Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

28 de novembro de 2009

TEXTO PARA NOSSOS MÚSICOS





É de se pensar sobre a qualidade dos nossos músicos! Hoje é o “Dia da Música” e eu me vejo aqui rodeado de pensamentos que preciso chamar a sua atenção nesse artigo. Quero ser bastante franco e direto a respeito do que eu penso da música na igreja:

01)  A música é serva da Exposição da Palavra de Deus.

Ela não pode ser um fim em si mesma. Não pode em hipótese alguma servir para entretenimento ou manifestação puramente de um gosto pessoal. A música deve servir à visão litúrgica da igreja e deve respeitar a tradição protestante batista sem descaracterizar a nossa contemporaneidade (que desafio!).

02)  A música não pode ser refém de músicos exibicionistas.

Há músicos que chamam por demais atenção para si mesmos! São excêntricos e teatrais! Cabe ao músico ter o caráter de Cristo em suas apresentações diante da igreja: em conformidade com o que encontramos em II Coríntios 11.3: “Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo”.

03)  A música na igreja tem de ser de acordo com a Palavra de Deus.

Uma das primeiras “confissões de fé batistas”, a de 1689 diz no seu capítulo (22) sobre “adoração religiosa e o dia do Senhor”: “A luz da natureza mostra que existe que existe um Deus, que tem senhorio e soberania sobre todos, que é justo, bom, e faz o bem a todos; e que, portanto, deve ser temido, amado, louvado, invocado, crido e servido, de todo o coração, de toda a alma, e com todas as forças. Mas a maneira aceitável de se cultuar o Deus verdadeiro é aquela instituída por Ele mesmo, e que está bem delimitada por sua própria vontade revelada, para que Deus não seja adorado de acordo com as imaginações e invenções humanas, nem com as sugestões de Satanás, nem por meio de qualquer representação visível ou qualquer outro modo não prescrito nas Sagradas Escrituras.”



Pastor Ezequias
(recebi por e-mail - Grupo Sohsermões)

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .