Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

28 de novembro de 2009

Receberás cem vezes tanto, mas com perseguições





Entre uma das maiores falácias da teologia da prosperidade, está a vida de riqueza aqui na terra. Um dos versículos mais utilizados para defender os seus caprichos é este:

"Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna." (Mt 19.29)


Creio que ninguém, em sã consciência, interpreta aquilo tudo literalmente. Se alguém levar o versículo inteiro ao pé da letra, será um pervertido sexual com centenas de filhos (e de mulheres também, se seguirmos a passagem paralela de Lucas!)...


Aliás, Jesus falou aquilo para os discípulos. Não consta que Pedro e os demais tenham se tornado milionários depois de abandonar tudo para seguir Jesus – pelo contrário, a maioria deles se tornou mártires. Pedro, por exemplo, continuou vivendo como pescador, e ainda ganhou a "vida abundante" morrendo numa cruz de cabeça pra baixo, conforme a história relata.


O que Jesus disse é que, se você abrir mão do que tem, vai ganhar uma nova família, vai pertencer à Igreja, ao corpo de Cristo, sua nova família, que representa 100 vezes mais mães, pais, filhos e casas. E, de brinde, ainda vai ganhar perseguições. Esse trecho, por sinal, é pouco falado por aqueles que acham que o paraíso é na terra.


Aliás, eu me pergunto: por que nenhum desses pregadores da prosperidade cumpre a primeira parte do versículo, que fala sobre abandonar tudo (isso eles só recomendam para as suas ovelhas, que abandonem tudo nas contas bancárias deles), ou ainda o que está um pouco antes, no verso 21, quando Jesus diz ao jovem rico que este deveria vender todos os seus bens e dar o dinheiro aos pobres?

Por Renato Fontes
Fonte: Assem-Bereia de Deus

3 comentários:

  1. Muito bom texto, Deus abençoe tua vida, e teu compromisso com Cristo. Tambem penso que A teologia da prosperidade fere a exegese bíblia, mas como ha muita gente mais interessada em sí do que na vontade de Deus, isto para eles é apenas um detalhe. ( FIco pensando, Quem nesta vida é capaz de deixar tudo para seguir a cristo???, se esta pessoa existir, com certeza merece receber 100 vezes aqui... Um abraço
    Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  2. Não confunda o Reino de Deus, reino espiritual com o reino deste mundo material. Quando Jesus fala de filhos, irmãos mães, fala de filhos na fé, filhos espirituais, irmãos espirituais, gerados pelo espírito de Deus. Serão as pessoas que se converteram por meio de suas pregações e ensinos da palavra de Deus. Pessoas que deixam de serem meras criaturas e tornam filhos de Deus, veja como em JOÃO 1: 11,12,13; ROMANOS 10: 9,10 e seu futuro Pai João 14: 8,9,10. Leia também uma profecia em salmos 89: 26 a 36. Mas o resto é literalmente sim. Imagine vc com um salário de 1.000,00 com certeza iria passar a receber em tono de 100.000,00. È a promessa do Sr. Se cumprindo na vida que quem é fiel e ama realmente o evangelho.

    ResponderExcluir
  3. Pura verdade, irmão Jasiel.
    Isso diz na Bíblia Sagrada, que no final dos tempos apareceriam escarnecedores enganando ate mesmo os escolhidos.

    Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis;
    pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos.
    Estai vós de sobreaviso; tudo vos tenho predito.
    Marcos 13:21

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .