Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

25 de junho de 2012

VOCÊ PRECISA MORRER...




Morte é algo inerente ao homem natural. Todos nós já nascemos morrendo. A morte também é algo que assusta e impressiona-nos, pois, via de regra, não fomos criados para a morte.

A Bíblia diz que a morte é consequência do pecado na vida do homem (Romanos); muito embora não tenhamos sido criados para a morte. É por isso muitos têm ojeriza, pavor, quando o assunto é a morte.

Em João 3, Jesus estava em um diálogo com Nicodemos. Alguém que era um reconhecido mestre em Israel, membro do Alto Sinédrio e religioso conhecedor da Lei. Até que Jesus, em outras palavras, diz que Nicodemos precisava morrer para ver o Reino de Deus. Essa suposta morte seria sucedida de uma vida nova. Só morrendo e nascendo de novo, Nicodemos (assim como qualquer outro) poderia ver o Reino de Deus.

MORRER E NASCER DE NOVO DO ALTO: v.3

- Para se tornar um prosélito, os judeus diziam para os gentios que era necessário que a pessoa “nascesse de novo”. Prosélito era aquele estrangeiro (ou gentio) que, através de uma série de ritos e cumprimentos, tornava-se judeu. Um judeu de sangue não precisava “nascer de novo", pois já é herdeiro do Reino por direito.

Pensando assim parece que Nicodemos tinha dúvida acerca de quais “ritos ou obrigações” precisava-se apegar para ser herdeiro do Reino de Deus. Além do que, essa ideia de nascer de novo passava longe da cabeça dele, porque por ser judeu, Nicodemos já se considerava “digno do Reino”.

Mas Jesus diz que o nascimento novo não aconteceria através de ritos ou obrigações. Não era fazer parte de um sistema religioso. O novo nascimento precisava vir do alto. A palavra grega transliterada aqui por “de novo” ou “novamente” tem o sentido, em seu original de “vir do alto”.

MORRER E EXPERIMENTAR UMA NOVA VIDA: (v.5-6)

- Nicodemos ainda estava confuso. Agora pensava em como pode um homem voltar à barriga de sua mãe e tornar a nascer. Interessante notar que, mesmo com um cabedal de conhecimentos religiosos, faltava-lhe a percepção espiritual. Ser religioso não é sinônimo de ter uma vida cheia do Espírito de Deus.

Jesus na verdade dizia a Ele que, para que o homem herde o reino de Deus – o mesmo precisa morrer – na sua vida natural – nos seus pecados. É preciso que haja uma transformação, uma mudança radical. E isso, segundo Jesus, não acontece cumprindo ritos ou obrigações. Só acontece através de um novo nascimento no Espírito.


------------------------


Verdade é meu amigo, que o que Cristo promete não é algo de cunho institucional, mas espiritual. A transformação operada na vida de quem quer herdar o Reino precisa vir de cima. Mas para isso eu preciso me dispor a morrer. Crucificar o meu eu natural e permitir que o Espírito de Deus efetue em mim o Novo Nascimento. E como qualquer nascimento, isso é um ato-processo.
Requer uma decisão e atitude de sua parte, além de um esforço pessoal em buscar a Deus constantemente, o qual fará com que você não apenas nasça, mas cresça “de novo” no Espírito.

Pense Nisso.



2 comentários:

  1. Otimo post! Antigamente vivia com medo da morte, mas depois que conheçi jesus muitas coisas mudou na minha vida.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .