fazer alguma coisa. Assim, porei o resto de energia que me resta a serviço da justiça. Não continuarei a postergar a vida para depois da morte; minha pregação consistirá numa convocatória para que os cristãos comecem a adensar o Reino de Deus aqui na terra.. 

Não adianta cultivar uma expectativa de um mundo futuro melhor enquanto o que se vive aqui e agora continua tão péssimo. 

Infelizmente, a realidade cruel nega os sermões. Crianças, filhas de crentes, morrem nos corredores fétidos de hospitais públicos; nordestinos crentes esperam pelo abastecimento de água; congregações evangélicas são construídas sobre palafitas na ribanceira de esgotos a céu aberto.. Os excluídos continuam inalcançados pelos curtos braços da pátria gentil, e para eles, tarda a benção da prosperidade.

Não vou deixar de pregar o evangelho, pelo contrario agora é que vou pregar mesmo. Agora é que estou do lado certo.

Estou do lado das pessoas simples, das igrejas humildes, do pastor que não é assalariado e luta até o fim pela vida das suas ovelhas, estou do lado da simplicidade de Jesus de Nazaré, das irmãs do circulo de oração que fazem seus deveres de casa bem rápido só para estar mais perto dos doentes e fracos. Estou do lado do Prebitero que está na penitenciaria com a harpa louvando a Deus, estou do lado do médico que passou parte da vida vendendo chocolate na rua para pagar a universidade e agora está na África, no Congo, no Afeganistão, em amor aos pobres.

Só haverá arrependimento quando nós evangélicos aprender a identificar os que pregam a sã palavra e os que ganham dinheiro.


Jeferson Queiroz
God always is praised.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .