Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

22 de fevereiro de 2013

Críticas dirigidas a Jesus

"Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres." Mateus 26:39

Essa frase é bem conhecida, né não? E também muito usada por alguns.
Mas essa frase, trás a verdade sobre a "dor e a angústia" sofrida por Jesus enquanto esteve aqui na Terra.

Quando um novo líder começa a incomodar, certamente logo surgirá uma oposição. Em sua passagem pela terra, Jesus faz uma alegação extravagante: ele alega ser o Messias enviado por Deus. E a oposição contra ele surge logo depois da imensa popularidade que ele adquiriu na Galileia. Marcos 2 fala de três críticas diferentes feitas a Jesus ao longo da sua vida.

Ele blasfema: Os mestres da lei se escandalizaram por Jesus perdoar os pecados. "Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus"?, murmuraram eles. Jesus prontamente concorda que apenas Deus pode perdoar pecados - exatamente essa é a ideia.

Ao longo da vida, Jesus enfrenta oposição mais acirrada dos piedosos seguidores da lei do Antigo Testamento; eles jamais vão aceitar que o terrível, distante Deus de Israel possa estabelecer sua residência dentro de um corpo humano. No fim, eles executam Jesus por ele ter feito essa alegação. (As pessoas que hoje aceitam Jesus como "um homem bom e um mestre esclarecido" muitas vezes não tomam conhecimento das cenas em que Jesus ostensivamente se identifica com Deus. Quando os fariseus reagem violentamente contra Jesus no seu tempo, é porque o ouviram corretamente - e simplesmente se recusam a acreditar nele.)

Ele anda com más companhias: Jesus mostra preferência clara pelo tipo de gente mais inconveniente. Ele ofende líderes políticos e religiosos chamando-os disso ou daquilo. Mesmo depois de ficar famoso, ele janta com um rejeitado coletor de impostos e seus amigos de vida duvidosa. Ao ouvir a fofoca sobre esse comportamento estranho, Jesus simplesmente diz: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores".

Ele vai contra a tradição: Para os fariseus, parece que os discípulos de Jesus estão pintando o sete em relação ao santo sábado. A resposta de Jesus: Está na hora de roupa nova; a roupa velha já foi remendada por muito tempo. Em breve, ele introduzirá a "nova aliança". Deus tem algumas mudanças maiores reservadas para a raça humana, e a aliança restrita e limitada feita com os israelitas simplesmente não suporta todas aquelas mudanças.

Semelhante a Jesus, nós somos chamados a sermos "sal e luz do mundo", Paulo diz que somos "embaixadores do Reino" e Pedro nos diz que somos "povo santo". Assim como o mestre, devemos deixar nossa vontade de lado; para que a vontade do Pai se cumpra. Se preciso for, morra pela verdade. Jesus foi até o fim.

Eu e você, somos "profetas de Deus". E devemos levantar nossas vozes contra a injustiça (seja ela qual for e aonde for). 

Mas lembre-se, Jesus esteve sempre fiel a PALAVRA DE DEUS!

@faysonmerege


0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .