Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

5 de maio de 2010

5 coisas que você não sabia sobre Hitler


Filho de um funcionário da alfândega, Adolf Hitler (1889-1945) teve uma infância pobre e uma adolescência triste e solitária. Alistou-se voluntariamente no exército bávaro no começo da Primeira Guerra Mundial. Tornou-se cabo e ganhou duas vezes a Cruz de Ferro por bravura.

Depois da desmobilizaçãodo exército, Hitler associou-se a um pequeno grupo nacionalista, o Partido dos Trabalhadores Alemães, que mais tarde se tornou o Partido Nacional-Socialista Alemão (nazista).

Detalhes de sua vida – alguns nunca antes revelados – foram expostos em 265 verbetes no livro “O arquivo de Hitler”, escrito por Patrick Delaforce, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial. A obra está prestes a ser lançada no Brasil pela Panda Books.

O autor pesquisou escritos e discursos do líder nazista, pontos de vista de pessoas que o conheceram e bibliografias a respeito de Hitler para contar a jornada de um jovem pobre e desacreditado, que se tornou o maior ditador do século 20. Nesta terça-feita (20 de abril de 2010), Hitler faria 121 anos. Galileu traz alguns fatos curiosos narrados pelo livro de Delaforce:

O sonho de Hitler era ser artista

O ditador teve uma adolescência muito sofrida. Em setembro de 1900, aos 11 anos, ingressou na Realschule de Linz, uma escola secundária que formava rapazes para a carreira comercial ou técnica. “De modo algum desejava me tornar um funcionário público. Um dia, tive certeza de que seria pintor, um artista... Meu pai ficou perplexo, mas logo se recuperou... ‘Artista, não, jamais enquanto eu viver!’”, assim escreveu Hitler em seu livro Mein kampf. Aos 16 anos, após a morte do pai, AloisHitler, Adolf se mudou para Linz com sua mãe, irmã e tia e consagrou “toda a vida à arte”. Ele fazia esboços, pintava, projetava museus, uma ponte sobre o rio Danúbio, teatros e até mesmo a completa reconstrução de Linz. Fez também, por um tempo, algumas aulas de piano. Além disso, frequentava concertos, teatros, um clube de música, outro de livro e um museu de cera. Como teria sido a história da Alemanha se Hitler tivesse obtido sucesso em seu sonho?

Hitler escrevia poemas 

Aos 15 anos, Adolf passava a maior parte do tempo desenhando, pintando e lendo. Nessa época, morava numa casa de família em Steyr, na Áustria, onde ficava a escola que então frequentava. Escreveu também, com essa idade, um poema um tanto quanto incoerente. Os símbolos (-) são palavras indecifráveis:

As pessoas ali se sentam numa casa ventilada

Enchendo-se de cerveja e vinho

Comendo e bebendo em êxtase

(-) então de quatro.

Ali escalam os altos picos das montanhas

(-) com as faces cheias de orgulho

E caem como acrobatas em cambalhotas

E não podem se equilibrar

Então, tristes, voltam para casa

E em calma esquecem o tempo

Então ele vê (-), sua esposa, pobre homem,

Que lhe cura as feridas com uma boa sova.


O poema estava ilustrado com o desenho de uma mulher robusta surrando o marido. E a fase poeta de Hitler não acabou na adolescência. Durante a guerra de trincheiras, em 1915, o ditador escreveu:

Frequentemente sigo em noites frias

Ao Carvalho de Odim no calmo bosque

Tecendo com negra magia uma união

A Lua traça runas com seu feitiço

E sua mágica fórmula humilha

Os que se enchem de orgulho à luz do dia!

Forjam suas espadas em fulgurante aço – mas, em vez de lutar,

Congelam como estalagmites

Assim se distinguem as almas – as falsas das verdadeiras

Penetro um ninho de palavras

E distribuo dádivas aos bons e aos justos

E minhas mágicas palavras lhe trazem bênçãos e riquezas!


Hitler era um adolescente preguiçoso na escola 

Observe o boletim de quando o ditador cursava a 4ª série, na escola de Steyr, emitido em 15 de fevereiro de 1905.



Um empenho sofrível na escola mostra como o adolescente de 16 anos era preguiçoso. Mas quando o assunto era arte, ele obtinha ótimos resultados. Porém, o mais espantoso era seu excelente desempenho em ginástica, já que, quando adulto, Hitler detestava exercícios físicos, raramente caminhava e não praticava esportes.

O primeiro amor de Hitler foi uma judia 

Muitos sabem que Adolf Hitler tinha uma relação muito forte com sua mãe. Mas o primeiro amor dele, de fato, foi Stefanie (ou Stephanie) Isak, uma jovem loira e alta que vivia no mesmo subúrbio de Linz. O sobrenome dela indicava que fosse judia, mas isso não o incomodava. O menino apaixonado de 17 anos dedicou a ela uma série de poemas românticos e, na companhia de seu melhor amigo, Gustl Kubizek, ficava todos os dias esperando Stefanie passar na rua, que infelizmente estava sempre sob o olhar atento da mãe. Hitler confessou a Gustl que, para fugir com ela, seria capaz de sequestrá-la. E como a moça o ignorava, Adolf planejou suicídio nas águas do rio Danúbio, levando-a consigo. Stefanie, que possivelmente nunca conversou com Hitler, acabou se casando com um soldado, o tenente Jasten.

Hitler já ficou do lado de um movimento comunista 

Logo depois do armistício de 11 de novembro de 1918, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, o cabo Adolf Hitler deixou o hospital e retornou a Munique. Lá, ficou fascinado por um jornalista judeu e fanático socialista, Kurt Eisner (1867-1919), que era também crítico teatral da cidade. Kurt Eisner organizou uma revolução que proclamou a Baviera um estado livre da monarquia alemã em 1918.

Como membro da 7ª Companhia do 1º Batalhão de Reserva do 2º Regimento de Infantaria da Baviera, Hitler foi nomeado Vertrauensmann (representante). Entre outras funções, ele deveria ajudar o departamento de propaganda do revolucionário Partido Social-Democrata Independente da Alemanha. Em 13 de abril, os soldados dos conselhos de Munique realizaram uma eleição para assegurar que sua guarnição se mantivesse leal à nova república comunista. Como vice-presidente do batalhão, de acordo com o livro de Delaforce, o cabo Hitler era um dos defensores da república comunista, e muitos de seus amigos também apoiavam a instauração. Em 3 de maio de 1919, o a revolução foi massacrada e dissipada.





Com informações do Galileu / Net Saber

23 comentários:

  1. isso me deixa ainda mais perplexo. Não sabia destes detalhes. Alguns se assustam, mas eu simplesmente não consigo enxergar Hitler com um grnade monstro. Na verdade, eu admiro sua tragetória. E isto não quer dizer que eu seja homofóbico, racista ou religiosamente radical. Até pq tenho ascedência negra...

    ResponderExcluir
  2. Gostei, parabéns pela escolha do post

    ResponderExcluir
  3. A maioria se refere a Adolf Hitler como a própria encarnação de Satanás. Mas houve uma longa trajetória e uma série de acontecimentos até Hitler se ele se tornou o genocida que foi.
    Pelos poemas se percebe que ele já tinha inclinações malignas, as quais devem ter sido pioradas pelas influências ultranacionalistas de Richard Wagner, o famoso compositor do romantismo alemão, autor da tetralogia operística "O anel dos nibelungos". Já o ódio dele pelos judeus certamente ocorreu a partir da desilusão amorosa que ele teve com a judia Stefanie Isak - ou seja, é bem provável que o Holocausto, o massacre de mais de seis milhões de pessoas, tenha sido por pura vingança pessoal...
    Essa história daria um filme e tanto... O_O

    ResponderExcluir
  4. Hitler não era tão bom artista assim, não. Fracassou. Suas obras foram rejeitadas. O que, creio eu, influênciou bastante na decisão de fechar a Bauhaus durante o regime nazizta.

    ResponderExcluir
  5. Thiago,Se não foi um bricandeira sua, é muito triste ver uma pessoa falar tal absurdo.
    Ele foi responsável pela morte de mais de 10 milhões de pessoas. É esse a tragetória que admira?
    Eu acredito na liberdade de expressão e de opiniões e costumo respeitar todas mesmo se por ventura não conocordar com elas, mas a sua é muito absurda, questionável e lamentável. É uma dessas que desafia a ética e o senso comum, tanto que fazer apologia ao nazismo é crime segundo a nossa constituição.
    Espero que você reveja sua opinão ou se informe melhor antes de escrever.

    ResponderExcluir
  6. Enxergamos, as vezes, os atos do passado com nossos entendimentos do presente. A idéia de direitos humanos é extremamente recente e devemos lembrar que a história é contada sempre pelo lado dos vencedores. Homofóbicos, racistas, isso não é exclusividade alemã, o mundo inteiro é contaminado por isso. aniquilar os Judeus é realmente um crime, mas os crimes americanos não foram menores, apenas em quantidade, o ódio é o mesmo, fomentado por ignorância. Hitler é um produto do meio e do tempo, dar a ele o pobre estatus de reencarnação do mal em si é deveras imbecilidade. A religião provocou mal muito maior a este mundo, mas ninguém quer atestar isso, apesar dos fatos estarem à mesa para quem quiser ver.

    ResponderExcluir
  7. Já pensaram se o "nosso" partido dos trabalhadores se tornar um socialista seguidor do hugo e fidel...

    ResponderExcluir
  8. Sogoth calou a boca do Eraserhead sem querer - e eu concordo com ele.

    tirando as atrocidades que Hitler fez e mandou fazer, ele foi brilhante. Teria sido um excelente general se não tivesse ideias tão absurdas como a superioridade da raça ariana. Dizer que admira sua trajetória não é um comentário nazista, repudio o nazismo e suas derivações mas é inegável que ele foi um jovem brilhante, como oproprio post diz: "Como teria sido a história da Alemanha se Hitler tivesse obtido sucesso em seu sonho?"

    jpa pensou se Da Vinci e Goethe, por exemplo, não tivessem o sucesso que Hitler também não teve? Pense nisso e deixa de ser besta.

    ResponderExcluir
  9. 10 milhoes?Eraserhead estude antes de falar sobre quem vc não conhece.acho que são pessoas assim como o Eraserhead que ja tem opinião formada sobre hitler que difamam a sua imagem.não estou dizendo que ele foi a melhor pessoa do mundo mais admiro bastante a historia de Adolf.Acho que as pessoas deveriam pesquisar mais antes de sair falando qualquer coisa ja que ele teve uma vida dificil e mesmo assim conseguiu se transformar em uma grande pessoa.Muitas pessoas o conhecem apenas por ele ter matado judeus e tal mais não conhecem a historia dele..
    outra coisa é as pessoas veem que aos EUA tambem mataram milhares de pessoas em seus ataques muitas vezes covardes como o ataque a hiroshima,e tantos outros..

    Parabens pelo post e pelo blog muito boa essa materia!!abs

    ResponderExcluir
  10. Pior do que Hitler são os políticos brasileiros que há anosssss, matam aos poucos a população brasileira. Morrem nas estradas, morrem nas filas de hospital, morrem nas filas de espera por justiça. Matam as pessoas de bem. Pior que Hitler, tem um monte aqui no Brasil. Até Deus, se vier no Brasil, volta pro Céu, pois, aqui será enrolado, será coagido.

    ResponderExcluir
  11. existem muitas informações sem fundamento, seria importante verificar..

    ResponderExcluir
  12. De fato a história de Hitler tem uma relevância enorme. Nos dá a chance de entender como funcionava a mente deste homem, que acabou se tornando responsável — junto de outros — por uma das maiores atrocidades de nossa história 'contemporânea'.

    Que eu saiba, o grande problema de Hitler com as artes, não era a ausência de talento em sí, mas talvez a incompreensão, o que o levou a ter um certo complexo com isso. É estranho ler fatos sobre ele e atestar quantas pessoas eu conheço que passam, ou passaram, pelo mesmo problema.

    Eu concordo plenamente com o Sogoth. É tudo uma questão de contexto.
    Não meço crimes, nem comparo barbaridades, mas nós temos fatos históricos que provam outras coisas tão crueis, feitas por instituições respeitadíssimas. A própria igreja na Itália teve um papel importante no apoio do facismo, e ninguém toca no assunto.

    ResponderExcluir
  13. "adolescência sofrida"??? pra mim continua sendo um monstro frustrado (quiçá enrustido), adolescência sofrida"??? será que cortava cana pra sobreviver?

    ResponderExcluir
  14. Pra mim, seja em que época ou situação em que esteja, nada justifica as ações de Hitler.
    Exterminar milhares de pessoas não tem explicação.

    ResponderExcluir
  15. Queria ver se as pessoas que o admiram tivessem tido algum parente que morreu naquelas câmaras de gás, ou fuzilados, famintos, chegando a pesar e 20 e tantos quilos, separados de filhos, pais e irmãos, ainda iriam pensar assim.
    Só porque outros países e líderes também fizeram algo na mesma proporção não ameniza o que o Hitler fez, todos estão errados.
    Dizer que seus atos são justificados devido ao seu passado é pior ainda, existem pessoas que possuem uma vida muito mais miserável nem por isso saem por aí querendo se vingar, "purificar" o mundo, seja lá a razão estúpida por torturar, matar, causar tanto sofrimento direta e indiretamente a tantas pessoas. Nada justifica tamanha crueldade!

    ResponderExcluir
  16. Yuri,
    Em momento algum fui contestado por Sogth, pois não atribui uma face metafísica ao ditador alemão e até concordo com a opinião dele a respeito do das instituições religiosas e do governo americano. Acho que você não entendeu o que ele escreveu.
    Seja um pouco mais educado e se você pretende debater... ataque idéias, não pessoas.

    A todos que contestaram o número que eu disse, O Wkipédia apresenta a seguinte contagem:

    • 5.6 – 6.1 milhões de judeus - dos quais 3.0 – 3.5 milhões de judeus polacos
    • 3.5 – 6 milhões de outros civis eslavos
    • 2.5 – 4 milhões de prisioneiros de guerra (POW) soviéticos
    • 1 – 1.5 milhões de dissidentes políticos
    • 200 000 – 800 000 roma e sinti
    • 200 000 – 300 000 deficientes
    • 10 000 – 25 000 homossexuais
    • 2 500 – 5 000 Testemunhas de Jeová

    Os números são contestados, é verdade, mas já estaria errado se fosse apenas uma única pessoa. A quantidade não é importante.

    Elvis,
    Seu argumento não é válido, justificar um genocideo através de outro é uma falácia.

    ResponderExcluir
  17. Esse Yuri tá de sacanagem ou não leu o texto...
    Brilhante em que?
    Você viu o boletim dele?
    Grande general?
    Ele perdeu a guerra.
    Cada um que aparece...

    ResponderExcluir
  18. Hello???Tem gente dormindo aí...acordem,Alices!
    Adolescência difícil???Frustração amorosa?O que é isso???
    "...mesmo assim conseguiu se transformar numa grande pessoa"...???
    Grande em que???Só se for em demência!Comandar um monte de gente louca e hipnotizada e fomentar uma bela matança é algo admirável por acaso?
    Independente de qualquer número,acima de qualquer preciosismo de quem possa apegar-se a detalhes só para bancar o intelectualóide...matar é matar!E ponto.Seja um, seja milhões...
    É crime do mesmo jeito.
    Concordo com quem disse que só pode ser brincadeira admirar a trajetória dele...não conseguir enxergar o monstro que foi...lamentável!E também concordo com quem disse que é fácil admirar uma personagem monstruosa como essa,sem ter tido um parente,algum ancestral morto de forma brutal,como joguete nas mãos de miseráveis como esse!
    Vamos acordar,gente!

    ResponderExcluir
  19. O que seria da Alemanha se ele tivesse seguido pelo caminho das artes?
    Creio que nada seria diferente...pois como artista,na minha opinião,era medíocre!

    ResponderExcluir
  20. Eu ja tinha lido uma biografia sobre hitler quando tinha 18 anos e sempre li sobre a segunda guerra. Hitler não tinha nada de que merecesse elogios mesmo. Talvez a unica capacidade dele tenha sido conseguir manipular atraves de palavas uma nação desesperada e clamando por vingança. Sem talento acima da media para artes. Na guerra a ousadia de Hitler ajudou no começo mas depois a mesma teimosia foi a causa da derrota. Quando se leem relatos dos sofrimentos individuais e coletivos de milhoes me dá até um nó na garganta. Admiração, é incrível realmente como pessoas como os seriais killers sempre tem admiradores!

    ResponderExcluir
  21. Amigos:

    Achei curiosas evidências, que Adolfo Hitler era reencarnação do Rei Herodes:
    * ambos eram estrangeiros no proprio povo.
    * ambos gostavam mais da arquitetura do que de pessoas.
    * os Judeus nunca aceitaram Herodes como seu rei.
    Como Adolfo Hitler se vingou dos antigos súditos, tentando matâ-los todos.
    * Estuda bem, elem tem mais coisas em comum...

    Enquanto a ser reencarnação de Satanas:
    * segundo o Revelações (na Bíbila), a besta tinha uma das cabeças mortalmente ferida, porem sarou. De Hitler dizem, que estouro seus miolos.
    Bate ! Consequentemente o Herodes seria outra cabeça (reencarnação anterior)

    Abraço:

    Toivo Willmann

    ResponderExcluir
  22. O mundo ta perdido mesmo, tem gente que admira tragetória deste crapula, sem comparações a ninguem, ele matou mais de 10 milhões de pessoas, imagina se fosse sua mãe?, seu filho? pois assim faziam com idosos , crianças que nao serviam para o campo de batalha, diziam que ia por roupas e banho nestes e metiam-nos na camara de gás, matavam e depois queimavam todos ! este coisa é brilhante? este crapula é brilhante? deve ter ido pro quinto dos infernos e ainda tomou o lugar do capeta! Linda história nao? ridiculo falarem ou acharem lado bom nisto!

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .